Guadalupe e os Católicos Arco-íris no México

Mais Lidos

  • Mudanças climáticas: aprender a fazer as conexões. Artigo de Leonardo Boff

    LER MAIS
  • Com seca extrema, rio Amazonas deve baixar históricos 8 metros em setembro

    LER MAIS
  • “A política não é uma profissão, é o sentido que encontrei para a vida”. Entrevista com José Mujica

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

07 Outubro 2022

 

Assembleia no México reúne representantes de grupos católicos LGBT+ e seus aliados em todo o mundo. 

 

O comentário é de Luís Corrêa Lima, sacerdote jesuíta e professor da PUC-Rio, publicado por Dom Total, 06-10-2022.

 

A Cidade do México sediou, entre os dias 10 e 15 de setembro, a 4ª Assembleia da Rede Global de Católicos Arco-íris (Global Network ofRainbowCatholics- GNRC). Esta Rede foi formada em Roma, em 2015, na véspera do Sínodo dos Bispos sobre a Família, reunindo representantes de grupos católicos LGBT+ e seus aliados em todo o mundo.

 

Nestes grupos, os seus membros são acolhidos como filhos de Deus e acompanhados. Juntos, apoiam-se mutuamente, fortalecem sua fé, curam suas feridas, enfrentam preconceitos e são encorajados a ocupar seu lugar na Igreja e na sociedade. Alguns destes grupos já foram recebidos pelo papa Francisco, vivenciando um momento de grande júbilo. O encontro de pessoas LGBT+ com o papa tem sido marcante e transformador na vida delas. O apostolado com esta população é um trabalho que eu realizo há 16 anos no Brasil. Pude ver mudanças decisivas na vida de muitas delas, incluindo os seus familiares, como um novo nascimento. É um apostolado muito gratificante.

 

A 4ª Assembleia da GNRC foi uma bênção para os que participaram. Encontrar pessoas de todo o mundo, envolvidas na inclusão e na cidadania dos LGBT+, é um grande estímulo e um intercâmbio frutuoso. Recebemos uma mensagem de apoio do presidente da Conferência Episcopal do México, o arcebispo de Monterrey. No dia 14, celebramos uma missa na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, santuário nacional dedicado à padroeira da América Latina. Mais de dois terços do templo estavam ocupados. No início da celebração, o grupo da GNRC entrou em procissão com os sacerdotes celebrantes e ocupou um lugar de destaque em frente ao altar. A emoção foi muito forte. O padre Gonzalo Rosa, SJ, que acompanha um grupo na Cidade do México, fez a homilia. Falou de Cristo como exemplo de inclusão, respeito e aceitação, que acolheu todos os que se aproximaram d’Ele.Nos sentimos consolados e fortalecidos como filhos de Deus e da Igreja Católica.

 

Nesta Assembleia, também foi lançado o meu livro Teología y LGBT+, pela Editora Buena Prensa, do México. É uma releitura da tradição judaico-cristã e do ensinamento da Igreja em perspectiva inclusiva, que resulta dos meus anos de apostolado e reflexão. A edição espanhola traz no prefácio uma carta do superior geral dos jesuítas a mim, elogiando o livro e o confirmando o meu apostolado. Ao final da Assembleia, foi redigida e aprovada uma carta destinada ao mesmo superior geral. Agradecem-lhe o apoio recebido dos jesuítas em muitos lugares e expressam o desejo de estreitar laços.

 

Por tudo isso, Deus seja louvado e também a Sua querida mãe, Nossa Senhora de Guadalupe.

 

Leia a carta traduzida:

 

Ao pe. Arturo Sosa, superior geral da Companhia de Jesus:

 

É nossa necessidade manifestar o nosso apreço pelo apoio explícito aos padres Luís Correa Lima, SJ e James Martin, SJ, e através deles, a todos os jesuítas e pessoas ligadas à Companhia de Jesus que exercem sua missão nas obras apostólicas da Companhia, acompanhando fiéis LGTBIQ+, suas famílias, bem como grupos e comunidades arco-íris em tantos lugares do mundo.

 

Obrigado por dar um passo à frente oferecendo reconciliação entre fé e orientações sexuais e identidades de gênero, para aqueles que desconheciam o dom de sua diversidade e de sua fé.

 

As fronteiras estão prontas para serem semeadas, mas são necessários mais trabalhadores para colher esta santa messe e deixar seus corações serem tocados por essas realidades que são um desafio para alguns, mas colocando rosto e nome se descobrirá o belo modo que Deus tem de criar.

 

Mais uma coisa, rev. padre, que a Companhia, em seu discernimento, tenha plena consciência da necessidade de abrir espaços de reflexão teológica e filosófica em suas universidades. É muito importante criar espaços de formação e trabalhar na elaboração de argumentos sólidos para entrar em um diálogo sincero e fraterno na Igreja.

 

Para oferecer esperança de que se pode ser católico e LGTBIQ+, é essencial estar no debate público compartilhando conhecimento. Convém fazer um apostolado arco-íris que salve vidas e acaricie tantos corações necessitados de respeito, compaixão e sensibilidade.

 

Hoje, na 4ª Assembleia do GNRC, que é uma comunidade de comunidades arco-íris, e sediada na Cidade do México, pedimos à Bem-aventurada Mãe de Deus, a Santíssima Virgem de Guadalupe, que proteja com seu manto tanto a Companhia de Jesus quanto as comunidades LGTBIQ+ em todo o mundo.

 

Com amor renovado à Santa Igreja Católica na qual conhecemos Jesus, Aquele que tudo inclui e nos acaricia em toda boa ação em favor da Igreja e do mundo, permanecemos à sua disposição para o que for oportuno.

 

Cidade do México, 15 de setembro de 2022

 

Chris Vella – Copresidente da GNRC 2019/2022

Ruby Almeida – Copresidente da GNRC 2019/2022

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Guadalupe e os Católicos Arco-íris no México - Instituto Humanitas Unisinos - IHU