23 Mai 2025
A informação é publicada por Religión Digital, 22-05-2025.
O presidente americano, Donald Trump, se gabou na terça-feira de que um irmão do Papa Leão XIV é republicano e disse que quer convidá-lo para a Casa Branca.
"Gosto do papa e gosto do irmão dele. Você sabia que o irmão dele — na verdade, os dois, mas um em particular — é um grande fã do Maga?" ele disse, referindo-se ao seu movimento Make America Great Again.
Como ele disse nos corredores do Congresso: "Ele é Maga e está com Trump". "Estou ansioso para convidá-lo para a Casa Branca. Quero apertar sua mão e lhe dar um grande abraço", continuou.
Trump fez o mesmo convite ao próprio Papa, como disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, no dia anterior.
O Papa, o primeiro americano na história, recebeu a carta-convite do vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, que compareceu à missa inaugural do pontificado de Leão XIV no Vaticano no domingo.
"O vice-presidente entregou ao Papa uma carta do presidente e da primeira-dama, expressando seus mais calorosos votos e convidando-os para a Casa Branca o mais breve possível", disse Leavitt em uma entrevista coletiva.
O irmão mais velho do Papa, Louis Prevost, que é apoiador de Trump e compartilha conteúdo do presidente no Facebook, disse à EFE em uma entrevista que espera que o novo papado "não se torne politizado" e expressou confiança de que o pontífice unirá os progressistas e os conservadores da Igreja Católica.
Louis Prevost compareceu à missa de entronização no Vaticano e, depois, o novo Papa quebrou o protocolo ao lhe dar um caloroso abraço.
Sabe-se que Leão XIV votou em várias primárias do Partido Republicano dos EUA até 2016 e não foi às urnas nas eleições presidenciais daquele mesmo ano, que Trump venceu pela primeira vez, nem nas eleições de 2020, que o democrata Joe Biden venceu.
Antes de ser eleito papa, ele publicou críticas à política de imigração de Vance e Trump no X.