• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Uma base para a esperança futura

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

07 Outubro 2023

"Pode o ensinamento da Igreja em uma questão importante de fé e moral se desenvolver e mudar?"

O artigo é de Brian Flanagan, teólogo, publicado por New Ways Ministry, 04-10-2023.

O texto a seguir analisa a resposta do Papa Francisco às dubia de cinco cardeais. O documento abre espaço para a bênção de casais do mesmo sexo em contextos pastorais limitados. 

Eis o artigo. 

Muitas das notícias de segunda-feira sobre a resposta do Papa Francisco a cinco dubia ou dúvidas formuladas na forma de perguntas centraram-se, corretamente, na abertura que essa resposta sugeria para possivelmente abençoar pessoas em relacionamentos do mesmo sexo. E, no entanto, por mais importante que essa abertura seja para o futuro imediato dos católicos LGBTQ+, a parte mais importante das respostas divulgadas na segunda-feira sobre o futuro lugar das pessoas LGBTQ+ na Igreja Católica não menciona, de forma alguma, as questões LGBTQ+, mesmo que implícitos: nomeadamente, quando o papa aborda algumas questões teológicas e eclesiológicas importantes sobre o desenvolvimento do ensino da Igreja, ele enfatiza fortemente a possibilidade de desenvolvimento da doutrina de uma forma que forneça uma base para um maior desenvolvimento do ensino da Igreja sobre as pessoas LGBTQ+ e os nossos relacionamentos.

Enquanto os cardeais tentam prender o Papa Francisco entre duas opções binárias numa questão sobre “a afirmação de que devemos reinterpretar a Revelação Divina de acordo com as mudanças culturais e antropológicas em voga”, eles perguntam:

“Depois das declarações de alguns Bispos, que não foram corrigidas nem retratadas, pergunta-se se na Igreja a Revelação Divina deve ser reinterpretada de acordo com as mudanças culturais do nosso tempo e de acordo com a nova visão antropológica que essas mudanças promovem; ou se a Revelação Divina é obrigatória para sempre, imutável e, portanto, não deve ser contradita…”

Frases como “mudanças culturais e antropológicas em voga”, “mudanças culturais do nosso tempo”, “nova visão antropológica” implicam que as questões da sexualidade e do gênero estão provavelmente na vanguarda das mentes dos questionadores.

A resposta do papa reafirma vigorosamente o ensinamento do Concílio Vaticano II de que a compreensão da Igreja sobre a Revelação Divina nas Escrituras pode “amadurecer” (cf. Dei Verbum 12), que a Igreja pode se esforçar “para alcançar uma compreensão cada vez mais profunda das Sagradas Escrituras” (Dei Verbum 23) e que, se a Igreja pode amadurecer na sua compreensão das Escrituras, também pode amadurecer na sua compreensão do seu próprio ensino magisterial. O Papa escreve: “Portanto, embora seja verdade que a Revelação Divina é imutável e sempre vinculativa, a Igreja deve ser humilde e reconhecer que nunca esgota a sua riqueza insondável e precisa crescer na sua compreensão”.

Desta forma, o papa enfatiza que, embora a Palavra de Deus encontrada nas Escrituras e na Tradição seja divinamente revelada, os próprios intérpretes dessa Palavra não são divinos. E assim “tanto os textos da Escritura como os testemunhos da Tradição requerem interpretação para distinguir a sua substância perene do condicionamento cultural”. Ele dá como exemplo a mudança na forma como a Igreja compreendeu a escravatura e como essa mudança exigiu a reinterpretação tanto dos textos bíblicos como das suas próprias declarações magisteriais anteriores. “Esta não é uma questão menor”, ​​escreve ele, “dada a sua íntima ligação com a verdade perene da dignidade inalienável da pessoa humana. Esses textos precisam de interpretação”.

É aqui que estas questões deixam de ser uma questão de especulação teórica entre alguns teólogos nerds (culpados conforme a acusação) e passam a ter implicações importantes para a vida da Igreja. Isto também está, em minha opinião, no cerne da oposição eclesial e teológica à visão do Papa Francisco para a Igreja, ao Sínodo sobre a Sinodalidade e às iniciativas para ouvir melhor as experiências dos católicos LGBTQ+: pode o ensinamento da Igreja em uma questão importante de fé e moral se desenvolver e mudar?

Quanto às questões LGBTQ+, tal desenvolvimento pode derivar não apenas ou mesmo principalmente de “mudanças culturais e antropológicas em voga”, mas de uma maior compreensão do ensinamento da Igreja sobre “a dignidade inalienável da pessoa humana” no telos do ser humano, nos propósitos da sexualidade e na graça dos corpos de gênero. Se a Igreja, dentro do que o Papa Francisco chama de “o contexto rico e harmonioso de toda a Revelação”, pôde reinterpretar radicalmente as passagens das Escrituras e o ensino tradicional sobre a legitimidade da escravidão, “que não é uma questão menor”, ​​então a porta estará aberta para questões cruciais, para o diálogo cuidadoso sobre o papel de LGBTQ+ no mundo e na Igreja de hoje. [1]

Os cardeais que escreveram as dubia reconhecem isto com razão, e é por isso que esta questão é a base para outras questões sobre as pessoas LGBTQ+, o papel das mulheres na Igreja e a sinodalidade de forma mais ampla. A compreensão do Papa sobre o ofício docente expressa nas suas respostas a esta pergunta me dá esperança no tratamento dado pelo Sínodo sobre a Sinodalidade às questões LGBTQ+ e na aceitação a longo prazo das pessoas LGBTQ+ e das nossas relações na Igreja Católica.

Nota:

[1] Tal argumento em relação às Escrituras, tradição e questões LGBTQ+ foi recentemente apresentado, magistralmente como sempre, por Elizabeth Johnson em Outreach.

Leia mais 

  • O Sínodo e as dubia dos cardeais
  • Papa responde às “dubia” de cinco cardeais
  • Juan Masiá, antes das ‘dubia’: o catolicismo conservador não digere evolução
  • As respostas aos “dubia” e ao fim do “dispositivo de bloqueio”. Artigo de Andrea Grillo
  • Papa Francisco expressa abertura às bênçãos do mesmo sexo em resposta aos críticos dos cardeais
  • “Não uma Igreja rígida – uma alfândega –, que se arma contra o mundo e olha para trás. Não uma Igreja tépida, que se rende às modas do mundo. Não uma Igreja cansada, fechada em si mesma”. Papa Francisco na abertura do Sínodo sobre a Sinodalidade
  • O Sínodo e a mídia. Artigo de Massimo Faggioli
  • Cardeal Steiner: “Nós que somos da Amazônia estamos acostumados com uma Igreja sinodal”
  • O Papa aos conservadores: “Deve ser dada a comunhão aos divorciados recasados”
  • É um Sínodo!
  • “A Igreja pode oferecer respostas evangélicas que já não são conhecidas.” Entrevista com o cardeal François Bustillo
  • Sínodo 2021-2024: dar pernas ao Concílio
  • Para este Sínodo, Francisco aposta em murmúrios em vez de megafones
  • Rumo a uma assembleia sinodal “a portas fechadas”?
  • O Papa: o Sínodo, não uma alfândega, mas uma experiência de Igreja hospitaleira
  • Francisco adverte os padres sinodais que não quer “batalhas ideológicas” ou polarizações
  • Tagle sobre o Sínodo: “Esperamos que ninguém invoque o fogo do céu para consumir aqueles que diferem!”
  • Vaticano. Tudo a postos para receber participantes, em Sínodo sem papel e com espaço inédito
  • Processo sinodal à prova do código. Parte 2. Artigo de Andrea Grillo
  • Sínodo da Sinodalidade. Buscando a verdade pelos olhos de Jesus
  • Rumo a uma assembleia sinodal “a portas fechadas”?
  • Que uma nova vida surja da confusão deste processo sinodal. Editorial de National Catholic Reporter
  • Processo sinodal à prova do código. Artigo de Pierluigi Consorti
  • O sínodo secreto que está ocorrendo em Roma. Artigo de Phyllis Zagano
  • Mulheres e Sínodo: se o melhor é inimigo do bem. Artigo de Anita Prati
  • Juntos, os cristãos confiam ao Espírito um Sínodo para um novo modo de ser Igreja
  • Novos cardeais têm grandes esperanças no Sínodo sobre a Sinodalidade
  • Sinodalidade significa deixar de lado noções preconcebidas. Entrevista com Jos Moons
  • Sínodo 2021-2024: Vaticano divulga elenco de participantes na Assembleia de outubro, com número recorde de mulheres
  • Irmã Becquart: uma Igreja sinodal, única forma para transmitir a fé hoje
  • O papa decide dar o voto às mulheres e aos leigos no Sínodo, brechas no muro do clericalismo

Notícias relacionadas

  • Operação Gutiérrez

    O "pai nobre" da Teologia da Libertação foi valorizado por ocasião de uma apresentação oficial do livro do Papa Ratzinger sob[...]

    LER MAIS
  • “A teologia do povo na Argentina: tudo começou em Petrópolis”. Artigo de Juan Carlos Scannone

    LER MAIS
  • Pobreza da e na Igreja: o Concílio hoje

    Às vezes, entre o noticiário cotidiano e um livro de história, criam-se conexões altamente significativas. Isso aconteceu comi[...]

    LER MAIS
  • Pluralismo religioso: desafio para a teologia do século XXI

    "A teologia do século XXI encontra-se diante de um desafio fundamental que pode ser traduzido como a acolhida do pluralismo relig[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados