24 Mai 2023
O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) celebrará seu 75º aniversário de várias maneiras, começando em junho e terminando em dezembro de 2023, com foco na promoção da compreensão e cooperação entre cristãos em todo o mundo.
A informação é do Conselho Mundial de Igrejas – CMI, publicada por Oikoumene, 22-05-2023.
Este aniversário será um trampolim para o futuro, representando uma oportunidade de compartilhar o que o CMI oferece espiritualmente como organização para as gerações futuras.
Seguindo a poderosa experiência da 11ª Assembleia do CMI em 2022, as comemorações do aniversário colherão esse impulso.
A comemoração do aniversário também visa inspirar as gerações mais jovens a se envolverem no movimento ecumênico; para aumentar a conscientização sobre os desafios atuais e exemplos-chave de atividades passadas que falam sobre os desafios atuais; e inspirar as igrejas-membro e a irmandade mais ampla a compartilhar sua perspectiva sobre a jornada ecumênica.
À medida que as atividades do CMI se tornam visíveis para as igrejas-membro, parceiros e o público em geral, o 75º aniversário aumentará o perfil do CMI.
O CMI garantirá que as igrejas-membro sejam mantidas informadas sobre o 75º aniversário – por meio de material acessível e diversificado on-line – para que possam encontrar maneiras inspiradoras de participar da celebração.
A reunião de 2023 do comitê central do CMI em junho marcará o momento de iniciar as comemorações do 75º aniversário.
Quem vai comemorar? Das igrejas membros e parceiras do CMI; para grupos de jovens da igreja, ecumênicos e inter-religiosos; à igreja e à mídia secular, todos são convidados a caminhar juntos para esta plena e profunda expressão de unidade.
No cenário mais amplo, a comemoração do 75º aniversário ajudará o mundo a ver o CMI como uma plataforma que une os cristãos mesmo em tempos muito difíceis, ajudando os cristãos em diferentes situações a ver o mundo da perspectiva dos outros, a mostrar compaixão uns pelos outros, e construir confiança como parte vital da jornada ecumênica.
As igrejas membros do CMI em todo o mundo buscarão inspiração para fortalecer a comunhão, a vida espiritual, o envolvimento dos jovens, o diálogo e a cooperação inter-religiosos, promovendo o cuidado com a criação de Deus , o bem-estar, o combate ao racismo e a construção de uma comunidade justa de mulheres e homens.