• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A Igreja Católica vive uma crise sem precedentes. Entrevista com Philippe Portier

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

29 Março 2019

A pesquisa exclusiva que nós publicamos mostra quão profundamente o catolicismo francês é abalado pelos escândalos sexuais na Igreja. Esta crise também afeta a sociedade francesa como um todo. Philippe Portier, historiador e sociólogo das religiões, analisa os resultados dessa pesquisa de opinião.

A entrevista é de Bernadette Sauvaget, publicada por Témoignage Chrétien, 27-03-2019. A tradução é de André Langer.

Eis a entrevista.

O que é, na sua opinião, mais marcante na visão que os franceses têm da crise dos abusos sexuais que afeta a Igreja Católica?

Apesar desta crise, a Igreja Católica ainda tem um capital de confiança significativo, algo em torno de 40% da população francesa. Este número é idêntico ao encontrado em recentes estudos de opinião. A instituição católica ainda é, diria, relativamente preservada, mesmo se os casos de pedofilia a afetem muito. Quase dois terços dos franceses reconhecem que sua imagem da Igreja se deteriorou.

Mas outros órgãos sociais, como os sindicatos (apenas 6% dos franceses confiam neles) ou, pior ainda, os partidos políticos (3%) sofrem um descrédito muito maior. Mas para que a confiança na Igreja se mantenha, é preciso que seus servidores – quero dizer os padres, os bispos e até mesmo o Papa – estejam à altura dos desafios. A pesquisa destaca essa dificuldade. É necessário que os clérigos passem por algum tipo de recuperação para que o capital ainda investido na Igreja não desapareça.

A gestão da crise por parte do Papa Francisco é desautorizada por 65% dos franceses. Esse número chega a 58% entre os católicos. Como você explica isso?

A conjuntura certamente desempenhou um papel. O Papa acaba de tomar a decisão de manter o cardeal Philippe Barbarin no cargo ou, pelo menos, adiou sua renúncia. Mas existem fatores mais profundos. Estamos em uma sociedade marcada pelo imperativo da sinceridade. O Papa se beneficiou de uma imagem muito aberta.

Mas, ao lidar com a crise, ele envia a Igreja de volta a uma cultura do sigilo, totalmente desconectada do que prometeu em muitos de seus discursos. As sensibilidades contemporâneas não aceitam mais essa distorção. Nos estudos de opinião, vemos que o imperativo da coerência entre dizer e fazer é muito alto. A ética da sinceridade tornou-se central na maneira como nossos concidadãos apreendem os assuntos públicos. O Papa paga precisamente por isso.

Para a grande maioria dos franceses (83%), os escândalos dos abusos sexuais são uma das maiores crises que a Igreja Católica já atravessou. Por que isso acontece?

Eu não acho que seja um julgamento de ordem histórica. É antes a percepção de um mundo que entra em colapso. Para entender, é preciso questionar, penso, o conceito de crise. Não é necessariamente um desaparecimento. A crise pode revelar que um corpo social é inadequado ao seu ambiente. O teórico político Antonio Gramsci muito bem para a aristocracia fundiária. Esta classe social desapareceu porque não estava mais em sintonia com seu tempo porque não via a revolução burguesa chegar.

A crise da pedofilia na Igreja é percebida, penso eu, da mesma maneira. A instituição católica está em crise porque não está mais adaptada aos princípios sobre os quais a sociedade contemporânea é construída. Ela não compreendeu que não está mais na sociedade da cultura do segredo, da desigualdade, da ausência de controle que caracterizava os tempos antigos.

O casamento dos padres e a ordenação de mulheres são aclamados como remédios para a crise atual. Na sua opinião, a Igreja Católica tem a possibilidade de sair dessa encruzilhada e como?

Permitir que homens casados e mulheres se tornem padres marca uma clara vontade de desclericalizar e desmasculinizar a Igreja Católica. Na verdade, são as reformas gregoriana e tridentina que são desafiadas. Essa visão é amplamente compartilhada pelos praticantes, isto é, aqueles que estão mais próximos da instituição. É muito importante sublinhá-lo. A pesquisa também revela que a maioria dos católicos defende o aumento do poder dos leigos e um controle real da hierarquia sobre os padres. Isso vai na mesma direção.

Esse desejo de igualdade e de transparência refere-se a dois princípios fundamentais do liberalismo político. A Igreja Católica pode se manter como uma estrutura viva na sociedade, estimam os franceses, desde que esteja disposta a se adaptar aos princípios da democracia constitucional em que vivemos. Isto supõe muito mais que um aggiornamento, uma reestruturação completa!

Leia mais

  • Raízes cristãs e defesa da República contra o multiculturalismo. Entrevista com Philippe Portier
  • O clero da diocese de Lyon pede a saída rápida e definitiva do cardeal Barbarin
  • “A não aceitação da renúncia do cardeal Barbarin revela os limites da governança do Papa”. Entrevista com François Mabille
  • Caso Barbarin: ''O papa recusa a lógica do imediatismo''. Entrevista com Dominique Wolton
  • O cardeal Barbarin criou sérios problemas para o papa Francisco. Por quê?
  • Sai a decisão do Papa Francisco sobre a renúncia do cardeal Philippe Barbarin
  • O encontro do cardeal Barbarin com o Papa
  • Pedofilia, a petição on-line do sacerdote que pede a renúncia do arcebispo de Lyon, França
  • Caso Barbarin: “É hora de ele deixar a diocese, pelo bem da Igreja e de sua saúde pessoal”
  • A cúpula do Vaticano sobre abusos sexuais é um momento de ação decisiva, afirma editorial de revista jesuíta
  • A condenação de Barbarin abala (mais uma vez) a Igreja: cabe ao Papa a decisão sobre sua possível demissão
  • França. Cardeal Barbarin, diante do juiz: 'Fiz o que Roma me pediu, para evitar um escândalo público'
  • França. Reabre-se o caso dos padres pedófilos: cardeal Barbarin será julgado
  • Barbarin será julgado em abril por omissão na denúncia de abusos de menores em sua diocese
  • Zollner adverte que os bispos que “pensam que a tempestade dos abusos passará sem causar-lhes danos” estão enganados
  • Cardeal francês condenado por negligência: “Os eclesiásticos não estão acima da lei”, afirma Hans Zollner
  • França. Cardeal Barbarin, diante do juiz: 'Fiz o que Roma me pediu, para evitar um escândalo público'
  • O cardeal Barbarin é interrogado pela polícia francesa sobre os casos de pederastia em sua diocese
  • Barbarin será julgado em abril por omissão na denúncia de abusos de menores em sua diocese
  • “Nunca, nunca, nunca encobri o mínimo ato de pederastia”, diz Philippe Barbarin
  • França. Reabre-se o caso dos padres pedófilos: cardeal Barbarin será julgado
  • O Papa Francisco recebeu o polêmico cardeal Barbarin
  • O cardeal Barbarin reconhece “erros” na luta contra a pedofilia
  • Duas verdades sobre o caso Barbarin
  • Igreja francesa: “Tolerância zero” para pedófilos
  • Pedofilia, a petição on-line do sacerdote que pede a renúncia do arcebispo de Lyon, França
  • O cardeal processado que constrange a Igreja francesa
  • Diocese de Lyon enfrenta emergência midiática
  • Lyon: um cardeal misericordioso demais com o padre abusador
  • Investigação de TV francesa acusa 25 bispos de acobertar abusos sexuais

Notícias relacionadas

  • Francisco e Hollande quebram o gelo

    As diferenças entre os dois chefes de Estado atingiram seu ponto mais alto quando Francisco não aprovou como embaixador um diplo[...]

    LER MAIS
  • Raízes cristãs e defesa da República contra o multiculturalismo. Entrevista com Philippe Portier

    LER MAIS
  • Em Calais, quase 10 mil imigrantes estão em um beco sem saída

    Ashraf tropeça, antes de recuperar seu equilíbrio no último momento. Não é a primeira vez que seus pés esbarram no emaranhad[...]

    LER MAIS
  • Reino Unido levantará muro em Calais para impedir entrada de refugiados

    O governo britânico anunciou que irá construir neste mês um muro na cidade francesa de Calais, impedindo a passagem de refugiad[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados