Chile. Cardeal Errázuriz: ''Não irei ao encontro com o papa. Há alguns dias, entreguei-lhe um relatório sobre o caso de Karadima''

Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa. Foto: Wikicommons

Mais Lidos

  • Aumento dos diagnósticos psiquiátricos na infância, sustentado por fragilidades epistemológicas e pela lógica da detecção precoce, contribui para a medicalização da vida e a redefinição de experiências comuns como patologias

    A infância como problema. Patologização e psiquiatrização de crianças e adolescentes. Entrevista especial com Sandra Caponi

    LER MAIS
  • O Espírito da Verdade des-vela nosso ser verdadeiro. Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Leão XIV: o primeiro ano de um papa centrista. Artigo de Ignacio Peyró

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

11 Mai 2018

O arcebispo emérito de Santiago, cardeal Francisco Javier Errázuriz, que decidiu não participar dos encontros do Papa Francisco com 31 bispos do Chile, entre os próximos dias 14 e 17, explicou a sua singular ausência dizendo que se devia a “motivos pessoais”. Mas agora o purpurado mudou de versão e, de acordo com o que declarou ao jornal La Tercera, mas também a outros meios de comunicação chilenos próximos dele, ele não vai participar das reuniões no Vaticano porque retornou ao Chile há apenas nove dias, depois de participar da 24ª reunião do C9 (23 a 25 de abril) em Roma.

A reportagem é de Il Sismografo, 10-05-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Ele acrescentou que as viagens custam muito caro e que, além disso, quando se informou na Domus Santa Marta para uma eventual estada, um bispo auxiliar da capital, que coordena a organização da viagem, lhe disse que todos os quartos já estavam reservados.

Porém, o cardeal Errázuriz deu uma notícia importante. Concretamente, ele explicou que entregou ao papa, antes de seu retorno ao Chile no fim de abril, um relatório sobre o caso chileno – Karadima, abusos, crises e afins – de 14 pastas. Seu relatório, de acordo com um esclarecimento do cardeal, também faz referência às “ramificações” do caso.

Leia mais