19 Novembro 2025
Coalizão de mais de 80 países do Norte e Sul Global apoia mapa que será base de acordo internacional mais ambicioso sobre o tema.
A informação é publicada por ClimaInfo, 18-11-2025.
Uma ótima notícia na semana decisiva de negociações da COP30: cresceu substancialmente o número de apoiadores oficiais do mapa do caminho para a transição rumo ao fim dos combustíveis fósseis proposto pelo presidente Lula. O aumento das adesões foi anunciado em um evento na 3ª feira (18/11), que reuniu uma coalizão ampla e diversa de países do Norte e do Sul Global, tanto produtores quanto consumidores de petróleo, gás e carvão, informa o InfoAmazonia.
O mapa do caminho é, até agora, o fato mais relevante da COP30, avalia Miriam Leitão n’O Globo. O tema não estava na agenda, mas entrou nos debates por força de mais de 80 países, como Dinamarca, Alemanha, Reino Unido, Colômbia, Quênia e Serra Leoa. A expectativa do governo é que, até o fim da conferência, mais nações se juntem aos apoiadores e o roadmap sirva de base para um acordo internacional mais ambicioso sobre a transição energética.
O secretário para a Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido, Ed Miliband, vê o momento político como favorável – apesar de Donald Trump e sua cruzada anticlimática e a favor dos combustíveis fósseis. Por isso, acredita que há chances da COP30 avançar com um dos assuntos mais espinhosos da conferência, retomando um impulso deixado pela COP28, destaca o g1.
Em discurso na sessão plenária de alto nível com ministros de Estado que negociam os termos finais da conferência em Belém, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçou a pressão para que negociadores avancem em algum consenso sobre o tema, avaliam Valor e eixos.
“Não há respostas únicas ou universais para enfrentar o desafio que está diante de nós. É necessário diálogo estruturado, troca de experiências e estratégias de longo prazo, contemplando países produtores e países consumidores de combustíveis fósseis”, ressaltou.
Outro apoio ao mapa do caminho veio da jovem Campeã do Clima da COP30, Marcele Oliveira. Chamada ao púlpito no evento da coalizão de países a favor do tema, ela saudou a iniciativa, mas cobrou dos países mais esforços para que se amplie o quórum, informam o Observatório do Clima e Terra. “Vamos fazer isso acontecer, vamos fazer história. A história que, espero, será lembrada nos próximos anos.”
A importância histórica da COP30 dar a partida no roadmap também é destacada por Paulo Artaxo, professor da USP e integrante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). “Esta única questão, de desenhar o mapa do caminho para que o planeta se livre dos combustíveis fósseis, pode fazer com que esta COP seja a melhor de todas as 30 COPs que tivemos até agora. Porque a razão primordial das mudanças climáticas é a queima de combustíveis fósseis. A gente espera que saia um grupo de trabalho para desenhar um mapa do caminho”, avaliou, em conversa com Natuza Nery n’O Assunto.
O apoio ao mapa do caminho pelo fim dos combustíveis fósseis também foi noticiado pelo Guardian e pelo Estadão.
Leia mais
- Mapa do Caminho pelo fim dos combustíveis fósseis ganha força na COP30
- Em movimento inédito, países se unem em coalizão para fim dos combustíveis fósseis
- “Mapa do Caminho” para fim dos combustíveis fósseis tenta driblar resistências na COP30
- “Mapa do Caminho” para US$ 1,3 tri propõe taxar poluidores e troca de dívida
- O que a COP30 tem que entregar para não fracassar
- Kopenawa, Nobre e Santos cobram urgência na COP30
- 120 horas para um acordo: tudo de bom e tudo de ruim ainda cabem na COP30
- COP30 entra na semana decisiva com impasses e cobranças por ação
- COP30 terá de ser a mais importante de todas as conferências do clima, diz Carlos Nobre
- Carlos Nobre alerta: se passarmos de 1.5°C, vamos perder 70% da Amazônia e descongelar o permafrost (liberando gás metano 30x mais potente!). A COP-30 precisa acelerar as metas ou o planeta se tornará inabitável até 2100. X-Tuitadas
- A COP30 precisa planejar o fim dos combustíveis fósseis
- COP30 será “hora da verdade” contra a crise climática, diz Lula na ONU
- Fim dos combustíveis fósseis fica de fora do discurso de Lula na ONU
- No país da COP30, mais petróleo, mais gás, mais carvão. Artigo de Alexandre Gaspari
- Voos de equipes da Petrobras evitam Belém durante COP30
- COP não atingiu propósito para qual foi criada, dizem especialistas
- Alto lá, esta terra tem dono: atrocidades do país da COP30. Artigo de Gabriel Vilardi
- Abandono de combustíveis fósseis volta ao radar da COP30
- A caminho da COP30: entre a retórica da eliminação dos combustíveis fósseis e a perfuração na Amazônia