Macron pede ao Papa que reúna Putin e Biden para alcançar a paz na Ucrânia

Macron e Papa Francisco | Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS
  • São José de Nazaré, sua disponibilidade nos inspira! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

25 Outubro 2022

O presidente francês está convencido de que Francisco tem um papel fundamental para a paz.

A reportagem foi publicada por Religión Digital, 25-10-2022.

  • "Eu encorajei o Papa Francisco a ligar para Vladimir Putin e Patriarca Kirill, mas também para Joe Biden. Precisamos que os Estados Unidos se sentem à mesa para favorecer o processo de paz na Ucrânia";
  • "Em algum momento, dependendo de como as coisas se desenvolverem e quando o povo ucraniano e seus líderes decidirem, nos termos que decidiram, a paz será construída com o outro, que hoje é o inimigo, em torno de uma mesa".

O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu ao papa Francisco na segunda-feira que chame o presidente russo Vladimir Putin, bem como o patriarca da Igreja Ortodoxa, Kirill, e o presidente dos EUA, Joe Biden, para favorecer o processo de paz na Ucrânia.

Em entrevista à revista Le Point após sua visita de dois dias à Itália e ao Vaticano, Macron comentou os detalhes de seu encontro na segunda-feira com o Papa Francisco, com quem falou sobre a guerra na Ucrânia, mas também sobre a situação no país cáucaso, Oriente Médio e África.

"Eu encorajei o Papa Francisco a ligar para Vladimir Putin e Patriarca Kirill, mas também para Joe Biden. Precisamos que os Estados Unidos se sentem à mesa para favorecer o processo de paz na Ucrânia", disse Macron na entrevista.

O francês está convencido de que a principal figura da Igreja Católica pode influenciar Biden, com quem tem "uma genuína relação de confiança".

No terceiro encontro entre o Papa e Macron desde que se tornou presidente, o chefe de Estado francês referiu a necessidade de estabelecer também um diálogo religioso e o papel que a Igreja Católica pode desempenhar neste conflito.

No dia anterior, na cúpula inter-religiosa em Roma, Macron insistiu que a paz "será possível" quando a Ucrânia decidir.

"Em algum momento, dependendo de como as coisas se desenvolverem e quando o povo ucraniano e seus líderes decidirem, nos termos que eles decidiram, a paz será construída com o outro, que hoje é o inimigo, em torno de uma mesa", disse.

O Papa Francisco condenou a invasão russa da Ucrânia desde o seu início, em 24 de fevereiro, e tentou manter um diálogo diplomático aberto com Moscou e sua Igreja, o que está alinhado com a posição nacionalista do Kremlin.


Leia mais