• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Lund, a comunhão e a bispa: questões ecumênicas e católicas. Artigo de Andrea Grillo

Mais Lidos

  • O desastre de uma megaoperação no Alemão e na Penha de um governo que terceiriza o seu comando. Artigo de Jacqueline Muniz

    LER MAIS
  • Bolsonarismo pode eleger 44 senadores em 2026 e se tornar majoritário, diz Real Time Big Data

    LER MAIS
  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

03 Novembro 2016

"Ao lado de uma questão ecumênica, resta uma questão católica, com a qual o Papa Francisco está lidando há quase quatro anos. Não é possível abordar a primeira sem abordar a segunda. E o papa é o primeiro que está ciente de tudo isso. Sem uma teologia da Eucaristia e do ministério à altura do desafio, não se fará muita estrada."

A opinião é do teólogo italiano Andrea Grillo, leigo casado, professor do Pontifício Ateneu S. Anselmo, em Roma, do Instituto Teológico Marchigiano, em Ancona, e do Instituto de Liturgia Pastoral da Abadia de Santa Giustina, em Pádua.

O artigo foi publicado no seu blog Come Se Non, 02-11-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

Como é evidente, o gesto histórico que o Papa Francisco fez no dia 31 vai muito além das palavras com que todos podemos comentá-lo. A fraternidade e a irmandade que ele soube expressar e fazer experimentar estão muito além dos conceitos e das representações que podemos utilizar para descrevê-las e avaliá-las.

Dois exemplos podem nos ajudar a entender o que significa essa "distância".

Em primeiro lugar, na Declaração Conjunta, espera-se um renovado empenho ecumênico também em nível teológico no plano da Eucaristia. As diferenças entre luteranos e católicos não podem mais ser entendidos simplesmente com base nos "cânones tridentinos de condenação". A práxis litúrgica do catolicismo, na sua história recente, conheceu uma grande renovação que contribui para aproximar as partes. A redescoberta da "comunhão" como lugar central da celebração eucarística permite reler a nossa tradição em uma nova sintonia com a protestante. Mas isso exige um "trabalho profundo" de compreensão e de explicação da "presença de Cristo", que saia das contraposições históricas entre "transubstanciação" e "consubstanciação". Poder dizer, hoje, uma comunhão possível entre católicos e luteranos na Santa Ceia requer um trabalho acurado sobre as categorias teológicas e sobre as suas premissas e consequências práticas, espirituais e orantes.

Podemos dizer o mesmo sobre o discurso sobre o ministério ordenado. Nesse campo, à experiência diferenciada e articulada da tradição protestante, corresponde uma "experiência bloqueada" no campo católico. Nós não conseguimos sair de um "bloqueio" que diz respeito a toda outra "figura" de ministro que seja diferente do "homem célibe".

Por um lado, uma elaboração diferente da necessidade da "vida celibatária" e a releitura de uma possibilidade do "ministério uxorado [casado]" – não só em nível diaconal – poderá ter o seu espaço de objetivo desenvolvimento.

Por outro lado, uma real integração da mulher no ministério eclesial deve superar bloqueios muito mais radicais e prejudiciais, que se alimentam de uma série de "indistinções" sobre as quais seria justo – ao menos ecumenicamente – deter o olhar. Tento elencá-los aqui, para favorecer um diálogo mais sereno sobre o tema:

a) ministério eclesial é mais do que a "mulher-padre": o debate que recentemente foi aberto, por impulso do Papa Francisco, sobre a oportunidade de "ordenação diaconal" para as mulheres constitui um tema delicado e decisivo. Contanto que se compreenda que o diácono é "ministro ordenado" e que, nesse sentido, a mulher entraria, assim, no âmbito da ordem sagrada.

b) a autoridade da Igreja envolvida na decisão: que a ordenação diaconal das mulheres, quando fosse considerada possível e oportuna, não afetaria minimamente aquilo que foi estabelecido pela Ordinatio sacerdotalis, a carta apostólica de João Paulo II que não reconhece à Igreja a autoridade para estender às mulheres a ordenação "sacerdotal" (ou seja, ao presbiterado e ao episcopado);

c) a não irreformabilidade da Ordinatio sacerdotalis: que, em uma perspectiva mais longa, a autoridade eclesial poderia reconhecer, amanhã, que tem a autoridade para estender a ordenação sacerdotal também para a mulher. De fato, o texto 1994 é "definitive tenendum", mas não de modo absoluto. Só enquanto a Igreja considerar que não tem aquela autoridade que, em 1994, decidiu excluir. Faltando requisitos de "infalibilidade", o documento é apenas relativamente irreformável.

A viagem para Lund, entre ida e volta, mostrou que, ao lado de uma questão ecumênica, resta uma questão católica, com a qual o Papa Francisco está lidando há quase quatro anos. Não é possível abordar a primeira sem abordar a segunda. E o papa é o primeiro que está ciente de tudo isso. Sem uma teologia da Eucaristia e do ministério à altura do desafio, não se fará muita estrada.

Leia mais

  • A estratégia da partilha do papa: Lutero como parte da história cristã comum
  • Os três ecumenismos do Papa Francisco. Artigo de Massimo Faggioli
  • A primeira ecumênica de Francisco. Artigo de Gianfranco Brunelli
  • "Agora, quem nos guia é o espírito de Lund." Entrevista com Jens-Martin Kruse
  • As teses de Lutero e o pontífice que apaga séculos de conflitos. Artigo de Lucetta Scaraffia
  • "É preciso uma laicidade saudável, uma autonomia das coisas." Entrevista com o Papa Francisco no voo de volta da Suécia
  • Papa Francisco confirma proibição da ordenação de mulheres sacerdotes
  • "O ministério do pontífice ainda nos separa." Entrevista com Paolo Ricca
  • As pedras de Lund. Artigo de Eugenio Bernardini, da Igreja Evangélica Valdense
  • Católicos e luteranos se comprometem a “eliminar os obstáculos que impedem a plena unidade”Católicos e luteranos se comprometem a “eliminar os obstáculos que impedem a plena unidade”

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • João Goulart e um projeto de nação interrompido. Entrevista especial com Oswaldo Munteal

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Padre Arrupe, herói em Hiroshima. O relato de García Márquez

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados