16 Dezembro 2022
"No momento, posso confirmar que houve contatos diplomáticos nesse sentido". A informação foi comunicada aos jornalistas pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, referindo-se às palavras da porta-voz da ministra das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zackarova, que em uma coletiva afirmou ter recebido uma declaração oficial de desculpas do Vaticano pelas palavras do Papa Francisco sobre chechenos e buriates.
A informação é publicada por Agência SIR, 15-12-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.
Em entrevista divulgada nos últimos dias à revista dos Jesuíta "America" o Papa Francisco havia definido "os chechenos e buriates os mais cruéis dos militares russos". "Justamente nestas horas, por via diplomática, chegou do Vaticano uma declaração oficial do Secretário de Estado da Santa Sé, Pietro Parolin", anunciou Zackarova, no qual se diz que o Vaticano "pede desculpas ao lado russo, a Santa Sede tem profundo respeito por todos os povos da Rússia, sua dignidade, fé e cultura, assim como por outros países e povos do mundo".
"A capacidade de admitir erros está se tornando cada vez mais rara na comunicação internacional contemporânea", ressaltou Zackarova, referindo-se à carta de desculpas enviada pela Secretaria de Estado do Vaticano: "Esta situação demonstra que por trás dos apelos do Vaticano pelo diálogo existe a capacidade de conduzir esse diálogo e ouvir os interlocutores. Posso dizer-lhes que esta abordagem evoca respeito sincero. Acreditamos que o incidente esteja encerrado e esperamos continuar a cooperação construtiva com o Vaticano".
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Ucrânia: Bruni, “contatos diplomáticos” sobre pedido de desculpas do Vaticano relatadas pelo lado russo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU