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Que uma nova vida surja da confusão deste processo sinodal. Editorial de National Catholic Reporter

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03 Outubro 2023

  • "Francisco chegou ao papado como um clérigo muito diferente da maioria dos seus antecessores. Ele veio com novos olhos, capazes de enxergar um caminho que um Espírito paciente apontava há décadas".

  • “Embora uma apologética ultrapassada nos faça acreditar o contrário, o papado mudou e está mudando”.

  • A mudança não precisa ameaçar a riqueza da história e da tradição católica. Pelo contrário, pode significar uma Igreja viva e vibrante.

A seguir, reproduzimos o editorial do National Catholic Reporter, 03-10-2023.

Eis o editorial.

O Sínodo sobre a Sinodalidade tem um nome estranho, expressando uma realidade que é levemente modelada no passado, enquanto no presente é descrita como uma jornada, um processo em formação, mesmo enquanto está sendo usado.

O processo em si é massivo, de âmbito global e exaustivo na sua tentativa de ouvir as vozes de todos os quadrantes, pelo menos no início, sem julgamento ou filtros. Não é surpresa, portanto, que seja confuso e prometa apenas ficar ainda mais confuso antes que a clareza surja. É compreensivelmente chocante para aqueles que foram instruídos acreditar que a Igreja é imutável, que certos “ensinamentos morais” definidos no catecismo estão além da mudança, que tradição significa estagnação e que unidade se traduz em uniformidade.

Então, o que o Papa Francisco está fazendo? Por que agora?

Francisco não foi formado dentro da cultura hierárquica estreita e muitas vezes esmagadora da camada Norte. Ele alcançou uma posição de autoridade através do cadinho dos confrontos definidores da hierarquia latino-americana com a eclesiologia histórica. Em todo o continente, como mostram os seus documentos, os líderes religiosos em grande parte da América Latina passaram a compreender-se em relação aos mais pobres entre os pobres e aos mais marginalizados.

Francisco chegou assim ao papado como um clérigo muito diferente da maioria dos seus antecessores. Ele veio com novos olhos, capazes de enxergar um caminho que um Espírito paciente apontava há décadas.

Peter Hebblethwaite, um vaticanólogo singular do século passado, observou, no seu livro O ano dos três papas, que 1978, aquela época de turbulência eclesial incomum em Roma, refletiu as pressões, ansiedades e alguns dos sonhos do fim do século XX. “A Igreja e o mundo não ficam parados”, escreveu ele. “Embora uma apologética ultrapassada nos faça acreditar o contrário, o papado mudou e está mudando”.

A mudança não precisa ameaçar a riqueza da história e da tradição católica. Pelo contrário, pode significar uma Igreja viva e vibrante.

Aqueles que representam polos opostos quando se trata de opiniões sobre o Sínodo – aqueles que desejam destruí-lo, na pior das hipóteses, e aqueles que desejam pressionar por graus de mudança provavelmente além do possível – dominarão os ciclos de notícias. Eles sempre fazem isso.

É, no entanto, errado considerá-los igualmente prejudiciais à sinodalidade. No arco da história que atravessa o Concílio Vaticano II de 1962-1965 e atravessa o atual Sínodo, não foram aqueles que levantam questões e defendem a mudança que foram declarados heréticos. Muito pelo contrário.

Embora os dois papados anteriores possam ter criado condições infernais para os teólogos e outros pensadores e questionadores na Igreja, foram, no entanto, aqueles que desejaram regredir que foram formalmente excomungados.

Os lefebvrianos podem ter sido reduzidos por esse ato a uma seita irrelevante, mas a resistência febril à mudança que representavam transformou-se em inúmeras formas e expressões. Uma das formas mais agressivas, uma espécie de fundamentalismo católico envolto em ideologia política e econômica, emergiu entre a ala direita da Igreja dos EUA. A resistência, entretanto, serve para destacar a necessidade de uma nova direção.

As coisas mudam.

 

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