27 Mai 2024
Para a missa do Dia Mundial da Criança, a primeira-ministra Giorgia Meloni esteve na primeira fila com a filha. Depois da missa e do Angelus, monólogo do ator: “Façam as pessoas felizes. Não busquem torná-las melhores. Há uma só pessoa que é preciso tornar boa. Cada um de nós. Os outros precisam ser felizes. E para fazê-los felizes, cada um de nós deve ser feliz”. Às crianças: “Entre vós talvez esteja o primeiro Papa ou a primeira mulher africana”.
A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi, publicada por Repubblica, 26-05-2024.
“Você sabe que todo mundo pergunta às crianças o que você quer ser quando crescer e todos dizem astronauta, jogador de futebol, cantor, eu respondi, sério, sério: o Papa e todos riram. Cômico, se em vez de rir eles tivessem se ajoelhado eu seria o Papa, vocês podem imaginar?": assim Roberto Benigni em seu monólogo na Praça São Pedro diante do Papa para o Dia Mundial da Criança. "Quase nas próximas eleições eu vou me apresentar também: quando são as próximas eleições?”, continuou Benigni, voltando-se para Bergoglio: “Depois dela não, vamos nos reunir e, como dizem, vamos largar, vamos colocar nas urnas Jorge Mario conhecido como Francisco!, vamos vencer imediatamente, uma ótima ideia!".
Na primeira fila estão a primeira-ministra Giorgia Meloni, ao lado de quem está sentada sua filha Ginevra, e o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. Antes da missa, o Papa cumprimentou brevemente a primeiro-ministro. Segundo estimativas do Vaticano, há 50 mil pessoas presentes na Praça São Pedro.
Benigni começou saudando “todos os meninos e meninas, uma saudação afetuosa às crianças doentes, saúdo os pais e as mães, os avôs e avós, todos os cardeais e todas as pessoas importantes que estão aqui, saúdo o prefeito de Roma Gualtieri, Primeira Ministra Giorgia Meloni, cumprimentei todos os importantes, tem mais alguém importante para cumprimentar aqui nesta praça...? Santidade! Ele está aqui na mão e no coração, eu gostaria de ir lá para abraçá-lo, beijá-lo, ele é argentino e eu poderia dançar um tango na frente dele! Você sabe que antes de entrar, dois guardas suíços se aproximaram de mim e disseram: "Você pode fazer qualquer coisa, só há uma coisa que você não pode fazer, você não pode tocar no Papa"... agora que me disseram, eu tenho vontade de fazer exatamente isso, vocês sabem, quando eles lhe dizem algo e vocês, filhos, querem fazer exatamente isso, como Adão e Eva quando lhes disseram para não "comer a maçã e eles comeram! Posso dar um beijo nele? Qual é o sentido dos beijos se você não os dá? Dou-te um beijo em nome de todos estas crianças”, disse o comediante toscano que depois subiu ao adro para abraçar o Papa, que lhe agradeceu.
“Quem estará aqui entre vocês?”, perguntou Benigni à multidão de crianças, “talvez haja um novo Michelangelo que faça uma cúpula tão bonita como esta (da Basílica de São Pedro), ou um novo Galileu ou entre as meninas estará a nova Rita Levi Montalcini que ganhará outro Nobel ou talvez um Papa, dois ou três Papas, tudo é possível em cinquenta anos: quem entre vocês gostaria de ser Papa”, perguntou o comediante, “Sua Santidade - continuou - aqui estão cerca de vinte trinta, precisamos expandir o Vaticano. Olha, este é o Estado do Vaticano, é o Reino de Deus e tudo é possível, talvez um africano, o primeiro Papa africano da história, ou um asiático, ou de um bairro de Roma!, de Testaccio, “Temos o Papa de Testaccio”, ou uma menina... a primeira mulher Papa da história. Falariam sobre isso até na lua.
Benigni perguntava às crianças presentes: “Vocês sabem quem é o mais novo aqui? É o Papa Francisco. Ele tem 3 anos e muitos, muitos muitos dias... dá para ver que ele é puro, agora porque é meio dia mas se você chegar à meia noite tudo se acende, ele tem uma luz em volta dele, como a Sininho de Peter Pan, ele tem pó de fada, ou melhor, pó de Papa, é todo luminescente... ele é uma criança como você, o Papa, é a primeira festa infantil do mundo, quem poderia imaginar? Para o Papa Francisco, porque o Papa ama as crianças, ele também é uma criança”.
“Tome a sua vida com as próprias mãos e faça dela uma obra-prima, construa um mundo melhor que nós não conseguimos fazer”, disse Benigni às crianças, recomendando-lhes que lessem contos de fadas e histórias para terem as palavras necessárias para viver bem, e citou a pregação de Jesus: “A única coisa sensata que ouvi dizer na minha vida foi dita por Jesus”, disse citando o sermão da montanha: “Seja profundamente bom, a vida é amor, conhecimento e compaixão infinita pela dor da humanidade, cuide do mundo, ame quem estiver ao seu alcance, não espere que o mundo cuide de você, cuide do mundo, ame quem estiver ao seu alcance, ame, você sabe o que é amor que vocês são, filhos são o amor que se tornou visível E seus pais que embalaram vocês, pequeninos, sabem disso. Só nós sabemos que muitas vezes o mundo é governado por pessoas que não sabem o que é misericórdia e o que é ‘amor’, Mas nós sabemos que o mais estúpido dos pecados é a guerra: veja como essa palavra é feia, aqui na sua frente nesta praça não se ouve esta palavra, é preciso acabar com isso. Vejo que quando as crianças brincam de guerra, assim que alguém se machuca elas param, fim da brincadeira: mas por que não param a guerra quando a primeira criança é atingida, sofre, a primeira criança que se machuca? Mas por que, que covardia é essa? A guerra tem de acabar, tem de acabar! Temos que esquecer, tem que acabar, você vai me dizer que é um sonho, um conto de fadas, mas como disse Gianni Rodari, os contos de fadas podem se tornar realidade."
O problema, continuou o diretor do filme Life is Beautiful (A vida é bela), “é encontrar as palavras certas: por exemplo, ninguém encontrou a palavra mágica para parar a guerra, abre-te, Sésamo, e ninguém encontrou esta palavra, e ainda assim essa palavra está aí: tenho certeza de que entre um de vocês encontrará a palavra para acabar com a guerra para sempre, eu sei, eu sinto, essa palavra existe, um de vocês deve encontrá-la, algum de vocês a encontrará: devemos procurá-la todos juntos, em todas as línguas, e nós a encontraremos. Só temos que te ajudar a procurá-la, amando-se, escrevendo histórias, contando histórias que te fazem rir: porque não há nada mais bonito no mundo do que o riso de uma criança. E se um dia todas as crianças do mundo rirem juntas”, disse Benigni, “será o dia mais lindo da história do mundo”.
"Caros meninos, caras meninas, aqui estamos para rezar, rezar juntos, rezar a Deus, ok? E rezamos a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Quantos Deuses são? Um em três pessoas. O Pai, e quando rezamos ao Pai qual é a oração? O Pai Nosso. Peçamos a Deus que nos acompanhe na vida e que nos faça crescer. E qual é o nome do Filho? Jesus. Rezemos para que Jesus esteja sempre próximo de nós. É verdade que Jesus perdoa tudo? Sempre perdoa tudo? Sempre, sempre, sempre? E se um homem ou uma mulher com muitos pecados, Jesus perdoa? Sim! O problema é quem é o Espírito Santo? Não é fácil... porque o Espírito Santo é Deus dentro de nós, o recebemos no batismo, é aquele que nos acompanha na vida. Digamos juntos: O Espírito Santo nos acompanha na vida. E nós cristãos temos uma mãe no céu, como ela se chama? Vocês sabem rezar a oração para Nossa Senhora?”
O Papa Francisco conclui a homilia convidando as crianças a rezarem particularmente “pelos pais, pelos avós” e também “pelas crianças doentes” e “sobretudo pela paz, para que não haja mais guerra”.
O primeiro Dia Mundial da Criança abriu ontem com uma manifestação presidida por Bergoglio no Estádio Olímpico de Roma, na presença de cerca de 50 mil pessoas, e com a participação de Renato Zero, Lino Banfi, Matteo Garrone, Orietta Berti, Al Bano, Gigi Buffon, e terminou hoje, depois do Angelus do Papa, com um monólogo de Roberto Benigni na Praça São Pedro. O Papa anunciou que o próximo Dia Mundial da Criança será em setembro de 2026.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Benigni se mostra no Vaticano, beija o Papa e recorda uma sua afirmação: "A voz de uma criança dentro da igreja é mais importante que a homilia do padre, do bispo e do Papa" - Instituto Humanitas Unisinos - IHU