Frequência de carismáticos é baixa nas igrejas estadunidenses

Mais Lidos

  • O desaparecimento da teologia acadêmica: onde está o futuro da “fé em busca de entendimento”? Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS
  • Cardeal McElroy critica EWTN, diz que a Diocese de San Diego não publicará conteúdo

    LER MAIS
  • Inteligência Artificial como infraestrutura financeira. Entrevista com Edemilson Paraná

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

17 Março 2023

Estudo desenvolvido pela Infinity Concepts e Grau Matter Research, sob o título “Os renovadores: evangélicos pentecostais e carismáticos”, constatou que apenas 13% dos evangélicos dessas famílias religiosas frequentam uma igreja nos Estados Unidos.

A pesquisa ouviu mais de 1 mil evangélicos das igrejas Apostólica, Assembleias de Deus, Deus em Cristo, Evangelho Quadrangular e Vinha. Os  renovacionistas mostram, porém, níveis mais altos de leitura da Bíblia e participação em pequenos grupos.

A informação é de Edelberto Behs, jornalista.

O presidente da Infinity Concepts, Mark Dreistadt, definiu o que o estudo entendeu sobre o que denominou de “evangélico renovador – pentecostal ou carismático”. Ele identificou três definições: “são pessoas que se consideram pentecostais ou carismáticas, frequentam uma igreja pentecostal ou carismática ou falam em línguas”.

“Um desafio ao olhar para as crenças e práticas renovacionistas é que não há um padrão verdadeiro para o que essas crenças e práticas são ou deveriam ser”, concluiu o estudo.

“A experiência de uma pessoa na Igreja Quadrangular provavelmente será muito diferente da experiência de uma pessoa na Igreja Pentecostal Unida”.

Os renovadores também doam para igrejas e instituições, assim como os demais evangélicos, mas a proporção de sua renda familiar tende a ser menor.

O estudo descobriu que os renovadores são tão propensos quanto outros evangélicos a doar para igrejas ou instituições de caridade. Mas, em média, eles doam cerca de 20% menos em comparação aos demais evangélicos, proporcional à renda familiar.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Frequência de carismáticos é baixa nas igrejas estadunidenses - Instituto Humanitas Unisinos - IHU