Dom Joseph Strickland, da Diocese de Tyler, no Texas, rejeitou publicamente o “programa” do Papa Francisco em um tuíte em 12 de maio, dizendo: “Acredito que o Papa Francisco é o papa, mas é hora de dizer que rejeito seu programa de minar o Depósito de Fé. Siga Jesus”.
A reportagem é de Colleen Dulle, publicada por America, 25-05-2023.
Esta não foi a primeira vez que Strickland criticou publicamente o papa. No ano passado, ele foi o primeiro a assinar uma carta acusando Francisco de contradizer o ensinamento católico sobre a digna recepção da Eucaristia. Strickland também endossou a carta explosiva de dom Maria Carlo Viganò em 2018 pedindo que o papa renunciasse.
Francisco e dom Joseph E. Strickland em 2020 (Foto: CNS photo/Vatican Media)
O tuíte de Strickland em 12 de maio, acusando o papa de “minar o Depósito da Fé”, veio quando ele e vários outros católicos proeminentes tentaram se distanciar de Patrick Coffin, podcaster que chamou Francisco de antipapa. O bispo havia falado em um evento organizado por Coffin em março, e seu nome foi removido do site depois que a controversa conferência on-line "Esperança é combustível" de Coffin começou a receber críticas. Vários palestrantes da conferência optaram por não participar nos últimos dias, e o site foi atualizado em 12 de maio para incluir um aviso pop-up dizendo que os apresentadores da conferência não necessariamente “concordam ou aprovam a hipótese de Patrick Coffin com relação à sua afirmação de que o Papa Francisco é um antipapa”.
Please allow me to clarify regarding, “Patrick Coffin has challenged the authenticity of the Pope Francis.” If this is accurate I disagree, I believe Pope Francis is the Pope but it is time for me to say that I reject his program of undermining the Deposit of Faith. Follow Jesus.
— Bishop J. Strickland (@Bishopoftyler) May 13, 2023
Strickland esclareceu em um tuíte em 13 de maio que “nestes tempos difíceis com tanta confusão até mesmo de Roma, é fundamental permanecer NA IGREJA. Movimentos cismáticos... por mais bem-intencionados são um dano ao corpo de Cristo”. Mas as críticas do bispo ao Papa Francisco levantaram questões sobre se Roma finalmente tomará medidas contra o que alguns chamaram de cisma em formação na Igreja dos EUA.
Questionado diretamente sobre o cisma na Igreja dos EUA em 2019, o Papa Francisco disse: “Não tenho medo de cismas. Rezo para que não aconteçam”.
Uma reportagem do Religion News Service esta semana confirmou que o núncio (embaixador) papal dom Christophe Pierre havia, em 2021, chamado a atenção em particular do bispo texano. Terry Barber, apresentador do Terry and Jesse Show, que regularmente tem Strickland como convidado, disse que o núncio falou ao bispo para “parar de falar sobre o depósito da fé”. Outra fonte disse que o núncio confrontou Strickland sobre sua conta no Twitter.
Ainda não se sabe se Francisco responderá publicamente à última provocação de Strickland, mas casos anteriores podem fornecer uma pista de como o papa abordará esse desafio.
Na manhã seguinte em que vários meios de comunicação católicos publicaram um dossiê de 11 páginas escrito por Viganò, em que acusava o Papa Francisco de encobrir os casos de abuso cometidos pelo ex-cardeal Theodore McCarrick em 2018, o Papa Francisco enfrentou a imprensa. A divulgação da carta foi programada para coincidir com a já desafiadora visita papal à Irlanda, onde mais de 130.000 católicos deixaram a Igreja entre 2011 e 2016, quando o país viu a publicação de vários relatórios importantes sobre abuso sexual clerical.
Papa Francisco e o então cardeal Theodore McCarrick em 2013. Em 2018, McCarrick renunciou ao cardinalato após acusações de abuso sexual (Foto: CNS/Vatican Media)
Antes da coletiva de imprensa a bordo do avião papal de volta a Roma, o papa visitou o santuário em Knock, onde uma visão da Virgem Maria teria aparecido para 15 pessoas em 1879. Ao contrário de outras aparições famosas, Maria não falou em Knock mas orou em silêncio. O Papa Francisco fez o mesmo por mais de uma hora durante sua visita lá e depois estendeu esse silêncio em sua resposta às perguntas dos repórteres sobre as alegações de Viganò, dizendo: “Não direi uma única palavra sobre isso”.
Os repórteres rapidamente abriram brechas no argumento de dom Maria Viganò, e o Vaticano finalmente respondeu dois anos depois com seu próprio relatório de 445 páginas sobre o Sr. McCarrick isentando Francisco de qualquer irregularidade. Viganò não enfrentou nenhuma consequência pública do Vaticano e continua a emitir declarações públicas, embora afirme estar vivendo “na clandestinidade” por temer por sua vida. (Strickland foi um dos vários bispos americanos a apoiar publicamente Viganò em seu pedido de renúncia do papa.)
Claro, o Papa Francisco nem sempre respondeu com silêncio aos ataques contra ele. Questionado por um jesuíta na Eslováquia como ele lida com as pessoas que “o veem com suspeita”, o papa aludiu à rede de TV católica EWTN, dos Estados Unidos, dizendo: “Há, por exemplo, um grande canal de televisão católico que tem nenhuma hesitação em continuamente falar mal do papa. Eu pessoalmente mereço ataques e insultos porque sou um pecador, mas a Igreja não os merece. São obra do diabo. Eu também disse isso a alguns deles”.
O correspondente do Vaticano nos EUA, Gerard O'Connell, confirmou de forma independente que o papa havia dito a alguns membros da equipe da EWTN que a rede "deveria parar de falar mal de mim".
Nesse caso, Francisco respondeu a vários anos de cobertura negativa no canal – principalmente do programa “The World Over” do apresentador americano Raymond Arroyo – primeiro falando pessoalmente com alguns membros da equipe e depois chamando a rede publicamente, embora não pelo nome. Notavelmente, ele não restringiu o credenciamento de jornalistas da EWTN ao corpo de imprensa da Santa Sé.
A reviravolta do Papa Francisco na crise dos abusos no Chile diante de fortes críticas é outro caso que vale a pena examinar. Durante sua visita ao Chile em 2018, que visava principalmente curar as feridas da crise de abuso naquele país, o papa rejeitou as alegações de que dom Juan Barros havia testemunhado e acobertado o padre laicizado e notório abusador sexual Fernando Karadima. O papa acusou três das vítimas de Karadima de “calúnia” contra o bispo, apesar do fato de que as três vítimas foram consideradas suficientemente confiáveis pelo Vaticano para justificar a remoção de Karadima do ministério em 2011.
A defesa do papa ao bispo e as críticas às vítimas causaram alvoroço no Chile e, em resposta, o Papa Francisco enviou um investigador para falar com cada uma das vítimas. Quando a investigação descobriu que Barros havia de fato acobertado o Sr. Karadima, o papa admitiu seu erro e pediu desculpas. Uma das três vítimas, Juan Carlos Cruz, agora é assessor do papa sobre abuso sexual, e os dois mantêm um relacionamento próximo.
Aqui, o Papa Francisco mostrou vontade de falar publicamente contra as críticas – neste caso, de outro bispo – em vez de permanecer calado. Mas também mostra que o papa está disposto a admitir quando seus críticos estão certos e depois tomar medidas para compensar seus erros.
Um exemplo final de como o papa respondeu às críticas e até à dissidência é sua restrição às celebrações da Missa Tridentina em latim. Depois de consultar os bispos do mundo sobre o uso da Missa pré-Vaticano II em suas dioceses, Francisco decidiu restringir o rito tridentino em julho de 2021. Em seu motu proprio “Traditionis Custodes”, ele escreveu que “uma oportunidade [para celebrar o antigo rito] oferecida por São João Paulo II e, com ainda maior magnanimidade, por Bento XVI, destinada a recuperar a unidade de um corpo eclesial com diversas sensibilidades litúrgicas, foi explorado para alargar as lacunas, reforçar as divergências e encorajar divergências que prejudicam a Igreja, bloqueiam o seu caminho e a expõem ao perigo da divisão”.
Os defensores da antiga liturgia estão entre os críticos mais veementes do Papa Francisco, e muitos desses proponentes interpretaram a decisão do papa de restringir o rito pré-Vaticano II como se ele governasse com mão de ferro e limitasse o diálogo para o qual ele tantas vezes convida. O papa não cedeu a essa crítica, porém, e reafirmou sua decisão de restringir o antigo rito em sua carta apostólica “Desiderio desideravi” meses depois.
Que conclusões podemos tirar, então, de como o Papa Francisco respondeu às críticas no passado?
A questão-chave é o que leva o papa a agir. Uma linha divisória nos casos listados acima – encomendar o relatório McCarrick, enviar um investigador ao Chile, restringir a missa pré-Vaticano II – é um aparente desejo de erradicar o abuso e promover a unidade.
Proteger a unidade da Igreja foi a força motriz por trás de sua decisão de restringir a missa pré-Vaticano II, disse ele, e aludiu a ser uma prioridade também ao falar sobre os ataques da EWTN: “Eu pessoalmente mereço ataques e insultos porque sou um pecador, mas a Igreja não os merece”.
Há muita discussão, é claro, sobre se suas palavras e ações foram eficazes em promover a unidade ou alimentaram mais divisões.
Os casos em que ele optou por não agir – por exemplo, não punir dom Maria Viganò ou restringir o credenciamento da EWTN – parecem mostrar que criticar Francisco sozinho, mesmo em grau extremo, não justifica retaliação. É somente quando essas palavras chegam ao ponto de dividir a Igreja, como fez o mau uso da missa pré-Vaticano II, que Francisco vê a necessidade de agir.
É possível que, tendo castigado previamente dom Joseph Strickland em particular por meio do núncio papal, o Papa Francisco possa discernir que o próximo passo é agir. Se ele fizer isso, seu raciocínio provavelmente seria proteger a unidade da Igreja – mesmo que essa ação, em última análise, apenas apimente as brasas do cisma na Igreja dos EUA.