24 Julho 2014
Vamos dizer que você queira ler algo mais substancial do que o mais recente mistério de Stephanie Plum [da série escrita pela escritora Janet Evanovich], mas também não está muito interessado no Papa Francisco? Aqui estão 10 livros espirituais que não são sobre Francisco, recomendados por Heidi Schlumpf, professora de comunicação da Aurora University em Chicago.
A reportagem é publicada por National Catholic Reporter, 18-07-2014. A tradução é de Claudia Sbardelotto.
Parece que as pessoas não se cansam do Papa Francisco. Parece que a mídia se agita cada vez que ele espirra - ou pelo menos a cada vez que ele diz alguma coisa. O NCR tem uma seção em seu website chamada os "Francis Chronicles", enquanto o padre Maryknoll Joe Veneroso atualiza a sua página do Facebook AFATT ("All Francis, All The Time") várias vezes ao dia.
As editoras de livros, também, reconhecem que as celebridades vendem livros - e o Papa Francisco tornou-se rapidamente uma celebridade espiritual. Quase todas as editoras tinham um livro sobre o papa na recente Religious Booksellers Trade Exhibit, um encontro anual de editoras católicas e também de outras religiões. Havia biografias papais, coleções de seus escritos anteriores, livros infantis sobre ele e, claro, o seu primeiro livro publicado em inglês, The Church of Mercy [A Igreja da Misericórdia]. Escritos sobre seu xará, São Francisco, também receberam uma versão papal.
Mas vamos dizer que você quer ler algo mais substancial do que o mais recente mistério de Stephanie Plum, mas também não está muito interessado no Papa Francisco? Aqui estão as minhas recomendações de 10 livros espirituais que não são sobre Francisco. Embora eu ainda não tenha lido todos esses livros, eu pesquisei o suficiente para colocá-los na minha lista de leitura de férias:
1. Mercy in the City, de Kerry Weber (Loyola Press): Como uma moradora urbana, estou muito interessada em um livro que promete ensinar-me "como alimentar o faminto, dar de beber ao sedento, visitar o prisioneiro e continuar o dia de trabalho", como diz o subtítulo. Eu também já admirava há muito tempo os escritos de Weber na revista America, onde ela é a chefe de redação.
2. Oscar Romero: Love Must Win Out, de Kevin Clarke (Liturgica Press): Mais um editor da revista América, Clarke, escreveu uma biografia do arcebispo de San Salvador, El Salvador. Com lançamento previsto para agosto, o livro é o terceiro de uma nova série de breves biografias chamadas "People of God" da editora Liturgica Press. (As duas primeiras são sobre o Papa João XXIII e Thomas Merton)
3. Accidental Theologians: Four Women Who Shaped Christianity, de Elizabeth A. Dreyer (Franciscan Media): Com lançamento também previsto para agosto, este livro analisa a forma como Hildegard von Bingen, Catarina de Sena, Teresa de Ávila e Teresa de Lisieux desafiaram a Igreja de sua época. Embora eu tenha lido livros individuais sobre essas mulheres, eu estou animado para ver as conexões que Dreyer faz com as quatro.
4. The Ground of Love and Truth: Reflections on Thomas Merton's Relationship With the Woman Known as "M", da irmã beneditina Suzanne Zuercher (ACTA): Antes de morrer, em junho, Zuercher compartilhou seus conhecimentos sobre a relação controversa de Merton com uma enfermeira, identificada em seus diários como "M" (embora o nome completo da mulher tenha sido revelado em outros lugares). Estou curioso para ler sua visão sobre isso.
5. Ask the Beasts: Darwin and the God of Love, de Elizabeth A. Johnson (Bloomsbury Continuum): Ok, este livro de teologia pode não ser exatamente uma leitura de praia, mas ler sobre o mundo natural e a moralidade do cuidado ecológico pode ser algo perfeito para se levar pra perto de uma fogueira. Quem estiver interessado na intersecção entre ciência e religião deve ler esse livro.
6. Got Religion?: How Churches, Mosques and Synagogues Can Bring Young People Back, de Naomi Schaefer Riley (Templeton Press): Durante anos, eu escrevi sobre como a Igreja poderia trazer de volta a Geração X; agora outros autores estão fazendo o mesmo com os milenares. O jornalista judeu Riley analisa promissores modelos de grupos de sucesso a partir de uma variedade de tradições religiosas. Claro, eu estou particularmente interessado no capítulo sobre a Igreja Católica, chamado "Juntando-se ao Serviço: Como a Igreja Católica está formando uma nova geração de leigos para serem líderes espirituais".
7. Spiritual Leadership for Challenging Times: Presidential Addresses From the Leadership Conference of Women Religious, editado pela irmã Annmarie Sanders da congregação do Imaculado Coração de Maria (Orbis Books): Se uma coleção de discursos presidenciais não parece atrativa, então isso não pode ser dito sobre os discursos da LCWR. Essas palavras proféticas de 10 presidentes da LCWR revelam por que a atual investigação do Vaticano para o grupo é tolice.
8. A Homemade Year: The Blessings of Cooking, Crafting, and Coming Together, de Jerusalem Jackson Greer (Paráclito Press): Esse livro já tem um ano de idade, mas de alguma forma eu perdi a sua publicação. A blogueira e mãe Jackson Greer (www.jollygoodegal.com), que se descreve como "convertida litúrgica", combina seu amor pela culinária, artesanato e fé. Como uma companheira de maternidade, artesanato e às vezes culinária, estou sempre à procura de recursos para ajudar a minha família a celebrar as estações do ano.
9. Daring Greatly: How the Courage to Be Vulnerable Transforms the Way We Live, Love, Parent, and Lead, de Brené Brown (Gotham): Eu normalmente não sou uma fã de livros de "autoajuda", mas muita gente que eu respeito está falando sobre este livro. Professor de trabalho social e palestrante TED, Brown escreve sobre a importância da vulnerabilidade para a nossa própria vida, a vida de nossos filhos, nossos relacionamentos e até mesmo para a nossa fé. Brown é um cristão que retornou à Igreja mais tarde na vida e cita o que gosta do franciscano Pe. Richard Rohr. Eu acho que essa é uma mensagem que eu preciso ouvir.
10. Shotgun Lovesongs, de Nickolas Butler (Thomas Dunne Books): Nenhuma lista de leitura de férias estaria completa sem um romance, e este é recomendado pelo meu colega Don Phelps como parte dos livros da da lista de verão da biblioteca da Aurora University. Estou intrigado porque este romance de estréia acompanha a amizade de dois amigos durante duas décadas e o seu cenário é uma pequena cidade do Estado do Wisconsin, onde os meus pais cresceram. Phelps diz que a história é sobre "esperança, desgosto, perdão e cura".