Prof. Dr. Giuseppe Lorizio

Mais Lidos

  • A ideologia da Vergonha e o clero do Brasil. Artigo de William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • Juventude é atraída simbolicamente para a extrema-direita, afirma a cientista política

    Socialização política das juventudes é marcada mais por identidades e afetos do que por práticas deliberativas e cívicas. Entrevista especial com Patrícia Rocha

    LER MAIS
  • Que COP30 foi essa? Entre as mudanças climáticas e a gestão da barbárie. Artigo de Sérgio Barcellos e Gladson Fonseca

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

08 Abril 2025

Giuseppe Lorizio é professor de Teologia Fundamental da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. A ele é dedicada a miscelânea de estudos “Elogio della Porosidade. Per una teologia com-testuale” com a contribuição de três gerações de teólogos. Ele especializou-se em teologia fundamental em 1980 na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde completou os estudos teológicos, obtendo, em 1988, o doutoramento com uma obra sobre a Teodicéia de Antonio Rosmini, pelo qual foi agraciado com o prêmio "Emilio Chiocchetti" do Instituto Cultural Trentino.

Também obteve a licenciatura em filosofia (especialização histórica) pela Pontifícia Universidade Lateranense. Combinando a investigação científica e o compromisso pastoral na paróquia de San Luca al Prenestino (Roma), entre 1978 e 1985, publicou vários trabalhos sobre filosofia e teologia.

De 1985 a 1992 residiu no Pontifício Colégio Nepomuk, onde desenvolveu atividades de apoio aos estudos de jovens estudantes de filosofia e teologia da Tchecoslováquia. De 1981 a 2003 lecionou história da filosofia e metodologia na Pontifícia Faculdade Teológica do Sul da Itália (seção San Luigi), escolasticado da Companhia de Jesus, Nápoles, onde também foi vice-diretor da revista Rassegna di Teologia.

Atualmente é professor emérito de Teologia Fundamental na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Lateranense, e foi professor dessa mesma disciplina no Instituto Superior de Ciências Religiosas "Ecclesia Mater", onde foi Diretor de 2003 a 2010. Também dirige a área de pesquisa internacional sobre problemas de teologia fundamental em perspectiva ecumênica na Pontifícia Universidade Lateranense.

De 2001 a 2013, dirigiu a área de pesquisa internacional sobre problemas de teologia fundamental em perspectiva ecumênica na Pontifícia Universidade Lateranense. É membro do Comitê Científico da “Rivista rosminiana di filosofia e di cultura”, dos “Simposi rosminiani”, da revista '‘Studium" e da revista “Lateranum”, que dirigiu de 2005 a 2010 e da qual foi novamente diretor a partir de janeiro de 2015 para o quinquênio seguinte.

Publicações recentes

Semi del Verbo, segni dei tempi, San Paolo, Cinisello Balsamo 2021, 430pp.

G. Lorizio – F. Ferrario – G. Marani, Le parole della fede. Glossario teologico interdisciplinare, San Paolo, Cinisello Balsamo 2021, 224pp.

Artigos de Giuseppe Lorizio reproduzidos pelo IHU

Eventos do IHU com Giuseppe Lorizio