Acadêmico chileno diz que mais precisa ser feito para combater o abuso da Igreja

Ignacio Sanchez Diaz (Foto: Pontificia Universidad Católica de Chile)

29 Julho 2022

 

De acordo com o Dr. Ignacio Sanchez Diaz, reitor da Universidade Católica do Chile, a crise dos abusos sexuais clericais no país será resolvida por três tipos de pessoas: vítimas e sobreviventes capazes e dispostos a se apresentar, acadêmicos que estudam a problema e sugerir soluções, e jornalistas.

 

A Universidade Católica do Chile, uma das faculdades mais importantes da América Latina, emprestou sua credibilidade para lidar com a crise de abusos do país, que muitas vezes é rotulada como a pior fora do mundo de língua inglesa.

  

Em 2018, o desenrolar de anos de abuso e acobertamento sistêmico no Chile levou o Papa Francisco a convocar os presidentes das conferências episcopais do mundo a Roma em 2019 para falar sobre a proteção de menores e adultos vulneráveis.

 

No entanto, Sanchez diz que os bispos chilenos não estão necessariamente à altura da tarefa. De fato, quando a universidade apresentou um estudo único sobre abuso sexual clerical no Chile em 2020, detalhando os casos e alegações que remontam a 50 anos, apenas dois dos 35 bispos convidados para a apresentação apareceram.

 

Sanchez disse ao Crux na terça-feira que acabou de receber um pedido do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy para falar com a população chilena em uma conversa por vídeo organizada pela Universidade Católica, depois que o Congresso do país rejeitou o pedido. Embora a data não tenha sido definida, o reitor concordou prontamente, e esperamos que aconteça antes do final da próxima semana.

 

Sanchez conversou com Crux sobre o próximo plebiscito do Chile para aprovar uma nova Constituição, redigida no início deste ano para substituir uma datada da ditadura de Augusto Pinochet. A crise dos abusos clericais no país e a identidade das universidades católicas em uma sociedade crescentemente secularizada como o Chile, que viu uma queda de 25% na porcentagem de católicos em apenas duas décadas.

 

A entrevista com Ignacio Sanchez Diaz é de Inés San Martín, publicada por Crux, 27-07-2022.

 

Eis a entrevista.

 

O que você acha do projeto de Constituição que os chilenos votarão em 4 de setembro?

 

Como acadêmico, acho preocupante, porque tem muitas contradições entre os artigos, e vamos ficar décadas analisando e mudando os artigos de uma constituição como essa. Haverá enormes problemas com a implementação.

 

Como católico, acho inaceitáveis os artigos que falam do direito à vida, com aborto livre, não regulamentado, com total ausência de objeção de consciência, introduzindo conceitos como o de que a decisão não pode ser “alterada por terceiros”, e já não fala de mães, mas de mulheres grávidas. Quanto à educação, há uma hipertrofia do ensino estatal, com uma desvalorização do ensino privado, particularmente do ensino católico.

 

E como chileno, acho que é uma oportunidade perdida, porque tivemos 80% das pessoas que aprovaram uma nova carta fundamental. E se for rejeitado ou aprovado, será por uma margem mínima, 48-52, ou mais, para um dos dois lados. Com uma carta que passa com o mínimo, ou é rejeitada por um país dividido, mostra que a tentativa de buscar o consenso desde o início falhou. E parte do problema é o clima em que os membros da Assembleia Constituinte foram eleitos, um clima quase de explosão social, onde as forças reais do Chile não estavam representadas.

 

Quando os membros da convenção lhe dizem que todos os artigos foram aprovados com dois terços dos votos da convenção, pode-se perguntar: quanta representatividade real tiveram esses membros da sociedade chilena?

 

Hoje o resultado é incerto, mas uma carta fundamental que não tenha mais de 60-70 por cento de apoio terá vida curta.

 

Como a Universidade Católica do Chile está trabalhando para se manter relevante em um Chile cada vez mais secularizado e, ao mesmo tempo, cada vez mais crítico da Igreja Católica?

 

Isso é muito interessante, porque dentro da América Latina, dentro do país, estamos há muito tempo liderando rankings e avaliações internacionais. Não poderia dizer que com as questões do abuso da Igreja, com a secularização, com a queda do número de católicos de 75 por cento para 50 por cento em menos de 20 anos, se poderia pensar que a avaliação da Universidade Católica poderia ter seguido aquele caminho, e a verdade é que tem sido o contrário.

 

A avaliação académica desta instituição tem vindo a apresentar uma tendência ascendente muito significativa e persistente, ao mesmo tempo que a valorização do termo “Igreja Católica” sofreu uma queda acentuada. Noventa por cento dos alunos e professores que se candidatam a trabalhar aqui o fazem porque é uma universidade muito boa, não porque é católica. Mas temos um reflexo muito bom da sociedade chilena, com 50% dos alunos se definindo como católicos e uma porcentagem um pouco maior entre professores e funcionários.

 

O que queremos é viver nossa fé dentro de nossa universidade, como comunidade católica, onde os não crentes tenham a experiência de uma instituição católica que possa servi-los para o futuro, e então temos a missão de que os não crentes respeitem nossa identidade.

 

Isso nem sempre é uma coisa fácil de fazer quando você tem 35.000 alunos.

 

A Universidade Católica a nível académico está a tentar contribuir para o combate e prevenção de abusos dentro da Igreja. Quais são os projetos?

 

Sob a liderança de Eduardo Valenzuela [sociólogo universitário, especialista em sociologia do crime, entre outras coisas], em 2018, tivemos uma comissão interdisciplinar composta por professores de teologia, filosofia, medicina, ciências sociais, psicologia da arte, que trabalharam por quase um ano para produzir um relatório sobre a realidade do abuso na igreja nos últimos 50 anos.

 

Em nosso país, este relatório é inédito. Infelizmente, devo dizer que não teve a ressonância na hierarquia da igreja que se esperava. Nosso grande chanceler e arcebispo Santiago [Cardeal Celestino Aos] apoiou o relatório. No entanto, dos 35 bispos que convidamos para a apresentação do relatório há dois anos, apenas dois compareceram. Posteriormente, fizemos três apresentações em nível latino-americano com representantes da Argentina, Equador, México e Colômbia, com uma recepção melhor do que em nível nacional.

 

Atualmente, estamos trabalhando com a Conferência Episcopal para atualizar o relatório e entender por que não foi tão bem recebido quanto esperávamos na Conferência Episcopal. Quando se entende por que foi rejeitado, percebe-se que foi porque não levamos em conta os progressos feitos nos últimos anos nas diferentes dioceses.

 

É bom que atualizemos o relatório incorporando esses avanços, porque se há algumas dioceses que fizeram gestos significativos, parece-nos importante incorporá-los, para que outras dioceses possam aprender com eles.

 

O que queríamos era agitar o ambiente nacional e latino-americano sobre esse assunto, porque vimos que havia um relatório na França, um relatório na Alemanha, um relatório uniforme nos Estados Unidos, e em nível latino-americano não tem esta informação.

 

Você acha que o mundo acadêmico na América Latina está investindo muito tempo e esforço em toda a questão da prevenção e uma reforma da Igreja nesta questão?

 

Minha experiência é que o abuso será resolvido por três tipos de pessoas: as vítimas, os acadêmicos e os jornalistas. Não serão os bispos que resolverão a questão. Acho que no nível acadêmico tivemos o reflexo em 2018.

 

Quando o arcebispo Charles Scicluna e o monsenhor Jordi Bertomeu, da Congregação para a Doutrina da Fé, vieram ao Chile para investigar a questão dos abusos a pedido do papa, nos encontramos com eles para ver o que poderíamos contribuir como universidade. E surgiu a ideia de um relatório que avaliasse a situação do ponto de vista mais amplo possível e estabelecesse um piso e a partir daí avançasse.

 

É importante que o mundo acadêmico se envolva, sempre colocando as vítimas no centro. Desta ideia nasceu Cuida, um projeto conjunto com a Fundación para la Confianza, no qual também trabalham Juan Carlos Cruz, James Hamilton e José Andres Murillo [sobreviventes do padre pedófilo mais infame do Chile, Fernando Karadima].

 

E ainda há muito que podemos fazer.

 

Leia mais