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EUA. Quais são as chances de que os bispos elejam um presidente pró-Francisco esta semana?

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14 Novembro 2022

Dez candidatos à presidência da Conferência Episcopal, uma das que mais se opõem ao Papa.

A reportagem é de Jose Lorenzo, publicada por Religión Digital, 13-11-2022.

A mesma divisão social (e quase polarização) demonstrada pelos resultados recentes das eleições para o Congresso e o Senado nos Estados Unidos, é percebida na Igreja Católica, cujos bispos, reunidos de 14 a 17 de novembro em Baltimore, para sua assembleia plenária de outono, elege esta semana o novo presidente e vice-presidente que pastorearão seus 70 milhões de fiéis (quase 25% da população) espalhados por suas 195 dioceses.

Sabe-se que os Estados Unidos são uma das conferências episcopais mais resistentes ao pontificado de Francisco. Quando o arcebispo Jorge Mario Bergoglio se tornou Papa em março de 2013, os bispos americanos cumpriram parte dos deveres já cumpridos contra o flagelo dos abusos sexuais (embora, é preciso dizer, seu protocolo antiabuso pioneiro foi baseado em ações civis de milhões de dólares e denúncias jornalísticas), mas os pastores da potência ainda maior no planeta continuaram relutantes em aceitar uma abordagem mais pastoral do Vaticano II, defendida pelo Papa argentino, e para não falar de encíclicas como Laudato si', das quais dificilmente demonstram interesse em sua aplicação em um dos países mais poluentes do mundo.

Além disso, junto com a França, é o Episcopado que menos gostou do motu proprio Traditionis custodes, em que Francisco põe fim à missa tridentina, um desconforto que se espalhou até mesmo a muitos fiéis, como deram a conhecer através da síntese final do relatório feito durante a fase de escuta para o Sínodo de 2023.

Aborto e comunhão de políticos democratas

Um relatório final que também deixou clara a polarização e a divisão que existia não apenas entre os bispos, mas também entre as próprias bases devido à excessiva ideologização, como se viu tanto com a decisão da Suprema Corte que revogou a lei do aborto, quanto com a recusa de dar comunhão a políticos católicos pró-aborto, questão para a qual quiseram mesmo criar uma comissão episcopal para dar à luz uma nota, mas que finalmente, após a intervenção da Santa Sé, foi demitida, e cujo significado de porta-estandarte foi a Arcebispo de São Francisco, Salvatore J. Cordileone, que proibiu a democrata Nancy Pelosi, residente em sua arquidiocese, de comungar em sua jurisdição.

De fato, este pastor de origem italiana é um dos dez candidatos a presidir nos próximos três anos na Igreja dos Estados Unidos. Seu nome, como o dos outros nove, veio de uma lista proposta pelo grupo de bispos e a análise de seus nomes reflete que sua tendência mais conservadora é enviar uma mensagem de volta a Francisco.

Nenhum cardeal Francisco no “top ten”

Nenhum dos cardeais nomeados pelo Pontífice argentino aparece nessa lista. Não o cardeal de Boston Blase Joseph Cupich, vaiado em marchas pró-vida por defender alguns políticos democratas; nem Sean Patrick O'Malley, o cappuccino que foi pontifício em 2013, que se apoderou de uma arquidiocese de Boston falida por indenização por abuso, atual presidente da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores; nem é um dos mais entusiasmados defensores das reformas do papa, Robert E. McElroy, bispo de San Diego, uma diocese sufragânea da qual Cordileone é metropolitana.

E não o são, entre outras coisas, pela idade avançada (73 Cupich, que poderia muito bem escolher aos três anos, e 78 O'Malley), embora não seja o caso de McElroy, 68, cujo discurso favorável à recepção dos membros do coletivo LGTBI causa urticária no Arcebispo de São Francisco e em muitos de seus irmãos.

Em busca de personalidades fortes

Mas, para além da idade nestes casos, a falta de chapéus nos dez candidatos teria também a ver com a falta de interesse em dirigir uma assembleia muito dividida, parece que por vezes até fracturada , e com uma maioria de padres que eles alegam desconfiar de seus pastores .

Assim, se o que os quase 200 bispos norte-americanos procuram é um candidato de personalidade forte e sem remorsos, muito em voga no campo político, como ainda mostra a atração de Donald Trump, Cordileone é um dos seus candidatos.

Ao contrário dos grupos LGTBI, sua polêmica com a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, que, como já foi dito, foi proibida de comungar em sua diocese. No entanto, nenhuma resposta dela foi conhecida à notícia amplamente divulgada de que o político democrata havia recebido a comunhão sem problemas em uma paróquia romana durante uma recente viagem à Cidade Eterna, onde também visitou o Papa, que, não esqueçamos, é o bispo de Roma...

As cédulas do ex-secretário de Sodano

Em todo o caso, este defensor do rito tridentino parece até demasiado maduro para os seus pares, que se procurarem outro perfil com carácter, vão encontrá-lo no atual arcebispo militar e secretário da Conferência Episcopal, Timothy Broglio.

Ex-secretário do cardeal Sodano, sob cujo mandato como secretário de Estado de João Paulo II um véu espesso foi traçado sobre os casos então emergentes de abuso sexual, como o de Marcial Maciel, seu lençol de fobias não tem nada a invejar ao de Cordileone em relação à comunidade gay, e ainda mostrou sua convicção de que “a crise de abuso sexual por padres nos Estados Unidos está diretamente relacionada à homossexualidade”, quando não há estudos que sustentem a tese.

Em suma, não parece que este seja o perfil para o qual os bispos dos Estados Unidos estão inclinados, pois, além de resolver seus problemas em casa, eles também querem que o façam na Santa Sé, e não parece que eles têm muito campo no momento ...

Nesse sentido, um candidato que seria bem visto em Roma é Paul Etienne, arcebispo de Seattle, arquidiocese que cresceu muito graças às suas comunidades latinas asiáticas, promotor ativo do cuidado da Criação na linha Laudato si' e defensora da vida, mas não apenas de uma perspectiva anti-aborto, mas de uma ética da vida como um todo, de uma preocupação com a atitude mais ampla da sociedade sobre o respeito à vida humana.

Dois bispos que favoreceriam o consenso

Mais conservadores que Etienne, mas que poderiam ajudar a remendar a unidade em ruínas, são os arcebispos de Brownsville, Daniel Flores, e o arcebispo de Baltimore, William Lori, ambos relutantes em mergulhar na poça das guerras culturais tão em voga ultimamente, revisionismo, e capaz de trabalhar a favor do consenso e da unidade perdida.

Flores, nascido no Texas de pais mexicanos, é considerado, aos 61 anos, um dos bispos mais preparados e aquele que mais desperta o interesse dos analistas. Grande comunicador, atualmente encarregado da Doutrina da Fé, compreende o magistério do Papa Francisco porque, em parte, se baseou no mesmo corpus teológico latino-americano, desempenhou solidamente seu papel de coordenador da fase diocesana da escuta sinodal e tem uma posição muito clara sobre duas questões espinhosas que dividem o país: controle de armas e direitos dos imigrantes.

Haverá uma capa?

Também não está descartado que o arcebispo de San Antonio, Gustavo García-Siller, nascido no México, mas cuja crítica a Trump não parece servir de apresentação como candidato consensual, possa surpreender nas eleições episcopais, como apontou o National Catholic Reporter.

E os especialistas também têm entre seus candidatos a levar em conta o arcebispo de Oklahoma City, Paul Coakley, que pode ser o azarão que esta semana substitui o arcebispo de Los Angeles, José Gómez, o primeiro latino a ocupar o cargo de presidente da Episcopado dos Estados Unidos. Três anos que foram mais marcados por controvérsias do que por atenção e cuidado pastoral aos fiéis católicos em um país onde o cristianismo pode deixar de ser a maioria em 50 anos.

Leia mais

  • EUA. A assembleia da Conferência dos Bispos dos EUA na próxima semana pode mostrar as fortes divisões do catolicismo no país
  • EUA: Mais da metade dos padres não confia em seus bispos
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  • Razões pelas quais o Ensino Social Católico não é suficiente para unir a Igreja dos EUA
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  • EUA. Bispos conversam abertamente com teólogos leigos sobre o Papa Francisco, a Igreja e o Vaticano II
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