• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Quanto mais extremo o capitalismo, mais extrema é a desigualdade”, afirma diretor do filme Parasita

Mais Lidos

  • A herança crioula do Papa Leão XIV destaca a complexa história do racismo e da Igreja nos Estados Unidos

    LER MAIS
  • Guerrilheiro, refém, presidente, filósofo: a imensa vida de Pepe Mujica

    LER MAIS
  • A barbárie não brota de mentes desequilibradas, mas de uma racionalidade instrumental altamente calculada, a partir da concretização da tese benjaminiana de que “fascismo e progresso coincidem”, observa Manuel Reyes Mate

    O fascismo não é algo ultrapassado, mas uma forma de entender a Modernidade. Entrevista especial com Manuel-Reyes Mate

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

12 Fevereiro 2020

A produção sul-coreana Parasita se tornou a primeira de língua não inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Filme em sua versão de número 92, junto com outros três prêmios: Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Original e Melhor Diretor.

A reportagem é de César Veja Martínez, publicada por BiobioChile, 10-02-2020. A tradução é do Cepat.

Precisamente seu diretor, Bong Joon-ho, concedeu uma entrevista, meses atrás, ao jornal espanhol El Mundo, na qual repassou questões sociais ligadas ao filme, como a luta de classes, obsessão de estar presos em uma bolha e o capitalismo na vida cotidiana.

Parasita, em linhas gerais, segue uma família de classe baixa da capitalismo, desigualdade, cultura que pratica astutos mecanismos de fraude para sobreviver e que consegue uma forma para que todos os seus membros trabalhem para uma família rica de Seul como tutores das crianças, motorista e governanta.

“Eu nunca pretendi propor uma metáfora elaborada. Está claro que a família pobre parasita a rica. Vivem escondidos em sua casa e se aproveitam disso. Mas, obviamente, a ideia é chegar à ideia oposta. É a família rica que impõe seus privilégios de parasitas de todo um sistema construído por eles para eles”, afirmou.

Junto com isso, Joon-ho disse que seu filme aborda um dilema entre famílias pobres e ricas em seu país, na perspectiva de um sistema econômico que às vezes pode ser cruel.

“Em geral, acredito que o cinema desse gênero é uma ferramenta perfeita para ler a sociedade, é a melhor maneira de se aproximar de um problema complexo. Consegue explicar as coisas fazendo um pequeno rodeio, mas de forma muito mais eficaz”, destacou.

“Nesse caso, trata-se de um drama entre ricos e pobres. Não há nada mais político do que esse ponto de partida. De qualquer forma, a ideia é sempre ir além. Não se trata de construir ou propor um manifesto, mas de construir o filme a partir dos personagens, de suas motivações e contradições”, acrescentou.

Também se referiu ao que, em sua opinião, é um dos principais problemas enfrentados pelas sociedades modernas: a desigualdade entre os membros de suas populações.

“Não sei qual é o grande problema do nosso tempo. Mas um deles é a fratura social entre ricos e pobres. Há mais: a mudança climática, as fronteiras... Mas acho que tudo deriva dessa distância. O exemplo é o meu país, a Coreia. Nós experimentamos um tremendo desenvolvimento econômico, exportamos o K-pop..., mas a violência pode explodir a qualquer momento, precisamente por causa da desigualdade. Sem diferença, não há capitalismo. Quanto mais extremo o capitalismo, mais extrema é a diferença”, comentou.

Por fim, o premiado diretor negou que seu filme seja pessimista, embora ressaltou que a realidade atual é “triste”.

“A realidade é triste. Nos últimos anos, experimentamos uma revolução incrível em todos os aspectos da vida e isso serviu para pouco. É claro que as coisas não funcionam. Não há nada que sugira que as coisas vão melhorar. A única coisa que cresce e melhora de maneira sustentada é o medo”, concluiu.

Cabe assinalar que Bong Joon-ho venceu na categoria de melhor diretor, disputando com Martin Scorsese (O Irlandês), Quentin Tarantino (Era uma vez em Hollywood), Todd Phillips (Coringa) e Sam Mendes (1917).

 

Leia mais

  • A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata. Revista IHU On-Line, Nº. 537
  • Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo. Revista IHU On-Line, Nº. 545
  • Além do que se vê. Crítica do filme "Parasita", por João Ladeira. Revista IHU On-Line Nº 545
  • Parasita: o cheiro ao redor
  • “Parasita”, uma diversão sem limites. Também para quem gosta de filmes inteligentes
  • Pobreza, desigualdade e precariedade. “O capitalismo faz mais mal do que bem”
  • Não vivemos mais e melhor graças ao capitalismo. Artigo de Jason Hickel
  • “Há uma revolução interna no capitalismo”. Entrevista com Pierre Rosanvallon
  • Capitalismo atolado
  • Uma via de fuga do redemoinho capitalista
  • “Precisamos de uma grande rede de solidariedade para combater o capitalismo e a destruição do planeta”. Entrevista com Judith Butler
  • Capitalismo responsável e sustentabilidade
  • “Parece inimaginável pensar em ir além do capitalismo”
  • “O capitalismo não funciona e deve ser mudado urgentemente”, avalia Martin Wolf, o mais influente comentarista econômico liberal
  • Poderia o capitalismo ser menos brutal?
  • “Crises, austeridade e o desenvolvimento do capitalismo no Brasil” é o tema do debate, nesta quinta-feira, no IHU
  • O futuro do capitalismo e a utopia que nunca foi
  • A virada ética do capitalismo
  • É tempo para o pós-capitalismo
  • Pós-capitalismo na era do algoritmo (1)
  • O “velho capitalismo” e seu fôlego para dominação do tempo e do espaço. Entrevista especial com Luiz Gonzaga Belluzzo
  • O “velho capitalismo” e seu fôlego para dominação do tempo e do espaço. Entrevista especial com Luiz Gonzaga Belluzzo. Parte II
  • O velho conto do capitalismo bom
  • Para pensar além do capitalismo. Artigo de Georges Monbiot
  • O capitalismo está em um momento delicado
  • “O capitalismo está sob séria ameaça”, adverte Raghuram Rajan, economista que previu a crise financeira global
  • Dowbor: há saída no labirinto capitalista?

Notícias relacionadas

  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara

    LER MAIS
  • Obedecer é mais fácil do que entender

    “Obediência é submissão e passividade: morte do pensamento. Daí a importância de uma escola que seja capaz de ensinar as m[...]

    LER MAIS
  • Falácias sobre o ajuste fiscal

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados