O Papa Francisco conta à agência AP que em um caso de assédio sexual do Padre Rupnik "foi feito um acordo e paga uma indenização"

Foto: Vatican News

Mais Lidos

  • Comando Vermelho usa drones gigantes para transportar até 20 fuzis FAL ou AR-15 entre favelas no Rio

    LER MAIS
  • Viver em contínuo Pentecostes. Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • “Esse debate se torna ainda mais importante em um ano eleitoral, porque é fundamental assegurar que os resultados positivos no combate à fome sejam preservados, independentemente de qual governo esteja no poder, seja de direita, seja de esquerda ou centro”, afirma o especialista

    "Os dados mostram que o Brasil conseguiu retornar a um nível de insegurança alimentar semelhante ao registrado em 2014, ano em que o país saiu do mapa da fome da ONU". Entrevista especial com Lucas Moura

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

27 Janeiro 2023

Transcrição do espanhol pela Agência AP sobre a pergunta e resposta em relação ao caso do Padre Rupnik na entrevista de Nicole Winfield.

A transcrição foi publicada foi publicada por Il Sismógrafo, 26-01-2023. A tradução e de Luisa Rabolini.

Em um ponto de sua resposta sobre Rupnik, o Papa diz textualmente:

"Estavam em curso os trâmites por um caso que havia sido resolvido. Não sei como o caso foi resolvido, no sentido de um acordo comum. Acredito que foi paga uma indenização, mas não conheço claramente o acordo; no entanto, houve um acordo. Nesse ínterim, porém, estoura aquele de 25 ou 30 anos na Eslovênia. Ou seja, se espalha, a gente percebe que está diante de uma pessoa muito limitada, mas que às vezes é poderosa. Vocês veem os grandes ditadores que a humanidade teve e que fizeram tanto estrago, o fascismo, o nazismo, [pessoas] que eram limitadas, mas fizeram estragos. Não é uma limitação que os impede, é uma limitação que os torna delinquentes. E nisso ajuda muito distinguir entre pecado e crime. Os pecados são sempre perdoados. Somos todos pecadores. Mas o crime, sim eu te perdoo, mas você paga, você repara o crime. E isso tem que ser muito claro. Ops, te perdoo, não faça mais isso. Não não não! Agora repare e veja como reparar. E alguns devem deixar o estado clerical porque não podem continuar numa situação pastoral desse tipo."

Leia mais