• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

60 anos da abertura do Vaticano II

Mais Lidos

  • “O Brasil é uma sociedade onde sentimos muito amor ao Cristo. Mas como continuar juntos, em uma sociedade com muitos contrastes? Como fazer com que seja possível viver algo de modo mais igual?”, questiona o prior de Taizé em primeira visita ao Brasil

    “O profetismo não é denunciar as coisas, mas viver e abrir caminhos de esperança”. Entrevista especial com irmão Matthew, prior de Taizé

    LER MAIS
  • Eichmann em gaza. Artigo de Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz

    LER MAIS
  • “Um acordo com Israel? Eu o assinaria na hora. O mundo deve nos reconhecer”. Entrevista com Hussein Al-Sheikh

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 6º Domingo da Páscoa – Ano C – O Espírito Santo vos recordará tudo o que eu vos tenho dito

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

11 Outubro 2022

 

"Hoje, seis décadas após a abertura do Concilio, recordamos essa data num contexto de revisionismo e muitos questionamentos sobre o evento conciliar e sua recepção". 

 

O artigo é de Reuberson Ferreira, padre, religioso Missionário do Sagrado Coração, vigário paroquial na Paróquia S. Miguel Arcanjo - SP, mestre em Teologia, especialista em docência do Ensino Superior e em Teologia, Cultura e História judaica e Doutorando em Teologia pela PUC-SP. Também é membro do grupo de pesquisa no CNPq Religião e política no Brasil contemporâneo e assessor de Cursos Populares de teologia. 

 

Eis o artigo. 

 

Há sessenta anos, após um singular período de preparação, em 11 de outubro de 1962, iniciava-se um dos maiores eventos da Igreja católica em sua história recente, o Vaticano II. Ele foi adjetivado pelo próprio Papa que o convocou como uma inesperada flor de primavera. Sua abertura, além de encetar o princípio de uma assembleia provocou mudanças medulares no catolicismo, foi um episódio emblemático. A data de abertura do Concílio, fora estabelecida por João XXIII através do Motu proprio Consilium, de fevereiro de 1962. O texto, curto e sucinto, previa que o início do Concílio ficaria estabelecido para o dia da solenidade da Maternidade Divina de Maria, festa instituída por Pio XI. Entre as razões, estava a de que a data se associava “à lembrança do grande Concílio de Éfeso, que teve suma importância na história da Igreja,” pois havia condenado Nestório e definido as naturezas de Cristo, arrogando, por consequência, à Maria a Maternidade Divina.

 

Naquela quinta feira, 11 de outubro, manhã de um outono de 1962 iniciou-se o Vaticano II. Bispos, vindos de várias partes do mundo, tomavam conta da cidade eterna. A cerimônia de abertura foi, ao lado do discurso de João XXIII, o mais midiático evento dos primeiros dias do Concílio. Comentadores descrevem-na como um evento singular e simbólico. A expressiva procissão de entrada, com seu magno número de cardeais, patriarcas e bispos finalizada com a figura do Papa João XXIII cruzando a praça São Pedro, na sedia gestatória, sobressaía-se aos olhos da mídia e do mundo, quer pela extensão, quer pela duração. Seguiu-se a esse ato, a missa “do Espírito Santo”, o juramento de obediência dos diversos partícipes do Concílio, a profissão de fé e finalmente o discurso de João XXIII, Gaudet Mater Eclesia.

 

 

O discurso de João XXIII foi redigido desde sua versão inicial até o texto final pelo próprio pontífice. Bem mais do que definir metas, o Papa Roncalli “sugeria um caminho ao longo do qual trabalhar” adaptando aos novos tempos a mensagem eclesial que deveria ser mais afeita ao “remédio da misericórdia que a punição”. Essa postura, após intensos debates e longos anos, foi cristalizada nos documentos aprovados a durante a assembleia conciliar (1962-1965).

 

 

Hoje, seis décadas após a abertura do Concilio, recordamos essa data num contexto de revisionismo e muitos questionamentos sobre o evento conciliar e sua recepção. O Papa Francisco ante tal situação, pontificou que é falta grave contra a Igreja negar o Vaticano II, pois “o Concílio não pode ser negociado.” Deve-se por isso, hodiernamente, como Igreja, buscar as ideias conciliares como fonte e inspiração para novos e mais profundos caminhos de atualização eclesial face aos desafios humanos do tempo presente. Deve-se vestir a Igreja de uma pastoralidade que tenha como critério de autenticidade o serviço aos pobre e as periferias existências; Trajada de uma liturgia que seja expressão e coroa do compromisso com a humanidade e não culto vazio e sibilino; Moldada por um tom prenhe de respeito a diversidade e liberdade religiosa; Um comunidade calcada num laicato adulto e atuante bem como num clero, que seja, a um só passo, fecundado pela oração, pela caridade pastoral e pelo diálogo com a sociedade. Enfim, a efeméride da abertura do Concílio, deveria mover olhares e coração para essa assembleia e mais ainda, para o seu espírito que dela nasceu.

 

 

Leia mais 

 

  • Concílio Ecumênico Vaticano II – 60 anos: profecia para o terceiro milênio e a vida da Igreja
  • O Concílio Vaticano II como evento dialógico. Um olhar a partir de Mikhail Bakhtin e seu Círculo. Revista IHU On-Line, Nº. 425
  • Congresso Continental de Teologia. Concílio Vaticano II e Teologia da Libertação em debate. Revista IHU On-Line, Nº. 404
  • Concílio Vaticano II. 50 anos depois. Revista IHU On-Line, Nº. 401
  • Karl Rahner e a ruptura do Vaticano II. Revista IHU On-Line, Nº. 297
  • Memória de João XXIII e 60º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II
  • “A Igreja não é uma elite. É preciso redescobrir o Vaticano II para enfrentarmos o futuro juntos”, afirma o Papa Francisco
  • Cardeal Grech: “O Sínodo abriu processos na Igreja que nem o Concílio Vaticano II poderia imaginar”
  • “O Concílio é magistério da Igreja. Se você não segue o Concílio, você não está com a Igreja”
  • Vaticano II “ensinou-nos a importância da colegialidade e da sinodalidade”, afirma um dos últimos bispos vivos que participou do Concílio
  • Papa Francisco destaca perigo de liturgias sérias que 'negam o Concílio Vaticano II'
  • Ressuscitar o Concílio Vaticano II
  • "Um Concílio Vaticano III é necessário". Entrevista com o bispo Christian Carlassare, depois do atentado sofrido no Sudão do Sul
  • Redescubramos o Concílio Ecumênico Vaticano II
  • Do catolicismo democrático do Concílio Vaticano II à vitória de Biden
  • O Concílio Vaticano II no caminho da Igreja. Artigo de Carlo Molari
  • Concílio Vaticano II: uma semente que continua crescendo, agora com Francisco
  • Livro sobre o Concílio Vaticano II de teólogo australiano é premiado nos EUA
  • Maria de Nazaré à luz da Mariologia desenvolvida a partir do Concílio Vaticano II
  • “Do fundo do nosso coração” é um “de profundis”. Ou seja, o Concílio Vaticano II não é opcional
  • Arturo Sosa denuncia um complô ultraconservador para forçar um futuro Papa a renegar o Concílio Vaticano II
  • Perdendo o ônibus... Como a Igreja Católica não consegue se adaptar desde o Concílio Vaticano II
  • Livro explica a ''renovação'' proposta pelo Concílio Vaticano II e como se chegou a ela
  • O Concílio Ecumênico Vaticano II: Uma Primavera para Igreja
  • O Concílio Ecumênico Vaticano II: Uma Fonte de Espiritualidade para os tempos atuais
  • Reabre-se o processo contra o Concílio Vaticano II. Artigo de Massimo Faggioli
  • O Concílio Ecumênico Vaticano II e a opção preferencial pelos pobres
  • Sínodo dos Bispos atualizou o Concílio Vaticano II. Entrevista especial com Johan Konings
  • Concílio Vaticano III: um sonho de Martini
  • Christoph Theobald e a novidade do Concílio Vaticano II
  • Christoph Theobald e a novidade do Concílio Vaticano II
  • CNBB celebra o 50º aniversário do Concílio Ecumênico Vaticano II
  • O Concílio Vaticano II e a América Latina
  • Continuidade e ruptura: os dois rostos do Concílio Vaticano II
  • Dez motivos para lembrar o Concílio Vaticano II
  • Secretário de João XXIII relata a história do anúncio do Concílio Vaticano II
  • Conjuntura da Semana: Renúncia de Bento XVI – encerramento de um ciclo de ‘revisão’ do Concílio Vaticano II?
  • “Os que se afastam do Concílio Vaticano II criam divisões e seitas”, afirma Braz de Aviz
  • Hóspedes na própria casa. A presença das mulheres no Concílio Vaticano II. Entrevista especial com Carmel McEnroy
  • Francisco, retorno ao Concílio Vaticano II. Artigo de Massimo Faggioli
  • A Igreja de Francisco é a do Concílio Vaticano II. Artigo de Massimo Faggioli

Notícias relacionadas

  • Quando os papas visitam os presos

    Duas são as imagens-símbolo dos papas nas prisões: João XXIII que conta aos detentos do Regina Coeli sobre um parente seu que [...]

    LER MAIS
  • João XXIII, “il Papa buono”, faleceu no dia 3 de junho de 1963

    LER MAIS
  • A ''solidão institucional'' de João XXIII

    O projeto do Concílio por parte de João XXIII se deparou com a resistência cerrada da maioria do entorno curial, mas o mantiver[...]

    LER MAIS
  • A carícia que mudou o mundo

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados