• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Consumo Insustentável: Sustentabilidade de Marketing no Mercado Globalizado Pós-Coronavírus (Covid-19)

Mais Lidos

  • Segundo a ministra-presidente do Supremo Tribunal Militar, o país necessita de vigilância constante

    “O Brasil tem uma tradição autoritária, com surtos de liberalidade”. Entrevista especial com Maria Elizabeth Rocha

    LER MAIS
  • Carta aberta ao Papa Leão XIV: “Chegou a hora de derrubar muros”

    LER MAIS
  • Gaza. “Não há precedentes. Falta leite para os recém-nascidos. O mundo deve intervir”. Entrevista com Amjad Shawa

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

09 Abril 2020

"A análise deste relatório demonstrou claramente a insustentável natureza dos padrões de desenvolvimento existentes, produção e consumo. No debate que seguiu a publicação deste relatório alguns difamaram a disciplina de marketing diante de seu papel de estimular níveis insustentáveis de consumo e direcionar o crescimento do consumo global, enquanto outros focaram no potencial e contribuição do marketing para algumas soluções", escrevem José Austerliano Rodrigues, Doutor em Marketing Sustentável pela UFRJ, especialista em sustentabilidade e professor, e José Rodrigues Filho, professor da UFPB, concluindo pesquisa sobre Sustentabilidade e Tecnologia de Informação em Saúde, já publicada no Canadá, foi professor visitante na DeGroote Business School, McMaster University, Canadá, e pesquisador nas Universidades de Harvard e na Johns Hopkins University, em artigo publicado por EcoDebate, 08-04-2020.

Eis o artigo.

Já foi indagado se o consumo é a mãe de todas as questões ecológicas. Recentemente, até o Papa Francisco entrou no debate político ambiental, exortando ações rápidas dos governantes mundiais para ouvir o choro da Terra e dos pobres, afirmando, ainda, que podemos muito bem estar deixando para gerações futuras os destroços, a desolação e a sujeira ou imundice. Para o Papa Francisco, os níveis de consumo, desperdícios e mudanças ambientais esticaram a capacidade do planeta de tal forma que o nosso estilo de vida contemporâneo, insustentável como está, só pode precipitar catástrofes. Para o Papa, o pecado ecológico é devido à ganância humana.

Durante os últimos 50 anos pesquisas sobre meio ambiente e consumo, responsabilidade social ou consumo sustentável progrediram em descrever os problemas com a atual pesquisa de marketing e as práticas de consumo, recomendando e analisando enfoques para resolvê-las. Por exemplo, pesquisas anteriores investigaram o consumo ético, comportamentos, marketing ecológico e social, marketing verde e uma variedade de enfoques de políticas públicas destinados a resolver estes problemas. Os danos causados pelo consumo são amplamente não intencionais, o que significa que os meios informacionais e educacionais sozinhos não produzem as mudanças necessárias. Precisam ser implementados em conjunto com profundas mudanças estruturais.

Apesar de todos os trabalhos conduzidos na academia, pelos governos, organizações não governamentais e pela comunidade e de negócios para compreender e mudar as práticas de consumo insustentável, tais práticas persistem e estão sendo ampliadas pelo crescimento continuado da economia global. Portanto, os problemas relacionados com o consumo insustentável estão crescendo e os enfoques para tratar deles devem tornar-se mais intencional, compreensivo e sistemático.

Em consequência da corrida mundial de consumo, os recursos naturais estão sendo extraídos a uma taxa que é 50% mais elevada do que 30 anos atrás (World watch Institute 2010). Assim sendo, os intensivos estilos de vida consumistas e a produção exigidos para alcançar as demandas dos consumidores puxaram as emissões de CO2 para quadruplicar durante os últimos 50 anos (United Nations Development Programme, 1998). Portanto, torna-se imperativo tentar encontrar novas formas de se pensar sobre consumo, novas políticas, e novos modelos de negócios que venham alcançar uma sustentabilidade global. Contudo, a questão é como reduzir consumo num contexto onde à busca de crescimento e maximização de lucros gera uma cultura de se ter e se desejar cada vez mais objetos materiais.

Por outro lado, o Relatório Bruntland “Our Common Futures” (WCED, 1987), publicado há mais de 20 anos trouxe o conceito de desenvolvimento sustentável para o pensamento dominante de políticas e negócios. A análise deste relatório demonstrou claramente a insustentável natureza dos padrões de desenvolvimento existentes, produção e consumo. No debate que seguiu a publicação deste relatório alguns difamaram a disciplina de marketing diante de seu papel de estimular níveis insustentáveis de consumo e direcionar o crescimento do consumo global, enquanto outros focaram no potencial e contribuição do marketing para algumas soluções.

Leia mais

  • Consumismo, pesadelo sem fim?
  • “O consumismo ameaça tornar a Terra uma enorme pilha de escombros e deserto”, adverte Francisco
  • 8M, uma data também para questionar o modelo de consumo
  • Terra limpa ou consumismo
  • Padrão de consumo atual dos ricos é insustentável para o planeta, explica Pochmann
  • Menos consumo e adeus ao fast luxury, assim a geração Greta direciona a moda para a sustentabilidade
  • “Ecologia: Grito da Terra, Grito dos Pobres”. Uma resenha
  • Papa Francisco pede que jovens 'ousem e nadem contra a corrente' do consumo
  • Reduzindo o desperdício: a 'cultura do descarte' no centro das atenções pela redução do uso de plástico no Dia da Terra
  • Assim a sociedade de consumo destrói a biodiversidade do planeta
  • O que é “pecado ecológico”?
  • "Quem realmente está preocupado com o consumo pode ver na crise uma alternativa para fazer diferente". Entrevista especial com André Lacombe
  • Quando o consumo degrada o meio ambiente
  • O desafio da produção e do consumo sustentáveis
  • Consumismo é maior ameaça à sustentabilidade
  • Planeta precisa que mudemos nosso padrão de consumo, artigo de Achim Steiner
  • Paul Singer diz que ‘competição’ pelo consumo é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável
  • O desenvolvimento sustentável é um oximoro
  • O bezerro de ouro atual: o consumismo como religião
  • Depois do consumismo, o quê?
  • Adeus ao consumismo?
  • Nove dicas para evitar o consumismo infantil
  • Cenários pós-coronavírus: da ‘tecnologia civil’ à economia contributiva
  • O mundo pós-pandemia. Artigo de Raúl Zibechi
  • Alternativas para uma economia pós-coronavírus
  • Coronavírus: Qual a relação do meio ambiente com a pandemia? Artigo de Bernardo Egas
  • “O coronavírus está diretamente vinculado à saúde do planeta”. Entrevista com Juan Carlos del Olmo
  • ONU: Mudança climática provoca aumento de mortes, doenças e fome no planeta
  • Pobre Planeta: os humanos estão explorando 100 bilhões de toneladas de riqueza ao ano, artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • Poderá Francisco salvar a Economia e o planeta?

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados