• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Greenwashing: a maquiagem da empresa que se diz ambientalmente correta

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

09 Mai 2022

 

Greenwashing – Discursos para relacionar a imagem com ações verdes podem descredibilizar as empresas que estão genuinamente envolvidas com causa sustentável.

 

A reportagem é publicada por EcoDebate, 06-05-2022.

 

Um dos assuntos mais comentados e discutidos há alguns anos é a sustentabilidade, área muito abrangente e utilizada pelas empresas como fonte de rentabilidade. A fama de Greta Thunberg, ativista sueca que conquistou o mundo, serviu como motor para as pautas ambientalistas que hoje inundam os discursos empresariais que, em tese, remodelaram a forma de exploração de recursos e hábitos de consumo.

 

A adequação ao ESG (environmental, social e governance – ou ambiental, social e governança, em português) é uma das grandes tendências no meio corporativo, inclusive regulamentada em algumas empresas, como o Banco do Brasil. Junto à pressão popular e causas ativistas, a necessidade de se inserir no contexto de uma organização preocupada com a sustentabilidade culmina em uma corrida por espaço e boa reputação no mercado. Ou seja, na busca por uma vantagem competitiva, nasce o greenwashing.

 

Termo em inglês que, em tradução literal significa “lavagem verde”, o greenwashing já é amplamente utilizado para descrever práticas ilegais e moralmente condenáveis adotados em nome do meio-ambiente e da sustentabilidade. Rodrigo Clemente, CEO da BLZ Recicla, empresa especializada na reciclagem de garrafas de vidro e participante da logística reversa, acredita que “a busca por maior lucratividade e, ao mesmo tempo, a redução nos custos faz com que algumas organizações acreditem que essa seja a saída mais rápida e fácil”.

 

A prática consiste em colocar nas embalagens, propagandas publicitárias, falas, artigos e documentos, termos como “eco-friendly”, “sustentável”, “reciclável”, entre outros, sem que as ações efetivamente tomadas sigam essa linha. Em outras palavras, mascarar a verdade com termos social e ambientalmente aceitáveis. O campo é muito fértil, visto que a busca por itens que não agridam o meio-ambiente cresce exponencialmente. Segundo levantamento feito pela WWF (World Wide Fund for Nature), as pesquisas por produtos sustentáveis aumentaram 71% de 2016 a 2020.

 

A McKinsey & Company (companhia de consultoria empresarial), verificou que 66% dos entrevistados, em uma pesquisa de 2019, consideravam a sustentabilidade na hora das compras. Enquanto isso, uma investigação feita pelo Instituto de Defesa do Consumidor alegou que, de 509 embalagens analisadas, 48% delas praticavam o greenwashing. Inevitavelmente, a prática cresce a cada dia: se uma empresa precisa estudar seus consumidores, mas a tendência é contra-produtiva e pode diminuir seus lucros totais em curto prazo, a saída acaba sendo por meio de falsas promessas.

 

Para Rodrigo, “esse problema, infelizmente, acaba trazendo consequências para aqueles que realmente agem para o bem-estar social e ambiental. Empresas focadas na diminuição da poluição, do desmatamento e do aquecimento global passam a ser questionadas e, em casos mais extremos, perdem totalmente a credibilidade”.

 

Entretanto, existem maneiras de contornar essa situação. A primeira delas diz respeito ao próprio consumidor, que deve ficar atento e não acreditar nas propagandas e embalagens que contenham termos muito vagos ou prometam coisas surreais. A segunda cabe às entidades reguladoras, na fiscalização quanto à certificação ISO 14.021, que especifica requisitos para o uso de textos, símbolos e auto-declarações referentes ao meio ambiente. Por fim, cabe às empresas compromissadas com a preservação ambiental sinalizar, sendo por orientações ao público ou por meio de ações concretas, quando e como uma empresa realmente segue ou não a cartilha ambiental.

 

 

 

Leia mais

 

  • O cinismo das companhias petrolíferas: lobby, corrupção, ‘greenwashing’ e neocolonialismo. Entrevista com Mickaël Correia
  • A Sustentabilidade e sua relação direta com a utilização indevida e desnecessária dos Recursos Naturais, com o Consumismo, com a Obsolescência Programada e com a Reciclagem
  • O ‘greenwashing’ das big techs na COP26
  • Desmatamento recorde detectado em outubro desmonta greenwash do Brasil na COP26
  • “O greenwashing é um problema muito grave”. Entrevista com James Thornton
  • Greenwashing’: Pesquisa inédita do Idec alerta para produtos que usam falsas alegações socioambientais
  • Syngenta faz greenwashing com morte de abelhas
  • Embalagens sustentáveis vão além da capacidade de reciclar
  • Quatro vias para enfrentar o desafio da sustentabilidade
  • Goodguide. Ferramenta ecológica
  • Para além da sustentabilidade: decrescimento demoeconômico com regeneração ecológica
  • Dilema entre crescimento e suste
  • Dia da Sobrecarga da Terra chega mais cedo
  • Menos consumo e adeus ao fast luxury, assim a geração Greta direciona a moda para a sustentabilidade

Notícias relacionadas

  • Articulação em rede para “um mundo melhor”. Entrevista especial com Carlo Franzato

    LER MAIS
  • Os limites do baixo carbono e as possibilidades do decrescimento econômico. Entrevista especial com Gisella Colares Gomes

    LER MAIS
  • FLM é incentivada a rever investimentos em empresas de combustíveis fósseis

    Bispa Elizabeth A. Eaton, presidente da ELCA, discursando na Assembleia Geral em Nova Orleans (Foto: Reprodução/ELCA) As aç[...]

    LER MAIS
  • Qual o problema da imprensa com o clima?

    "O modo de viver tem sido cada vez mais sem enxergar o ambiente e a gente no meio. A imprensa reproduz essa lógica sem sentido co[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados