- "Estamos enfrentando um grande problema" e "um ataque aos direitos humanos", diz o Cardeal Fernandez, afirmando que ficou horrorizado ao ler comentários de católicos abençoando as leis antigays promulgadas pelo governo militar do país: "Quando li isso, quis morrer"!
- A conferência episcopal de Uganda vergonhosamente fez vista grossa quando o parlamento do país adotou no ano passado uma lei que prevê prisão perpétua para pessoas que se identificam como homossexuais.
- Em uma época em que a homossexualidade continua a ser perseguida em 67 países em todo o mundo, quase metade deles na África, é a partir desse grave preconceito que se pode entender a rapidez com que algumas conferências episcopais africanas se apressaram em condenar a Fiducia supplicans, acendendo uma chama que quase provocou um cisma.
A reportagem é de José Lorenzo, publicada por Religión Digital, 14-04-2024.
Segunda-feira, 8 de abril, não foi o dia da Fiducia supplicans, mas a declaração doutrinária injuriada de dezembro passado sobre as bênçãos pastorais também ocupou um espaço significativo na apresentação, naquele dia, da Dignitas infinita, onde seu "pai intelectual", o cardeal Víctor Manuel Fernández, não só reivindicou sua própria dignidade pisoteada, mas também a do coletivo homossexual que desencadeou a indignação contra esse documento que, ele apontou, tornou-se um dos mais conhecidos do recente magistério pontifício, com 7 bilhões de acessos na internet.
Dignitas infinita entra na questão da homossexualidade para condenar qualquer discriminação injusta ou agressão e violência, denunciando como contrário à dignidade humana o fato de que em alguns países há quem seja detido, torturado e morto por causa de sua orientação sexual. "Somos a favor da descriminalização! Disso não há dúvida", enfatizou Fernández durante a apresentação do novo documento da Doutrina da Fé.
Nada de novo, por outro lado, desde o inequívoco "quem sou eu para condenar um gay" que Francisco lançou em seu retorno da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, mas que o cardeal argentino quis retomar especificamente, denunciando a violência institucionalizada - "como se nada tivesse acontecido" - contra os homossexuais em alguns (demasiados) países.
Católicos a favor de leis antigays
"Estamos enfrentando um grande problema" e "um ataque aos direitos humanos", disse o cardeal, afirmando que ficou horrorizado ao ler comentários de católicos que abençoaram as leis antigays promulgadas pelo governo militar daquele país: "Quando li isso, quis morrer", segundo o Vatican News sobre a coletiva de imprensa.
Obviamente, ele não citou o nome desses católicos, mas, se o tivesse feito, poderia ter citado, por exemplo, a Conferência Episcopal de Uganda, que vergonhosamente fez vista grossa quando o parlamento ugandense adotou, no ano passado, uma lei que previa prisão perpétua para pessoas que se identificassem como homossexuais.
A declaração de Francisco à Associated Press de que "ser homossexual não é um crime", reconhecendo com pesar que havia alguns bispos católicos em alguns países que apoiavam leis que criminalizavam a homossexualidade ou discriminavam a comunidade LGBTQ, também não ajudou em nada.
Quando a homossexualidade continua a ser perseguida em 67 países ao redor do mundo, quase metade deles na África, é a partir desse grave preconceito que se pode entender a rapidez, no entanto, de algumas conferências episcopais africanas em condenar os suplicantes da Fiducia, acendendo uma chama que quase provocou um cisma, um capítulo em que os bispos subsaarianos - liderados pelo Cardeal Fridolin Ambongo, da República Democrática do Congo e membro do C-9 - trapacearam com o timing para afastar os do norte do continente, que não tinham as mesmas reservas que eles sobre a nota da Doutrina da Fé.
Essa defesa da dignidade das pessoas, independentemente de sua condição sexual, que a Dignitas infinita agora coloca em preto e branco, também não agrada às igrejas irmãs (ortodoxas e coptas) que, da Rússia ao Egito, congelaram o diálogo ecumênico com o Vaticano após o documento sobre as bênçãos pastorais.
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Por que os bispos africanos também não gostam da “Dignitas infinita”? - Instituto Humanitas Unisinos - IHU