12 Junho 2023
Madri sempre foi um elemento muito importante na geopolítica da Igreja, não só porque tem um peso europeu, mas porque o cardeal titular daquela diocese é considerado um ponto de referência para toda a comunidade hispânica mundo. O Papa Francisco nesta manhã, da sala Gemelli, deu luz verde ao anúncio de uma troca de guarda na qual os olhos dos cardeais estavam fixos há algum tempo. Com a aposentadoria por ter atingido o limite de idade do Cardeal Osoro, bergogliano muito leal que apoiou o caminho das reformas desejadas pelo Papa com a marginalização progressiva das alas mais conservadoras, um lugar ficou vago e para Bergoglio era uma questão de identificar de perto uma figura capaz de sustentar as fileiras de uma diocese crucial e, ao mesmo tempo, não enfraquecer a frente progressista.
A reportagem é de Franca Giansoldati, publicada por Il Messaggero, 12-06-2023.
A escolha recaiu sobre um jovem bispo que há algum tempo vinha sendo observado por Francisco. Trata-se de José Cobo, tem 57 anos e nos últimos anos como bispo auxiliar de Madri demonstrou, segundo observadores espanhóis, que tem coragem e muito pouco medo para enfrentar situações de conflito. Seu único ponto fraco é a falta de experiência em liderar, mesmo do ponto de vista gerencial, uma realidade tão complexa quanto a diocese da capital espanhola.
Escusado será dizer que no próximo consistório (que com toda a probabilidade será no final do ano), Cobo também será cardeal. Com o gorro vermelho ajudará a contrabalançar a maioria conservadora existente no colégio cardinalício. Além disso, seu caráter franco e atitude decisiva já sugerem que ele também poderia ter o papel de king makers em um futuro conclave.
A Igreja espanhola sempre foi conservadora como marca geral, ainda que com o pontificado de Bergoglio tenha sofrido um grande abalo. Talvez Cobo não tenha uma vida fácil e nem sempre seja fácil sobreviver para conseguir a renovação na frente da família, a pastoral dos gays, o papel da mulher. Na Espanha, os grupos ultraconservadores do Movimento Neocatecumenal, dos Legionários de Cristo e do Opus Dei são sempre muito fortes.
Formado em direito, tornou-se bispo em 2018, com a aprovação do Papa Francisco que desde então não o perdeu de vista, valorizando a fidelidade ao seu magistério.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Papa Francisco ‘mira’ Madri e escolhe bispo muito fiel, elemento fundamental na geopolítica da Igreja - Instituto Humanitas Unisinos - IHU