O primeiro jantar do Papa com os cardeais: "Foi assim que ele escolheu o nome Leão XIV"

Foto: Vatican News

Mais Lidos

  • A marca de Francisco no conclave de 2025. Artigo de Alberto Melloni

    LER MAIS
  • Ur-Diakonia: para uma desconstrução do anacronismo sacerdotal e a restauração do 'homo diaconalis' na igreja. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • De quintal a jardim de horrores: América Latina no centro da Doutrina Donroe. Destaques da Semana no IHUCast

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

10 Mai 2025

A história de Ladislav Nemet, Arcebispo de Belgrado: “Empregos e digitalização, o programa está no nome. Até agora, havia Francisco, que falava com os lobos. Agora temos um Leão, que afugentará os lobos.”

A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi, publicada por La Repubblica, 09-05-2025.

A escolha de Robert Francis Prevost para assumir o nome de Leão XIV como Papa está ligada ao problema do emprego no contexto da revolução digital em curso. O cardeal Ladislav Nemet, arcebispo de Belgrado, explicou isso à HRT, a Rádio e Televisão Croata. “O nome dele é o programa dele”, disse Nemet à jornalista Angela Jelicic Krajcar.

“Tive a honra de sentar à mesa com ele e outros cinco cardeais”, diz ele. “Conversamos e perguntamos a ele como escolheu o nome. E é muito interessante, ele disse que quer dar mais atenção às questões de ordem social no mundo, bem como às questões de justiça. Ele também disse que estamos no meio de uma nova revolução: na época de Leão XIII, houve uma revolução industrial, agora há uma revolução digital. Hoje, como na época de Leão XIII, há o problema dos empregos – porque a digitalização leva a uma redução da mão de obra necessária para o trabalho. E há um fato histórico: quando Leão XIII era jovem, ele costumava ir a uma paróquia liderada por padres agostinianos em Roma. Nós, cardeais, brincando, encontramos outra explicação”, concluiu o Cardeal Nemet: “Até agora, havia Francisco que falava com lobos. Agora temos um Leão, que afugentará os lobos.”

Leia mais