11 Dezembro 2020
O rabino argentino Sergio Bergman recebeu um bilhete manuscrito em espanhol do seu compatriota católico.
A reportagem é de The Times of Israel, 10-12-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Antes do Chanucá, o Papa Francisco enviou uma saudação manuscrita de Chanucá ao líder religioso argentino, o rabino Sergio Bergman. Bergman é o novo presidente da União Mundial do Judaísmo Progressista, uma coalizão de 1.200 congregações judaicas liberais em 50 países, com 1,8 milhão de membros.
O então arcebispo Bergoglio acende velas em uma celebração inter-religiosa de Chanucá em uma sinagoga de Buenos Aires com o atual pesidente da União Mundial do Judaísmo Progressista, rabino Sergio Bergman (Foto: The Times of Israel)
Na mensagem em espanhol, o papa abençoa a comunidade judaica com “uma existência iluminada pelo Senhor” e pede ao rabino que reze por ele “para que eu sempre tenha a graça de caminhar na luz e não me perca nas trevas”.
O papa é o líder dos dois bilhões de católicos romanos do mundo. Ele e Bergman celebraram o Chanucá juntos pela última vez em 2012, em uma celebração inter-religiosa em Buenos Aires, quando o futuro papa acendeu o hanukkiya (menorá de Chanucá).
A carta será lida como parte do Hanukkah Gala, jantar repleto de estrelas promovido pela União, no dia 13 de dezembro.
Rabino Sergio Bergman
Querido irmão, obrigado pelo seu e-mail. Como você me convida a fazer, envio uma saudação a todos que participarão do encontro virtual para celebrar o Chanucá. Lembro quando em 2012 acendi a vela no templo na Rua Arcos.
A luz, o primeiro dom do Senhor na criação. Desejo a todos uma existência iluminada pelo Senhor, com a luz que une os caminhos, ensina os verdadeiros perfis das coisas, atrai para o horizonte...
Que o Senhor abençoe a cada um de vocês, suas famílias, suas comunidades.
E, por favor, peço-lhes que rezem por mim para que eu sempre tenha a graça de caminhar na luz e não me perca nas trevas. De minha parte, rezo por vocês.
Que o Senhor os abençoe. Fraternalmente,
Franciscus