12 Junho 2023
Madri sempre foi um elemento muito importante na geopolítica da Igreja, não só porque tem um peso europeu, mas porque o cardeal titular daquela diocese é considerado um ponto de referência para toda a comunidade hispânica mundo. O Papa Francisco nesta manhã, da sala Gemelli, deu luz verde ao anúncio de uma troca de guarda na qual os olhos dos cardeais estavam fixos há algum tempo. Com a aposentadoria por ter atingido o limite de idade do Cardeal Osoro, bergogliano muito leal que apoiou o caminho das reformas desejadas pelo Papa com a marginalização progressiva das alas mais conservadoras, um lugar ficou vago e para Bergoglio era uma questão de identificar de perto uma figura capaz de sustentar as fileiras de uma diocese crucial e, ao mesmo tempo, não enfraquecer a frente progressista.
A reportagem é de Franca Giansoldati, publicada por Il Messaggero, 12-06-2023.
A escolha recaiu sobre um jovem bispo que há algum tempo vinha sendo observado por Francisco. Trata-se de José Cobo, tem 57 anos e nos últimos anos como bispo auxiliar de Madri demonstrou, segundo observadores espanhóis, que tem coragem e muito pouco medo para enfrentar situações de conflito. Seu único ponto fraco é a falta de experiência em liderar, mesmo do ponto de vista gerencial, uma realidade tão complexa quanto a diocese da capital espanhola.
Escusado será dizer que no próximo consistório (que com toda a probabilidade será no final do ano), Cobo também será cardeal. Com o gorro vermelho ajudará a contrabalançar a maioria conservadora existente no colégio cardinalício. Além disso, seu caráter franco e atitude decisiva já sugerem que ele também poderia ter o papel de king makers em um futuro conclave.
A Igreja espanhola sempre foi conservadora como marca geral, ainda que com o pontificado de Bergoglio tenha sofrido um grande abalo. Talvez Cobo não tenha uma vida fácil e nem sempre seja fácil sobreviver para conseguir a renovação na frente da família, a pastoral dos gays, o papel da mulher. Na Espanha, os grupos ultraconservadores do Movimento Neocatecumenal, dos Legionários de Cristo e do Opus Dei são sempre muito fortes.
Formado em direito, tornou-se bispo em 2018, com a aprovação do Papa Francisco que desde então não o perdeu de vista, valorizando a fidelidade ao seu magistério.
Leia mais
- José Cobo será o novo arcebispo de Madri
- Igreja de Madri é a favor da investigação de todos os casos de abuso: “A dor das vítimas não prescreve”
- Grupo anti-Francisco intensifica ataque contra a visão econômica do papa lançando livro pró-livre mercado em Madri
- Estados Unidos: metade dos padres jovens rejeita as reformas do Papa Francisco
- As reformas do Papa Francisco para a governança da Igreja diferem de quaisquer outras. Artigo de Thomas Reese
- As reformas do Papa Francisco na Missa Latina são necessárias para assegurar o legado do Vaticano II. Artigo de Blase Cupich
- Processo do cardeal Becciu mostra que as reformas de Francisco serão difíceis de reverter
- As reformas de Francisco
- Curso a distância ‘Chaves para interpretar a Amoris Laetitia’. “Queremos colaborar com o processo de reformas promovido pelo Papa Francisco”. Entrevista com Rafael Luciani
- Será que as reformas do Papa Francisco irão durar?“Playing God” traça a história do conservadorismo católico que se tornou extremo. Artigo de Tom Roberts
- Francisco e os conservadores católicos. O confronto narrado pelo prof. Borghesi
- Cristãos sob ataque: o temor dos conservadores católicos dos EUA
- Espanha. Feministas católicas se opõem ao machismo da Igreja