Por: Jonas | 08 Abril 2013
Desde sexta-feira, dia 5, até a próxima terça-feira, dia 9 de abril, acontece em Santiago, no Chile, um congresso dedicado a aprofundar a ação da Igreja em torno da problemática dos abusos sexuais nas comunidades eclesiais, a cargo do sacerdote e psicólogo jesuíta Hans Zollner, vice-reitor acadêmico da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, segundo assinalou a agência Aica. Sob o tema “A crise do abuso sexual”, foram abordados subtemas como “Pedofilia: identificação, reação e reparação”, e “Como proceder diante de situações suspeitas”, entre outros.
A reportagem é publicada no sítio Vatican Insider, 07-04-2013. A tradução é do Cepat.
Organizado pelas Paulinas Otec, em colaboração com o Conselho Nacional da Prevenção de Abusos de Menores do episcopado chileno e da Conferência de Religiosos do Chile (Conferre), a atividade terminará na terça-feira, 9 de abril. Durante as duas primeiras jornadas, houve um ciclo de conferências sobre a prevenção dos abusos de menores, conduzido pelo padre Zollner, e assistido pelo arcebispo de Santiago, dom Ricardo Ezzat. Sob o tema “A crise do abuso sexual”, foram abordados subtemas como “Pedofilia: identificação, reação e reparação”, e “Como proceder diante de situações suspeitas”.
Na segunda-feira, 8 de abril, o ciclo se dirigirá a formadores de seminários diocesanos e de congregações religiosas. As exposições acontecem na casa de retiros de Schoenstatt e tratam sobre “A formação permanente na dimensão afetivo-sexual de sacerdotes e consagrados/consagradas” e “A prevenção do abuso em suas diversas formas: critérios de seleção e admissão”. Na terça-feira, 9 de abril, o ciclo será destinado para psicólogos e equipes de prevenção.
Durante o encontro, lançou-se o livro “Por una cultura de la prevención del abuso de menores”, da irmã Claudia Peña y Lillo, religiosa da Congregação das Filhas de São Paulo (Paulinas). A autora é licenciada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e, desde 1986, realiza práticas em Psicologia Clínica, dedicando-se exclusivamente às pessoas consagradas.
Paralelamente, na Universidade Católica de Santiago, acontecerá o 2º Seminário Internacional de Comunicação da Igreja, organizado em conjunto com DuocUC e a Conferência Episcopal. Participará como convidado de honra o prefeito do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, dom Claudio Maria Celli, que fará uma conferência sobre “A Comunicação e o Concílio Vaticano II: Pode ser atual um Concílio ocorrido há 50 anos?”. Evento e reflexão importantes, quando se considera que dentro de poucos meses acontecerá a próxima Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em que os novos meios de comunicação terão, certamente, um papel importantíssimo.
O reitor desta casa de estudos, Ignacio Sánchez, continua estreitando os laços internacionais da Universidade Católica. Na semana passada, a máxima autoridade da UC se reuniu no Vaticano com o cardeal Zenon Grocholewski, prefeito da Congregação para a Educação Católica; dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais; e com o cardeal Vincenzo Paglia, presidente do Conselho Pontifício para a Família.
Além disso, visitou a Pontifícia Universidade da Santa Cruz, onde teve um encontro com o seu reitor, o professor Luis Romera, que também é o presidente da Federação de Universidades Pontifícias de Roma. Esta agrupa nove instituições e, no próximo mês de agosto, ambos assinarão um convênio de colaboração orientado a realizar intercâmbio de acadêmicos.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Chile. Igreja, comunicação e luta contra a pedofilia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU