18 Dezembro 2017
Vito Mancuso, teólogo leigo e filósofo, é doutor em teologia sistemática. Após concluir seus estudos clássicos no liceu estadual de Desio (Milão), iniciou seus estudos de teologia no Seminário Arquiepiscopal de Milão, onde, após cinco anos, obteve o bacharelado, o primeiro grau acadêmico em teologia, e foi ordenado sacerdote pelo Cardeal Carlo Maria Martini aos 23 anos e seis meses. Um ano depois, solicitou dispensa da vida sacerdotal para se dedicar exclusivamente aos estudos teológicos.
Sob a orientação do Cardeal Martini, viveu por dois anos em Nápoles com o teólogo Bruno Forte (atual Arcebispo de Chieti e Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Episcopal Italiana), sob cuja orientação obteve o segundo grau acadêmico, a licenciatura, pela Faculdade de Teologia de São Tomás de Aquino. Em seguida, começou a trabalhar no ramo editorial (Piemme, Mondadori, San Paolo e novamente Mondadori), continuando seus estudos em teologia para obter o doutorado, que concluiu em 1996 com a nota máxima (90/90) summa cum laude.
Sua tese de doutorado foi intitulada "A Salvação da História: A Filosofia de Hegel como Teologia", tendo Piero Coda (atual presidente da Associação Teológica Italiana) como primeiro orientador. A tese foi posteriormente publicada pela Piemme sob o título "Hegel, teólogo, e a imperdoável ausência do Príncipe deste mundo". Tendo recebido dispensa papal, casou-se com Jadranka Korlat, engenheira civil, em uma paróquia milanesa. O casal teve dois filhos: Stefano, em 1995, e Caterina, em 1999.
Ele é autor de um grande número de livros e artigos, entre os quais destacamos especiamente os seguintes:
- Gesù e Cristo. Milano: Garzanti, 2025.
- Liberi di vivere. Milano: Il Margine, 2024.
- Destinazione Speranza. Milano: Garzanti Editore, 2024.
- Il Dono della Gioia. Milano: Garzanti Editore, 2024.
- Conversazioni con Carlo Maria Martini. Roma: Fazi Editore, 2012.
Entrevistas realizadas pelo IHU com Vito Mancuso
- A gratuidade da Misericórdia. 'A primeira forma de misericórdia que podemos exercer é a da compreensão'. Entrevista especial com Vito Mancuso
- E se as reformas não chegarem e uma nova primavera for mera ilusão? Os desafios de um pontificado. Entrevista especial com Vito Mancuso
- A ressignificação da fé e a nova época axial. Conferência de Vito Mancuso
Artigos de Vito Mancuso reproduzidos pelo IHU
- Rebelar-se contra o algoritmo. Artigo de Vito Mancuso
- Por que Cristo amava os pobres. Artigo de Vito Mancuso
- O homem sempre brincou de ser Deus, mas além da ciência, precisamos da ética. Artigo de Vito Mancuso
- O vazio é fonte de alegria. Artigo de Vito Mancuso
- A Inteligência Artificial é um produto humano. Na religião, faz sentido promover a liberdade. Artigo de Vito Mancuso
- São Francisco, Complexo e Radical. Por isso, faz sentido tomá-lo como modelo. Artigo de Vito Mancuso
- A patologia do ódio está se espalhando. Deve ser combatida como um câncer. Artigo de Vito Mancuso
- As duas faces do fanatismo religioso: nazi-sionistas versus nazi-islamistas. Artigo de Vito Mancuso
- As religiões traem a vontade de Deus: é hora de se converterem à paz. Artigo de Vito Mancuso
- Viver é uma lectio divina. Artigo de Vito Mancuso
- Porque, em relação ao fim da vida, a dignidade é escolher. Artigo de Vito Mancuso
- Pierre Teilhard de Chardin. Apaixonado pelo mundo. Artigo de Vito Mancuso
- O coração inquieto da Igreja. Artigo de Vito Mancuso
- Ateísmo de fato ou por escolha: aquelas duas primeiras passagens desafinadas. Artigo de Vito Mancuso
- Continuidade e descontinuidade juntas, o caminho estreito da Igreja depois de Bergoglio. Artigo de Vito Mancuso
- Por que o Conclave nos toca profundamente em uma sociedade na qual somos apenas espectadores. Artigo de Vito Mancuso
- Precisamos de um Papa profeta para voltar a olhar para o infinito. Artigo de Vito Mancuso
- O encontro de Bergoglio com o eterno e a necessidade humana de celebrar um rito. Artigo de Vito Mancuso
- O peso sobre os ombros do próximo Pedro. Artigo de Vito Mancuso
- Francisco, o profeta da teopatia. Artigo de Vito Mancuso
- A angústia de morrer toca até o papa e não há nexo com a fé em Deus. Artigo de Vito Mancuso
- "Quando a consciência se torna um baluarte para se defender dos piores homens". Artigo de Vito Mancuso
- Esse abuso do nome de Deus que causa retrocesso na História. Artigo de Vito Mancuso
Eventos realizados pelo IHU com Vito Mancuso
- A morte e o morrer à luz do pensamento e da biografia do Cardeal Martini
- Axis Mundi. Construindo novos caminhos para a vida no Antropoceno