11 Mai 2024
O encontro dos dias 10 e 11 de maio reúne, no Vaticano, 30 ganhadores do Prêmio Nobel e personalidades de organizações internacionais para um diálogo sobre a paz. Na tarde do sábado, o Papa se encontrará com os mais jovens na “Mesa das crianças: geração futura”.
A reportagem é de Alessandro De Carolis, publicada por Vatican News, 09-05-2024. A tradução é do Cepat.
Uma mesa redonda pela paz, com aqueles que construíram um pedaço dela na nossa história recente, desafiando as piadas dos poderes que manipulam a verdade, combatendo a propagação de artefatos como as minas antipessoal, lutando pelos direitos dos povos indígenas, das mulheres e muito mais. E uma mesa de crianças partilhada com o Papa Francisco, porque num mundo que ainda não aprendeu a viver a fraternidade, eles, os pequenos, são a esperança. Estes serão dois dos principais momentos que amanhã e depois de amanhã, 10 e 11 de maio, caracterizarão o #BeHuman, o segundo Encontro Mundial da Fraternidade Humana (MMHF), organizado pela Fundação Fratelli Tutti.
Cerca de trinta ganhadores participarão da “mesa pela paz” e emitirão uma “Carta do Humano” sobre a convivência fraterna. Doze mesas de debate, incluindo uma sobre...
Organizadas para acontecerem em vários lugares da cidade de Roma – do Palácio Campidoglio à Chancelaria do Vaticano, da Accademia dei Lincei ao Salone d'onore del Coni –, as doze mesas redondas temáticas programadas, todas abertas ao público e algumas das quais serão transmitidas ao vivo via streaming, reunirão trinta ganhadores do Prêmio Nobel da Paz com cientistas, economistas médicos, gestores, trabalhadores, campeões esportivos e cidadãos comuns de várias partes do mundo, “com o objetivo”, diz uma nota de apresentação, “de buscar alternativas às guerras e à pobreza”, com propostas para “entender onde está presente o princípio da fraternidade na vida social e discernir os parâmetros necessários para medi-lo”.
Com a presença do Papa, “As crianças: geração futura”, no sábado, 11 de maio, às 17h – evento que será transmitido ao vivo pela rádio em espanhol –, será o destaque dos vários painéis que terão a fraternidade como valor chave para refletir sobre o ambiente e as empresas, o esporte e o terceiro setor, a informação e o trabalho, a saúde e o digital, a educação, as administrações locais, a segurança alimentar.
A abertura do evento, também transmitido ao vivo pelo Vatican News, contará com a presença do cardeal Pietro Parolin com um discurso na Mesa da Paz, rodeado pelos mais altos representantes das principais organizações internacionais e por vários ganhadores do Prêmio Nobel, como Dmitri Muratov, Jody Williams, Tawakkol Karman, Maria Ressa, Leymah Gbowee, Rigoberta Menchú Tum e Muhammad Yunus. Todos eles serão recebidos em audiência por Francisco na manhã do sábado e depois estarão no Quirinal para um encontro com o presidente italiano, Sergio Mattarella.
O momento artístico final, às 21h30 do sábado, terá como cenário o pórtico da Basílica de São Pedro. Entre os convidados estarão o compositor Giovanni Allevi, os cantores Roberto Vecchioni e Nek e o ícone do country estadunidense Garth Brooks para selar com a linguagem da beleza e da música o objetivo colocado pelo Papa no coração de todos os Irmãos.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
#BeHuman por um pacto global de fraternidade - Instituto Humanitas Unisinos - IHU