19 Junho 2020
As imagens mostraram que Joseph Ratzinger chegou na quinta-feira, 18-06-2020, no aeroporto de Munique, na Alemanha.
A reportagem é de Lucía López Alonso, publicada por Religión Digital, 19-06-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
O gesto do Papa Emérito, desembarcando em Munique, de cadeira de rodas,
para visitar seu irmão moribundo. (Foto: Fundação Ratzinger)
Com 93 anos, em cadeira de rodas e visivelmente cansado, o emérito voou acompanhado e depois de contar com o consentimento do papa Francisco.
Ontem, foi noticiado que o papa emérito Bento XVI pegou um voo a sua Alemanha natal para visitar seu irmão Georg Ratzinger, mais velho e que está doente. O que se sabe desta viagem inesperada?
As imagens mostraram Joseph Ratzinger aterrissou no aeroporto de Munique, às 11:45 de quinta-feira, visivelmente cansado, em cadeira de rodas, acompanhado do seu secretário Georg Gänswein, seu médico, uma enfermeira e uma freira. Toda uma mobilização de agentes para um deslocamento em plena pandemia que, conforme publicado, foi organizado depois do consentimento do papa Francisco.
Recebido pelo presidente da Conferência Episcopal Alemã, George Bätzing, e pelo bispo de Regensburg, Rudolf Voderholzer, o ex-Papa hospeda-se no seminário de Regensburg. “É com grande alegria e respeito que dou as boas-vindas ao papa emérito Bento XVI, da Alemanha”, declarou Bätzing, também bispo de Limburgo, expressando que Bento XVI trasladou-se para reencontrar seu irmão e cuidar dele em privado.
Esperanto, portanto, intimidade durante sua estadia, se desconhece a data de volta ao Vaticano, dependendo da evolução do estado de saúde do também padre, Georg Ratzinger, já que pode não existir um próximo encontro.
“Todas as pessoas que desejem expressar sua simpatia estão cordialmente convidadas a faz uma oração silenciosa pelos dois irmãos”, propôs Bätzing. A Igreja alemã conhece a união que manifestaram os Ratzinger durante toda a vida. Ordenados padres no mesmo dia, também contaram sempre a proximidade da irmã mais velha, María Ratzinger, que lhes acompanhou muito proximamente até seu falecimento em 1991. O Papa emérito não deixava a Itália desde 2011, dois anos antes de sua renúncia.
No dia de ontem, jornais alemães noticiaram que Bento XVI se transferira permanentemente para a Alemanha.
No mesmo dia, o Vaticano e também a diocese alemã que o hospeda informaram por meio do porta-voz Clemens Neck que apesar de que não foi fixada uma data para o retorno para o Vaticano, não existe um plano para uma transferência permanente do bispo emérito de Roma.
Depois da sua chegada, Joseph Ratzinger, 93 anos, estava "exausto, mas feliz por ter revisto o irmão", informou Neck, mas no dia de ontem ele já estava com uma aparência melhor. Ratzinger está hospedado no seminário de Regensburg e come os pratos típicos da Baviera e definiu o encontro com o irmão "como um elixir de vida".
A Santa Sé ao informar a viagem de Ratzinger, explicou que Bento XVI permaneceria na Alemanha "o tempo necessário".
As informações foram publicadas, no dia de ontem, na imprensa italiana.