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Suicídio assistido, abertura do Vaticano à lei: "É necessária uma mediação". Artigo de Iacopo Scaramuzzi

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13 Agosto 2024

"Os fundamentos não mudam. O glossário de menos de cem páginas, redigido por alguns membros da academia pontifícia, reitera o não à eutanásia quanto à obstinação terapêutica, reafirma os cuidados paliativos, reafirma a defesa da vida e destaca a centralidade da pessoa", escreve Iacopo Scaramuzzi, vaticanista de La Repubblica e autor de vários livros historicamente focados no atual papado, como, Il sesso degli angeli: pedofilia, feminismo, lgbtq+: il dibattito nella Chiesa, em artigo publicado por La Repubblica, 09-08-2024. A Tradução é de Luisa Rabolini.

Eis o artigo.

Não é mais o tempo da intransigência, das barricadas do cardeal Ruini contra o biotestamento, dos anátemas contra os políticos católicos que colaboravam com o "mal menor" em matéria de bioética. A Santa Sé abre ao debate na lei sobre o suicídio assistido e alarga as malhas do magistério sobre a suspensão da nutrição e da hidratação artificiais.

Nenhuma revolução, o Vaticano se move na linha da tradição, mas aplicando às verdades eternas o "discernimento" caro a Francisco, introduz novidades circunstanciais, porém substanciais.

É o que esclarece um vade-mécum da Pontifícia Academia para a Vida, o Pequeno léxico do fim da vida, publicado pela Libreria Editrice Vaticana e entregue na manhã da última quinta-feira ao Papa por Dom Vincenzo Paglia, o presidente do órgão da Santa Sé responsável pelas questões bioéticas.

Os fundamentos não mudam. O glossário de menos de cem páginas, redigido por alguns membros da academia pontifícia, reitera o não à eutanásia quanto à obstinação terapêutica, reafirma os cuidados paliativos, reafirma a defesa da vida e destaca a centralidade da pessoa. De verbete em verbete, no entanto, a Pontifícia Academia para a Vida abre brechas de esperança, assim como já havia feito nos meses passados em relação à procriação medicamente assistida e à contracepção.

Afinal, já faz alguns anos, que a Santa Sé mudou sua abordagem. Se na época de Bento XVI os "valores não negociáveis" eram uma linha vermelha, com Francisco o objetivo da defesa da vida permanece - desde a concepção até o último suspiro, sem esquecer, por exemplo, os migrantes que morrem no mar -, mas passa pelo diálogo com a política e a ciência. No início de 2022, na Civiltà cattolica, o padre Carlo Casalone (jesuíta e médico, agora entre os autores do Pequeno léxico) promovia a ideia de uma lei sobre o suicídio assistido como "barragem diante de um possível dano mais grave", ou seja, o referendo sobre o homicídio consensual, proposto pela associação Luca Coscioni e depois cassado pelo Tribunal Constitucional. Nos últimos meses, despertando o descontentamento dos setores católicos mais conservadores, levantaram-se vozes do Vaticano e da Conferência Episcopal Italiana em apoio à exortação que o Tribunal Constitucional dirigiu a uma política incapaz de legislar sobre o tema.

Agora, o pequeno livro do Vaticano, muito focado no debate italiano, enfatiza que a nutrição e a hidratação artificiais não são "simples procedimentos assistenciais e o médico é obrigado a respeitar a vontade do paciente que as recusa com uma decisão consciente e informada". É citada uma declaração de 2007 da Congregação para a Doutrina da Fé, muito mais restritiva, para afirmar que ela tem uma "validade geral, que, no entanto, exige ser avaliada com discernimento nos casos concretos".

Quanto ao testamento vital, a academia pontifícia lembra a lei italiana de 2017 como um exemplo positivo e inclui no apêndice do livro o formulário para o preenchimento da Diretiva antecipada de vontade. Reafirma-se a "ilicitude moral" do suicídio assistido, mas "podem surgir razões para questionar se, em determinadas circunstâncias, possam ser admitidas mediações no plano jurídico em uma sociedade pluralista e democrática, na qual os crentes também são chamados a participar da busca do bem comum que a lei pretende promover". Nesse sentido, os crentes são chamados a "contribuir para encontrar um ponto de mediação aceitável entre diferentes posições".

Leia mais

  • “Que fraternidade o suicídio assistido constrói?” Entrevista com Pierre d'Ornellas de Rennes, bispo do grupo de bioética da Conferência Episcopal Francesa
  • “O fim da vida na Bíblia. Convido os prelados contrários a um debate público”. Entrevista com Vito Mancuso
  • Por uma lei sobre o fim da vida. Artigo de Domenico Marrone
  • Eutanásia, Cardeal Zuppi: “Igreja contrária, mas eu celebraria o funeral de quem escolhe o suicídio assistido”
  • Eutanásia. “A vida nunca é disponível. Sinto perturbação, mas também respeito”. Entrevista com Bruno Forte
  • O fim da vida é uma questão de humanidade. Artigo de Carlo Rovelli
  • Três países aprovam o suicídio assistido
  • Itália. Suicídio assistido: “Uma sentença liberal, não libertária”. Entrevista com Stefano Ceccanti
  • Vaticano participa da elaboração do texto inter-religioso contra a eutanásia e o suicídio assistido
  • Os dilemas de uma lei sobre a eutanásia. Artigo de Giannino Piana
  • A insustentável solidão da eutanásia. Artigo de Lucetta Scaraffia
  • Eutanásia: questão inquietante. Artigo de Giannino Piana
  • Eutanásia, Cardeal Zuppi: “Igreja contrária, mas eu celebraria o funeral de quem escolhe o suicídio assistido”
  • “Que fraternidade o suicídio assistido constrói?” Entrevista com Pierre d'Ornellas de Rennes, bispo do grupo de bioética da Conferência Episcopal Francesa
  • Europa e novos direitos: eutanásia em debate
  • A morte removida e a despedida impossível. Outro sentido de “eutanásia” como tarefa comum. Artigo de Andrea Grillo
  • “A eutanásia serve para ajudar o ser humano. Não para dispor do humano”. Artigo de José I. González Faus
  • A eutanásia, problema humano. Artigo de Andrés Torres Queiruga
  • O fim da vida é uma questão de humanidade. Artigo de Carlo Rovelli
  • O vínculo esperança e espiritualidade em Cuidados Paliativos

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