Frequência de carismáticos é baixa nas igrejas estadunidenses

Foto: Vatican News

Mais Lidos

  • “A confiança que depositamos nos fundadores das plataformas é a raiz do problema da nossa época”. Entrevista com Tim Wu

    LER MAIS
  • STF e direitos indígenas: quando haverá justiça aos povos originários? Artigo do Cardeal Leonardo Steiner

    LER MAIS
  • Dia mundial dos Direitos Humanos 2025: Desafios da luta nos dias de hoje. Artigo de Paulo César Carbonari

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

17 Março 2023

Estudo desenvolvido pela Infinity Concepts e Grau Matter Research, sob o título “Os renovadores: evangélicos pentecostais e carismáticos”, constatou que apenas 13% dos evangélicos dessas famílias religiosas frequentam uma igreja nos Estados Unidos.

A pesquisa ouviu mais de 1 mil evangélicos das igrejas Apostólica, Assembleias de Deus, Deus em Cristo, Evangelho Quadrangular e Vinha. Os  renovacionistas mostram, porém, níveis mais altos de leitura da Bíblia e participação em pequenos grupos.

A informação é de Edelberto Behs, jornalista.

O presidente da Infinity Concepts, Mark Dreistadt, definiu o que o estudo entendeu sobre o que denominou de “evangélico renovador – pentecostal ou carismático”. Ele identificou três definições: “são pessoas que se consideram pentecostais ou carismáticas, frequentam uma igreja pentecostal ou carismática ou falam em línguas”.

“Um desafio ao olhar para as crenças e práticas renovacionistas é que não há um padrão verdadeiro para o que essas crenças e práticas são ou deveriam ser”, concluiu o estudo.

“A experiência de uma pessoa na Igreja Quadrangular provavelmente será muito diferente da experiência de uma pessoa na Igreja Pentecostal Unida”.

Os renovadores também doam para igrejas e instituições, assim como os demais evangélicos, mas a proporção de sua renda familiar tende a ser menor.

O estudo descobriu que os renovadores são tão propensos quanto outros evangélicos a doar para igrejas ou instituições de caridade. Mas, em média, eles doam cerca de 20% menos em comparação aos demais evangélicos, proporcional à renda familiar.

Leia mais