Após o funeral e com Francisco diante do caixão, termina a era dos 'dois papas'

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

06 Janeiro 2023

  • Com a poderosa imagem de Francisco colocando as mãos sobre o caixão de seu predecessor, Bento XVI, a "era dos dois papas" termina após o funeral.
  • Para Massimo Franco, grande estudioso do papa emérito, jornalista e autor de "Il Monasterio", sobre essa convivência inédita, já começou o "início da segunda fase do papado de Francisco".
  • “E agora que Bento morreu, pergunta-se se está para começar uma temporada mais dura de confronto entre os vários setores da Igreja”, questiona o jornalista.
  • Até o "Il Messaggero", o único jornal que o Papa Francisco lê, hoje traz como manchete que "a guerra das correntes já começou".
  • Conseguiu um equilíbrio importante entre as duas áreas da Igreja, uma mais progressista e outra conservadora. Agora, após a morte do emérito, abre-se uma nova fase do pontificado.

A reportagem é de Cristina Cabrejas, publicada por Religión Digital, 06-01-2023. 

Com a poderosa imagem de Francisco colocando as mãos sobre o caixão de seu predecessor, Bento XVI, após o funeral chegou ao fim a "era dos dois papas", na qual, após um primeiro momento de surpresa, um importante equilíbrio foi alcançado entre as duas áreas da Igreja, uma mais progressista e outra conservadora. Agora, após a morte do emérito, abre-se uma nova fase do pontificado.

Francisco sempre apreciou a presença de Bento XVI, que “apoiou silenciosamente a Igreja todos esses anos”, que foi como “um avô em casa” e que, quando membros da ala mais conservadora tentaram “usar” o papa emérito contra Jorge Bergoglio, foi o próprio Joseph Ratzinger quem os deteve.

Papa Francisco junto ao Papa Emérito Bento XVI (Foto: Reprodução)

“A contingência histórica que viu coexistir dois sucessores de Pedro configurou uma situação institucional inédita para a Igreja, que também pode ser delicada. não teve sucesso em sua tentativa...", resume o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, em entrevista publicada hoje pelo jornal "Corriere della Sera".

Para Massimo Franco, grande estudioso do papa emérito, jornalista e autor de "Il Monasterio", sobre essa convivência inédita, o "início da segunda fase do papado de Francisco" já começou, com as palavras do secretário histórico do emérito, Monsenhor Georg Gänswein, em entrevista ao jornal alemão "Die Tagespost".

A "trégua" desses anos parece ser quebrada quando o homem mais próximo de Joseph Ratzinger fala neste meio de uma "virada" nas relações com Jorge Mario Bergoglio em 2021: ano em que Francisco colocou vários obstáculos à celebração da missa com o rito em latim, antes do Concílio Vaticano II. Para celebrar a missa tridentina era preciso pedir licença ao bispo.

Isso significou "uma dor no coração" para o emérito, disse Gänswein, cujas palavras tiveram um impacto importante na mídia italiana.

Georg Gänswein (Foto: Harald Oppitz | KNA)

"E agora que Bento morreu, pergunta-se se está para começar uma temporada mais dura de confronto entre os vários setores da Igreja, de crítica aberta a algumas das eleições do pontífice argentino e de um confronto final com Dom Jorge", disse. talvez também usando sua última entrevista ao jornal alemão, acrescenta Franco hoje no "Corriere della Sera".

Franco havia anunciado em entrevista à EFE que "agora que Bento não está aqui, os rumores de sua renúncia e as manobras para preparar o próximo conclave vão se multiplicar".

O jornal "La Repubblica" argumenta que "para os círculos conservadores e tradicionalistas, a personalidade de Joseph Ratzinger permaneceu um baluarte para impedir as propostas de Bergoglio" e "agora eles se sentem órfãos", mas também mais livres.

Até mesmo o "Il Messaggero", o único jornal que o Papa Francisco lê, hoje traz como manchete que "a guerra das correntes já começou".

Papa Francisco se despede de Bento XVI (Foto: Frame do vídeo | Youtube)

 

“Uma vez terminado o enterro do pacífico Bento XVI nas Grutas do Vaticano, há quem preveja no Vaticano que começarão problemas para o Papa Francisco, porque o maior risco agora será o de se encontrar frente a frente com um povo menos compacto. Igreja, atravessada por microfracturas, com cismas mais ou menos progressivos", acrescenta.

Os dois exemplos claros dessa nova batalha entre facções são o da Igreja alemã, onde o processo sinodal iniciado há três anos pelos bispos está se transformando em um movimento revolucionário que espera que Francisco acabe com o celibato dos padres ou aprove a ordenação de mulheres, bem como a introdução da bênção dos casais homossexuais.

Do lado oposto, o setor conservador ganha força nos Estados Unidos, onde o New York Times ecoou a oposição a Francisco com um artigo intitulado "Para os católicos conservadores nos Estados Unidos, a morte do Papa Bento XVI é a perda de um herói."

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após o funeral e com Francisco diante do caixão, termina a era dos 'dois papas' - Instituto Humanitas Unisinos - IHU