Conselho Mundial de Igrejas (CMI) condena ataques militares contra o Irã

Foto: Javad Esmaeili/Unsplash

Mais Lidos

  • Observando em perspectiva crítica, o que está em jogo no aceleracionismo é quem define o ritmo das questões sociais, políticas e ambientais

    Aceleracionismo: a questão central do poder é a disputa de ritmos. Entrevista especial com Matheus Castelo Branco Dias

    LER MAIS
  • Entre a soberania, o neoextrativismo e as eleições 2026: o impasse do Brasil na geopolítica das terras raras. Artigo de Sérgio Botton Barcellos

    LER MAIS
  • Em decisão histórica, Senado rejeita nome de Messias ao STF

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

03 Março 2026

Antes da informação de que o líder do Irã, Ali Khamenei, morrera em ataque das forças dos Estados Unidos e de Israel, o secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), pastor Jerry Pillay, condenara, em nota oficial, os recentes ataques militares contra o Irã.

A informação é de Edelberto Behs.

“Essa perigosa espiral de violência coloca milhões de civis em risco imediato, mina a segurança regional e internacional, e ameaça a já frágil estabilidade econômica e social em todo o Oriente Médio. A intensificação das hostilidades põe vidas em perigo, interrompe infraestruturas essenciais e aprofunda o medo e a incerteza entre povos que já sofrem com instabilidade e conflitos prolongados”, expressa o líder ecumênico.

O CMI pede a imediata cessação de todas as ações militares, a proteção das populações civis, a retomada urgente do engajamento diplomático e do diálogo político, e esforços internacionais coordenados para evitar uma escalada ainda maior e restaurar a estabilidade.

A violência, sustenta Pillay, não garantirá o futuro da região, “somente a justiça, a responsabilização e o engajamento diplomático contínuo podem lançar as base para uma paz duradoura”.

Leia mais