Defensores refletem sobre o impacto amplamente negativo de Bento XVI na causa LGBTQIA+

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

05 Janeiro 2023

Os defensores LGBTQIA+ marcaram a morte de Bento XVI, o papa emérito, com reflexões sobre o impacto que ele teve – como teólogo e cardeal, bem como papa – em questões de gênero e sexualidade na Igreja.

A reportagem é de Robert Shine, publicada por New Ways Ministry, 04-01-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Jamie Manson, um católico gay que é presidente da Catholics for Choice, refletiu no National Catholic Reporter sobre o legado de décadas do então cardeal Joseph Ratzinger na então Congregação para a Doutrina da Fé – CDF.

Manson concentrou-se em falar de teólogos norte-americanos que enfrentaram investigações e censuras por causa das intervenções do prelado. Entre os visados estava a irmã Margaret Farley por seu livro Just Love, que incluía uma avaliação mais positiva das relações entre pessoas do mesmo sexo e um novo paradigma baseado na justiça social para a ética sexual. Manson escreveu, em parte:

O livro, como era de se esperar, causou consternação em Bento, que, como Agostinho, mostrou uma preocupação particular com a pecaminosidade do desejo sexual. Durante seu tempo na CDF, alguns dos trabalhos mais proeminentes de Bento vieram em suas duras críticas doutrinárias às relações sexuais fora do casamento e às relações entre pessoas do mesmo sexo”.

Apesar de todos os seus esforços para controlar ou suprimir a investigação teológica, o sucesso de Bento permanece questionável. Alguém poderia argumentar que, durante seus 24 anos como chefe da Congregação para a Doutrina da Fé e seus oito anos como papa, a teologia realmente prosperou”.

Marianne Duddy-Burke, diretora-executiva da DignityUSA, disse em comunicado que a morte do ex-papa “marca o que é, esperançosamente, o fim de uma era longa e dolorosa para os católicos LGBTQIA+, nossas famílias e toda a Igreja”. Duddy-Burke acrescentou que enquanto os membros da Dignity rezam por Bento, “sua morte também nos chama a refletir honestamente sobre seu legado”, continuando:

Suas palavras e escritos forçaram nossa comunidade a sair da Igreja, separaram famílias, silenciaram nossos apoiadores e até custaram vidas. Ele se recusou a reconhecer até mesmo os direitos humanos mais básicos das pessoas LGBTQIA+. Muitos de nós experimentamos a mais dura e flagrante discriminação religiosamente justificada de nossas vidas como resultado de suas políticas”.

Rezamos para que a Igreja use o período de reflexão após a morte do Papa Bento XVI para reconhecer que em muitos casos ele usou seu poder de maneiras que falharam em promover a mensagem do Evangelho de amor, unidade humana e responsabilidade de cuidar dos marginalizados”.

A Rede Global de Católicos do Arco-Íris – GNRC emitiu uma declaração afirmando que o mundo “perdeu um grande teólogo e um homem que amava profundamente sua fé” e, ainda assim, “Bento era uma pessoa bastante tímida e não era versado ou confortável em abordar o complexo emoções da condição humana”. Christopher Vella, presidente do GNRC, comentou:

Embora observemos que seu histórico com a comunidade LGBTQIA+ não é positivo, sua decisão inspirada de renunciar ao papado foi fundamental para o papado mais inclusivo de seu sucessor, o Papa Francisco, com seu compromisso inequívoco de abrir a Igreja para as pessoas da periferia”.

FutureChurch, um grupo reformista católico dos EUA, fez referência ao legado do ex-papa nas questões LGBTQIA+ em uma declaração mais longa, que diz, em parte:

Embora lamentemos a perda do Papa Bento XVI, não devemos apagar o registro quando se trata de seus muitos esforços para manter as mulheres subordinadas e as pessoas LGBTQI+ excluídas. As políticas estabelecidas enquanto ele serviu como prefeito da CDF e depois como papa, são importantes hoje. Mulheres e católicos LGBTQIA+ ainda sofrem os efeitos de suas políticas em uma Igreja que continua a minar seu valor autêntico, dons, sabedoria e autoridade”.

Católicos LGBTQIA+ de Westminster, a pastoral no Reino Unido, divulgou uma declaração chamando Bento de “um ser humano sensível e vulnerável” que “muitas vezes era incapaz ou tinha medo de relacionar seus profundos princípios teológicos com questões do dia, pelo menos nas áreas de gênero e sexualidade”. Ele observou seus esforços como cardeal Ratzinger para parar de receber missas na diocese de Westminster, concluindo: “Sua morte marca um ponto de virada na vida dos católicos LGBTQIA+ em todo o mundo”.

Tony Flannery, um padre redentorista irlandês censurado pela Congregação para a Doutrina da Fé em parte por seu apoio à igualdade LGBTQIA+, refletiu sobre a morte de Bento em seu blog pessoal. Flannery escreveu:

Há duas coisas que se destacam para mim da minha experiência do que gosto de chamar ‘o Vaticano de Ratzinger’... A primeira foi uma convicção total sobre a correção de suas crenças e práticas”.

O segundo foi a total falta de respeito com as pessoas que consideravam erradas. Isso se expressou no meu caso ao não me permitir qualquer oportunidade de exercer qualquer um dos direitos que as pessoas acusadas são concedidas pelos sistemas legais de todas as sociedades civilizadas. Eu não tinha permissão para saber quem eram meus acusadores”.

Então, eu me enluto por sua morte? Eu realmente não posso dizer que eu faço. Mas faço uma oração por ele e desejo-lhe a paz eterna. Todos nós, papas e pobres, enfrentamos o mesmo fim, seja lá o que for”.

O jesuíta James Martin, defensor LGBTQIA+, postou elogios a Bento XVI em sua página no Facebook, observando a humildade do pontífice em deixar o papado, bem como seus livros sobre a vida de Jesus de Nazaré:

Primeiro, sua renúncia como papa em 2013 foi um dos mais notáveis atos de humildade na história da Igreja. Ele pegou quase todo mundo desprevenido, não apenas porque ele foi o primeiro papa a renunciar em séculos, mas também porque atos de humildade dessa magnitude são extremamente raro”.

Segundo, sua série de livros ‘Jesus de Nazaré’, por vezes profunda, erudita, surpreendente, expansiva e inspiradora, é uma contribuição notável para a espiritualidade cristã. Junto com sua encíclica ‘Caritas in Veritate’, eles estão entre seus escritos teológicos mais poderosos”.

Outreach, um caderno sobre questões pastorais LGBTQIA+ produzido pela revista America, dos jesuítas estadunidenses, ofereceu uma tradicional oração católica pelos mortos no Instagram:

O Outreach, juntamente com os católicos de todo o mundo, lamenta a morte do Papa Emérito Bento XVI. Conceda-lhe o descanso eterno, ó Senhor, e que a luz perpétua brilhe sobre ele. Que ele descanse em paz”.

John Casey, editor geral do The Advocate, também refletiu sobre o legado de Bento XVI. Casey, que é um sobrevivente do abuso do clero, cita as falhas de Bento em lidar com o abuso sexual durante cada etapa de sua carreira eclesial. O autor descreve Bento como tendo “uma reação de colher a cereja e fumaça e espelho ao escândalo”. Em termos de questões LGBTQIA+, Casey disse que o ex-papa “foi implacável em admoestar e punir qualquer pessoa na Igreja que fosse LGBTQIA+ ou um aliado”. Ele observou a censura de Ratzinger à irmã Jeannine Gramick e ao padre Robert Nugent, fundadores do New Ways Ministry, e a persistente oposição de Bento à igualdade no casamento.

Além disso, Casey disse que a abordagem de Ratzinger em relação à crise do HIV/AIDS foi particularmente prejudicial e prejudicial às vidas:

Em 1987, enquanto o vírus se espalhava, abundam os rumores de que a Igreja Católica poderia endossar implicitamente o uso de preservativos para ajudar a prevenir a propagação da doença. Foi imediatamente rejeitado por Ratzinger, que disse que tal abordagem para proteger os gays e o sexo gay ‘resultaria pelo menos na facilitação do mal’...Você pode imaginar quantas vidas poderiam ter sido salvas se os bispos endossassem o uso de preservativos?”.

Casey concluiu com o que provavelmente é a avaliação mais negativa de Bento XVI de uma perspectiva LGBTQIA+ que já foi impressa, alegando que o pontífice “deixou tanta animosidade, desrespeito e divisão em seu rastro”.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Defensores refletem sobre o impacto amplamente negativo de Bento XVI na causa LGBTQIA+ - Instituto Humanitas Unisinos - IHU