• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A “doutrina da descoberta” repudiada por Roma

Mais Lidos

  • A herança crioula do Papa Leão XIV destaca a complexa história do racismo e da Igreja nos Estados Unidos

    LER MAIS
  • Guerrilheiro, refém, presidente, filósofo: a imensa vida de Pepe Mujica

    LER MAIS
  • A barbárie não brota de mentes desequilibradas, mas de uma racionalidade instrumental altamente calculada, a partir da concretização da tese benjaminiana de que “fascismo e progresso coincidem”, observa Manuel Reyes Mate

    O fascismo não é algo ultrapassado, mas uma forma de entender a Modernidade. Entrevista especial com Manuel-Reyes Mate

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

04 Abril 2023

A "doutrina da descoberta" - meio milênio atrás apoiada pelo papado para justificar as empreitadas colonialistas dos soberanos católicos europeus - foi repudiada pelo magistério da Igreja, e há muito tempo não representa mais o seu pensamento. Isso é afirmado em um documento de dois órgãos do Vaticano (os dicastérios de Cultura e do Desenvolvimento Humano Integral) publicado na quinta-feira passada.

A reportagem é de Luigi Sandri, publicada por L'Adige, 03-04-2023. A tradução é de Luisa Rabolini.

A existência de textos racistas de seis séculos atrás, embora de fato esvaziados por Roma desde aquele dia, havia pesado sobre a viagem que Francisco fez ao Canadá em julho do ano passado. Naquela ocasião, de fato, quando ele visitou as “Primeiras Nações” indígenas (os peles-vermelhas) no Quebec, havia dito:

“Vim em espírito penitencial, para vos exprimir a dor que trazemos no coração como Igreja pelo mal que não poucos católicos vos causaram". Referência às “Escolas Residenciais”, instituições que desde meados do século XIX e por mais de 130 anos o governo de Ottawa confiou às Igrejas (católica e anglicana, principalmente) para "trazer à civilização" os filhos dos povos originários do Canadá; a educação consistia em fazer os meninos esquecerem suas religiões e línguas nativas; violências, inclusive sexuais, faziam parte do sistema. No entanto, está em ato no país há cerca de trinta anos, a partir do governo e das igrejas, uma revisitação crítica de tais violências também porque foram constatadas, nessas escolas, valas comuns com centenas de restos daqueles meninos não pranteados.

Uma das primeiras autoridades a propor o que mais tarde seria chamada de doutrina da descoberta foi, em 1454, o Papa Nicolau V.

Ele, com a bula Romanus pontifex, proclamou o pleno direito do rei Afonso V de Portugal de “subjugar todos os Sarracenos e os outros inimigos de Cristo, e invadir suas terras para torná-las cristãs". Palavras que "inspiraram" empreitadas coloniais, por toda parte, de potências católicas, como a Espanha e a França, mas também de outras, Holanda e Inglaterra, protestantes e anglicanas.

Nos tempos modernos, foi o Canadá, parlamento e bispos incluídos, o país onde se manifestou com mais força o desejo de ver cancelada aquela doutrina, embora já tivesse sido muitas vezes desmentida pelos papas; mas alguns setores das "Primeiras Nações" pediam a retratação formal daquela teoria nefasta; no entanto, no Vaticano se replicava: "Francisco já cumpriu tal passo na prática"; resposta insuficiente, para o Canadá. Agora, porém, chegou a esperada retratação.

E imediatamente recebeu os aplausos da Conferência Episcopal Canadense.

O documento vaticano afirma: “A doutrina da descoberta não faz parte do ensinamento da Igreja Católica” e reconhece que bulas como aquela de Nicolau V, aliás, na prática já desmentida por Paulo II em 1537, “não refletiam adequadamente a igual dignidade e os direitos dos povos indígenas".

Resta uma pergunta: o mea culpa explícito atual também se repetirá para os pronunciamentos do Vaticano, a partir do século XX em diante, desmentidos pela ciência? Problema complicado. 

Leia mais

  • Nota Conjunta sobre a “Doutrina da Descoberta”. “Ela não faz parte do ensinamento da Igreja”
  • Cardeal Tolentino: a nota sobre a “Doutrina da Descoberta”, um sinal de reconciliação
  • Canadá. Bispos estão trabalhando com o Vaticano em declaração sobre a “Doutrina do Descobrimento”
  • A iníqua “doutrina da descoberta”
  • O Papa Francisco poderia revogar a “Doutrina do Descobrimento” do século XV, usada para justificar a colonização dos povos indígenas?
  • “O que foi praticado contra os indígenas foi um genocídio”, afirma o Papa Francisco
  • Viagem do papa ao Canadá prova que o Vaticano não é o único que pensa em séculos
  • O Papa: peço perdão pelo mal cometido por tantos cristãos contra os povos indígenas
  • As desculpas aos nativos canadenses. Que nunca mais a evangelização se torne colonização
  • Vergonha e indignação: o pedido de perdão do Papa aos indígenas do Canadá
  • “Nostra maxima culpa.” A cumplicidade católica e as escolas residenciais no Canadá
  • Trudeau responde após o papa se desculpar por abuso "deplorável" em escolas residenciais
  • Canadá. O “complexo problema” das escolas residenciais
  • Canadá. Os restos mortais de 215 crianças indígenas enterrados na escola católica
  • A igreja de Francisco tem uma conta a acertar com os povos nativos da América
  • “Será uma peregrinação penitencial”, afirma o Papa Francisco sobre sua viagem ao Canadá

Notícias relacionadas

  • As seis perguntas dos presos ao papa na prisão de Rebibbia

    No fim do seu discurso que dirigiu aos detentos da prisão de Rebibbia, em Roma, o papa respondeu a seis perguntas dos presos. Per[...]

    LER MAIS
  • “A experiência do espírito vai muito além das distinções espaço-temporais e de gênero”. Entrevista especial com Marco Vannini

    Para se entender a mística, é preciso partir da antropologia clássica e cristã: “Não bipartida em corpo e alma, mas tripart[...]

    LER MAIS
  • Música sacra nas Reduções jesuíticas. Artigo de Gianpaolo Romanato

    A experiência das Reduções impulsionou o Paraguai como "nação musical". Desse país americano, vem uma lição que também po[...]

    LER MAIS
  • O papa, o Concílio e a história

    Passado meio século desde os tempos do Concílio Vaticano II, é possível tentar um balanço diferente, que utilize como element[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados