03 Dezembro 2024
A reportagem é publicada por Religión Digital, 02-12-2024.
Pelos peregrinos da esperança: tal é a intenção de oração escolhida por Francisco para o mês de dezembro, num apelo especial no contexto do próximo Jubileu de 2025. Nesse sentido, o Papa pede-nos que “Rezemos para que este Jubileu nos fortaleça na fé, nos ajude a reconhecer Cristo ressuscitado no meio da nossa vida e nos transforme em peregrinos da esperança cristã”.
O tema do Vídeo do Papa de dezembro, “Peregrinos e Esperança”, reflete um dos pilares fundamentais deste pontificado. Por esta razão, Francisco convida os fiéis a serem testemunhas da “esperança cristã” num mundo onde predominam o desespero e a desconfiança. “A esperança cristã é um dom de Deus que enche de alegria a nossa vida. E hoje precisamos tanto dela, o mundo precisa tanto dela!”, sublinha na sua mensagem em vídeo, divulgada através da Rede Mundial de Oração do Papa e produzida em colaboração com a Fondazione Pro Rete Mondiale di Preghiera do Papa e o Dicastério para a Evangelização.
O sucessor de Pedro dá mais uma vez o exemplo da Igreja como barco, mas para sublinhar a importância da âncora: “A esperança é uma âncora, que se puxa com a corda e ela se enraíza na praia. E nós "temos que nos agarrar à corda da esperança".
“A virtude da esperança nos dá muita força para caminhar na vida”, disse Francisco na Audiência Geral de 28 de dezembro de 2016, dedicada à figura de Abraão, que, por um lado, não tem “medo de ver a realidade por o que é" e, por outro, é capaz de "ir além do raciocínio humano, da sabedoria e da prudência do mundo, além do que normalmente é considerado bom senso, para acreditar no que é impossível". Como Abraão, também os protagonistas do Vídeo do Papa deste mês partem das suas próprias dificuldades: as preocupações de uma mulher com a despensa vazia, as dúvidas de uma estudante sobre o seu futuro.
“Enchemos a nossa vida quotidiana com o dom da esperança que Deus nos dá e permitimos que chegue a todos aqueles que o procuram através de nós”, pede o Papa na mensagem que acompanha a sua intenção de oração. E precisamente isto acontece com os dois protagonistas do vídeo: ambos encontram, no seu caminho, alguns “peregrinos da esperança” que os acolhem e consolam, convidando-os a embarcar no seu caminho metafórico rumo à Porta Santa, que permanecerá aberta para todo o Jubileu.
Precisamente o Jubileu de 2025, cujo tema é “Peregrinos da Esperança”, será um tempo de celebração e de profunda reflexão. O também chamado “Ano Santo” não é apenas uma etapa no caminho da fé, mas também um apelo a reconhecer Cristo na vida quotidiana. Neste sentido, o Jubileu apresenta-se como uma oportunidade para reforçar essa esperança e partilhá-la, num mundo que dela necessita urgentemente.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
O Jubileu 2025, protagonista do “Vídeo do Papa” de dezembro - Instituto Humanitas Unisinos - IHU