• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Hong Kong. Os católicos como alvos da mídia chinesa

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

15 Agosto 2019

De acordo com o jornal Ta Kung Pao, dirigido pelo Partido Comunista Chinês (PCC), as escolas católicas de Hong Kong teriam se tornado "centros de formação" para manifestantes pró-democracia e igrejas "abrigos para as massas".

A reportagem é de Claire Lesegretain, publicada por La Croix, 13-08-2019. A tradução é de Luisa Rabolini. 

Colocado online na semana passada na internet, um vídeo mostra oito jovens de Hong Kong enquanto participam de um exercício de tiro com pistola de ar comprimido e levantam uma bandeira norte-americana, no telhado de uma escola secundária diocesana, o Colégio Memorial Yu Chun Keung. Não foi preciso mais nada mais para que o jornal chinês Ta Kung Pao (O Imparcial), dirigido pelo Partido Comunista Chinês (PCC) acusasse essa instituição católica de organizar "treinamento para a violência" e o advertisse por ter se tornado "um centro de formação para as massas".

O Colégio Memorial Yu Chun Keung, no entanto, emitiu um comunicado no domingo 11 de agosto para salientar que aquele vídeo, gravado em 5 de agosto, simplesmente mostrava as atividades de seu clube de tiro e não representava de forma alguma as opiniões da escola sobre o protesto geral que abala, desde 31 de março passado, a ex-colônia britânica retornada à China em 1997. Protestos que inicialmente eram contra o projeto de lei do governo que visava facilitar as extradições para a China continental. Mas isso não impediu Kung Pao, o mais antigo jornal de língua chinesa em Hong Kong, de relacionar esse vídeo ao fato de que a paróquia da Mãe do Bom Conselho, durante os confrontos na noite de 3 de agosto entre policiais e manifestantes, tinha aberto suas portas a estes últimos para que pudessem se refugiar em seu interior.

"A igreja acolhe a multidão vestida de preto [alusão às roupas de militantes pró-democracia] e os vizinhos temem que ela colabore com os manifestantes", disse Ta Kung Pao. Citando moradores do bairro, o jornal chinês também afirma que a paróquia católica "se tornou uma base para aqueles que são contra a China".

Jejuar e rezar para apoiar o movimento.

Não é a primeira vez que a mídia chinesa acusa a Igreja Católica de se envolver do lado dos manifestantes. É verdade que, desde o início dos protestos em Hong Kong, várias paróquias estiveram fortemente envolvidas: os sacerdotes convidaram a jejuar e rezar para apoiar o movimento; alguns líderes estudantis reivindicaram sua fé cristã ... Inclusive apareceram cartazes com a mensagem: "Chega de espancamento, senão cantamos Aleluia ao Senhor". Uma ameaça irônica destinada aos policiais, em referência ao cântico que se tornou um grito de protesto para os manifestantes. Lembramos que em Hong Kong a prática religiosa é livre, a diferença do resto da China continental.

A religião é uma "cobertura" para "desviar" os estudantes

Imagem: Reprodução | UCA News

Outro jornal dirigido pelo PCC em Hong Kong, Wen Wei Po, já havia declarado em 7 de agosto que ter uma capela em uma escola católica permitia que os manifestantes "usassem a religião como uma cobertura para desviar os estudantes". Tanto é assim que na segunda-feira 12 de agosto um voluntário da paróquia declarou ao Wen Wei Po que, após a publicação desse artigo crítico, foi tomada a decisão de fechar todas as portas da igreja após a missa. "A igreja estará aberta apenas aos paroquianos que tiverem um compromisso e com a aprovação do serviço de segurança", declarou o voluntário.

No mesmo artigo, Wen Wei Po também implica com o centro católico e com a livraria diocesana por inserir no Facebook, no dia 2 de agosto, uma animação em que vemos Jesus abraçando dois jovens que têm capacetes e roupas pretas, dizendo a eles: "Meus filhos, estão cansadas? Venham até a minha porta!” O jornal definiu essa inserção por parte dos católicos como um "sinal de conivência com manifestantes violentos".

De acordo com um membro da equipe diocesana, entrevistado pela Ucanews, "na atual situação em Hong Kong, os ataques da mídia não são uma surpresa". Apesar de negar que a diocese tenha tomado posição a favor dos manifestantes pró-democracia, aquele funcionário da diocese explicou: "A mensagem da animação é muito terna. Mostra simplesmente que Jesus oferece abrigo e ajuda aos necessitados".

Leia mais

  • As apostas de Hong Kong. Artigo de Francesco Sisci
  • Crise em Hong Kong. O que os manifestantes estão pedindo?
  • Hong Kong: católicos rezam em frente à catedral, e bispo auxiliar pede paz
  • Protestos em Hong Kong: uma revolução do século XXI
  • O canto cristão que serve de grito de guerra para os manifestantes de Hong Kong
  • Manifestações em Hong Kong. “O problema não é a lei, mas a falta de confiança”, afirma sinólogo
  • China, nova potência mundial – Contradições e lógicas que vêm transformando o país. Revista IHU On-Line Nº 528
  • Uma série de problemas para EUA e China. Artigo de Francesco Sisci
  • Parolin e a visão do papa na China. Entrevista com Francesco Sisci
  • China-África: retratos de uma longa história. Artigo de Francesco Sisci
  • Uma dívida de democracia mina a União Europeia. Artigo de Francesco Sisci
  • Visões da China. Artigo de Francesco Sisci
  • Acordo China-Vaticano: os méritos de Xi Jinping. Entrevista com Francesco Sisci
  • A responsabilidade do Ocidente pelos direitos humanos deixa as rédeas soltas ao Dragão
  • Bispo de Hong Kong apoia o acordo com a China, mas reivindica que Pequim liberte clérigos encarcerados
  • A luta de Hong Kong contra o neoliberalismo

Notícias relacionadas

  • “Pacem in Terris”. Os 56 anos de uma encíclica e a dimensão social do Evangelho. Entrevista especial com Frei Carlos Josaphat

    LER MAIS
  • Católicos em rede: de ouvintes a produtores da palavra de fé. Entrevista especial com Moisés Sbardelotto

    LER MAIS
  • Igreja: «Pensamento liberal não é o nosso» - Papa Francisco

    Encontro com sacerdotes jesuítas alertou para tentação de usar critérios rígidos em vez de discernir situações O Papa Fran[...]

    LER MAIS
  • Pregação e hospitalidade enchem as igrejas

    "Mesmo antes de ver este relatório eu já sustentava que o necessário para termos uma paróquia de sucesso é haver uma boa preg[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados