Papa Francisco aos jornalistas: “continuem a iluminar o flagelo dos abusos para erradicar este mal profundo”

Foto: unsplash

Mais Lidos

  • Esquizofrenia criativa: o clericalismo perigoso. Artigo de Marcos Aurélio Trindade

    LER MAIS
  • O primeiro turno das eleições presidenciais resolveu a disputa interna da direita em favor de José Antonio Kast, que, com o apoio das facções radical e moderada (Johannes Kaiser e Evelyn Matthei), inicia com vantagem a corrida para La Moneda, onde enfrentará a candidata de esquerda, Jeannete Jara.

    Significados da curva à direita chilena. Entrevista com Tomás Leighton

    LER MAIS
  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

19 Abril 2023

Um encorajamento para "continuar o seu trabalho com abertura e integridade a serviço da verdade". O Papa Francisco lançou-o aos jornalistas enviando uma mensagem aos jornalistas reunidos hoje em Roma para um encontro intitulado "Das trevas à luz: uma discussão aprofundada sobre o jornalismo e seu papel em relação ao abuso sexual na Igreja" promovido pela Associação Internacional de Jornalistas credenciados no Vaticano (Aigav), em colaboração com o Instituto de Antropologia da Pontifícia Universidade Gregoriana.

A reportagem é publicada por Agência SIR, 18-04-2023.

Na mensagem escrita pelo Cardeal Secretário de Estado do Vaticano, card. Pietro Parolin, e dirigida ao padre Hans Zollner, diretor do Instituto, lemos que o Papa Francisco "confidencia que suas discussões e experiências compartilhadas envolvendo jornalistas, sobreviventes e especialistas ajudarão a lançar mais luz sobre o flagelo dos abusos e a promover uma cooperação efetiva dentro da Igreja e da sociedade em geral, a fim de erradicar este mal profundo".

O Santo Padre expressa então “sua gratidão pelos esforços contínuos feitos para promover a transparência, restaurar a dignidade e a esperança aos sobreviventes de abusos e garantir o bem-estar de todos os filhos de Deus”. A reunião de hoje contou com a presença de D. Charles J. Scicluna, arcebispo de Malta e secretário adjunto do Dicastério para a Doutrina da Fé; Brian Devlin, sobrevivente, Tina Campbell, Consultora Internacional de Salvaguarda, e Padre Davide Cito, especialista em Direito Penal Canônico.

O encontro foi promovido por ocasião do 20º aniversário do Prêmio Pulitzer concedido em 2003 a jornalistas da equipe "Spotlight" do Boston Globe por terem descoberto décadas de abuso sexual de menores por membros do clero da arquidiocese de Boston. Vinte anos depois desse histórico trabalho, o encontro procurou refletir sobre em que estágio se encontra a Igreja Católica em seu compromisso de proteger e proteger as crianças e pessoas vulneráveis ​​e que contribuições têm dado os jornalistas para trazer à tona as responsabilidades.

Leia mais