12 Julho 2023
O projeto de mobiliário litúrgico para a mundialmente famosa catedral francesa, Notre-Dame de Paris.
A reportagem é de Isabelle de Gaulmyn, publicada por La Croix International, 11-07-2023.
Altar projetado por Guillaume Bardet. (Foto: Arquidiocese de Paris)
Agora temos uma ideia de como será o mobiliário litúrgico de Notre-Dame de Paris, a catedral mundialmente famosa que está sendo reformada depois de quase ser destruída por um incêndio em 2019. A Comissão Nacional de Patrimônio e Arquitetura da França deve se pronunciar sobre o projeto em 13 de julho. É uma escolha difícil que cabe ao arcebispo de Paris (no que diz respeito ao culto), mas que tem implicações de longo alcance. Como vimos durante o incêndio, o destino da catedral gótica preocupa toda a França e, na verdade, o mundo inteiro.
A proposta do artista Guillaume Bardet pode ter surpreendido e consternado alguns com sua sensação minimalista e organizada. Mas, como ele explica em entrevista ao La Croix, era importante deixar essas peças falarem por si mesmas, tanto para cristãos quanto para não cristãos, e assim manter uma forma de simplicidade em um espaço tão ricamente decorado.
Não podemos deixar de nos alegrar ao ver a Igreja continuar investindo na arte moderna, em diálogo aberto com a cultura contemporânea. Já não tem a força do passado, quando era a principal fonte de inspiração dos artistas. Mas os artistas, crentes ou não, continuam interessados em trabalhar para locais sagrados, sinal de que há algo aqui que vai além da instituição religiosa.
Notre-Dame de Paris, uma das igrejas mais visitadas do mundo, deve encontrar um delicado equilíbrio entre ser sede de celebrações religiosas e um patrimônio turístico e patrimonial pertencente ao Estado. Claro, o mobiliário deve estar a serviço da liturgia. Mas também devem ser legíveis e compreensíveis para permitir que todos beneficiem da dimensão espiritual, para inspirar e convidar as pessoas a uma forma de oração que uma simples visita à catedral pode se tornar.
Também é papel da Igreja acolher esses pedidos de sentido e espiritualidade, mesmo que ultrapassem o âmbito da prática ordinária e clássica.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Um desafio para a Igreja - Instituto Humanitas Unisinos - IHU