• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O lastro da "papolatria". Artigo de Jesús Martínez Gordo

Mais Lidos

  • O consenso cresceu como uma onda: "Mais de cem votos para Prévost no Conclave"

    LER MAIS
  • A brilhante jogada do Conclave: o Papa Leão XIV é uma escolha à altura da tarefa da situação geopolítica. Artigo de Marco Politi

    LER MAIS
  • Prevost, o Papa 'peruano': missionário e político

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

12 Setembro 2022

 

"Ao contrário de seus predecessores, Francisco não apenas tornou essa escuta obrigatória e não puramente facultativa, mas também iniciou um processo sinodal para enfrentar a questão de como deveria ser uma Igreja verdadeiramente sinodal. Trata-se, realisticamente, de imaginar e implementar mecanismos que tornem credível essa imagem da Igreja vista como uma pirâmide invertida", escreve o teólogo basco Jesús Martínez Gordo, em artigo publicado por Settimana News, 10-09-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.

 

Eis o artigo.

 

A celebração de um consistório de cardeais em Roma nos dias 29 e 30 de agosto provocou muitos rumores sobre se, na realidade, estivéssemos presenciando algum tipo de ensaio geral, antes de um encontro em que - em breve - o sucessor de Francisco poderia ser eleito.

 

Por que a reforma da cúria

 

Para além dessa e de outras especulações, creio que essa convocação foi - por parte do Papa Francisco - uma espécie de "prestação de contas" perante a instituição que, escolhendo-o para essa responsabilidade em março de 2013, o encarregou de uma profunda reforma da cúria vaticana.

 

Os "bem informados" argumentam que os cardeais da época lhe haviam confiado essa tarefa não só pelas lutas - internas e notórias - entre as diferentes facções ou pela entrega de notícias e informações sensíveis à imprensa, mas também porque, durante os pontificados de João Paulo II e Bento XVI, a cúria havia constituído um diafragma entre o papa e os demais católicos.

 

E o fazia à sombra de uma releitura que - propiciada pelos dois sucessores de Pedro acima mencionados - não só dava ensejo, entre outros excessos, a um exercício de autoridade excessivamente unipessoal, mas também favorecia atitudes e comportamentos “papolátricos”.

 

Nada a ver com o que foi aprovado pelo Vaticano II quando afirma que o "poder supremo sobre a Igreja universal" é exercido pelo colégio dos bispos com o papa, reunidos em concílio ou dispersos pelo mundo (LG 22). Portanto, o exercício do poder não é exercido nem apenas pelo papa, nem apenas pelos bispos (e, muito menos, pela cúria), mas em conjunto.

 

A sempre espinhosa questão do poder na Igreja reaparecia. Os cardeais, mais atentos aos sintomas do que à causa do problema, confiaram-lhe a tarefa de uma profunda reforma da cúria para que deixasse de atuar como diafragma na relação - constitutiva - que existe entre o papa, a bispos e, por extensão, com todos os católicos.

 

Acredito que foi isso que Francisco fez – após nove anos de trabalho – ao convocar e celebrar este Consistório: “missão cumprida”, disse a eles.

 

Mas nestes anos de amadurecimento da reforma, surgiram várias questões relativas ao exercício do poder na Igreja. Vou considerar duas delas.

 

De baixo para cima

 

A primeira, ligada à necessidade - para usar a expressão do Papa Bergoglio - de uma "conversão do papado" que levasse a um exercício do mesmo "de baixo para cima", ou seja, tomar decisões ouvindo os envolvidos diretamente. Foi o que expressou no Sínodo dos Bispos de 2015, imaginando a Igreja como uma "pirâmide invertida".

 

Mas é uma "conversão" que mostrou seus limites, como vimos após o término do Sínodo sobre a Amazônia.

 

Foi então possível verificar que essa “conversão”, além de passar por um vasto processo de escuta, ainda necessitava de uma reorganização mais policêntrica da autoridade pontifícia. Pessoalmente, considero que isso possa ser feito prolongando a experiência - quase bimilenar, em alguns casos - dos mais de trinta ritos existentes hoje e tendo presente a máxima de Santo Agostinho: "unidade no que é fundamental, liberdade no que é questionável e em tudo caridade".

 

Qual sinodalidade?

 

A segunda questão refere-se à participação no governo e no magistério eclesial dos cerca de 1.400 milhões de católicos que – como também proclama o Vaticano II – “são infalíveis quando creem”. Essa participação ocorre se forem consultados sobre questões substanciais e antes de uma decisão ser tomada.

 

Ao contrário de seus predecessores, Francisco não apenas tornou essa escuta obrigatória e não puramente facultativa, mas também iniciou um processo sinodal para enfrentar a questão de como deveria ser uma Igreja verdadeiramente sinodal. Trata-se, realisticamente, de imaginar e implementar mecanismos que tornem credível essa imagem da Igreja vista como uma pirâmide invertida.

 

Esse é o problema que está em jogo desde o ano passado e que culminará em outubro de 2023, quando se celebrará em Roma o Sínodo Mundial dos Bispos, após um longo processo de escuta, diálogo e formulação de propostas.

 

Então veremos qual sinodalidade se pretende realizar: aquela que está se desenvolvendo nas Igrejas latino-americanas (consulta do povo, debate e decisão dos bispos, com a ajuda dos teólogos) ou aquela implementada nos Estados Unidos, no imediato pós-concílio: ter documentos que, depois de enviados à base para serem estudados ou para propor emendas, são aprovados (ou não) pela Conferência Episcopal.

 

Saberemos se esta última é a sinodalidade em jogo quando, após a reunião dos bispos em outubro do próximo ano, for enviada a todas as dioceses do mundo - como declarou há pouco tempo o card. Mario Grech, secretário-geral do Sínodo - o que foi debatido e aprovado na assembleia episcopal para leitura e para receber eventuais emendas das dioceses de todo o mundo, antes de apresentar o texto definitivo a Francisco para que o ratifique, se julgar oportuno.

 

Terminado o tempo da primeira consulta, resta esperar sem dar peso aos rumores.

 

Leia mais

 

  • Francisco, a voz da dissidência. Artigo de Jesús Martínez Gordo
  • Jesús Martínez Gordo: “Francisco é o primeiro Papa que leva a sério que isso da Igreja não é só uma questão de padres, religiosos e bispos”
  • Sínodo e hierarquia. Artigo de Jesús Martínez Gordo
  • Traditionis custodes: “Deixo você discernir”, diz Francisco ao abade de Solesmes
  • Doutrina e prática pastoral no pontificado do Papa Francisco. Artigo de Massimo Faggioli
  • Papa Francisco e o paradoxo do Concílio
  • Arcebispo de Milão fala sobre as polêmicas suscitadas por sua saudação ao novo cardeal
  • "Humanae vitae" sob cerco. O Cardeal Müller a defende e contra-ataca
  • Sobre o consistório dos cardeais
  • Cardeal Brandmüller acusa Francisco de “calar a boca” dos críticos e sugere como evitar um novo papa vindo das periferias
  • Sinodalidade: o risco da retórica. Artigo de Flavio Lazzarin
  • “Na sinodalidade sou a favor da ‘política das três pes’: paciência, perseverança e presença”. Entrevista com Dom Luis Marín
  • Críticas conservadoras à sinodalidade sugerem que o processo do Papa Francisco pode estar funcionando
  • Sinodalidade: todos somos aprendizes. Artigo de Marcello Neri
  • Sinodalidade e o entrave da cultura patriarcal. Artigo de Ivone Gebara
  • A reforma da Cúria do Papa Francisco: um novo conceito de poder?
  • A opção do Papa Francisco: nenhuma mediação e, portanto, uso dos verdadeiros “poderes” da Igreja, oração e verdade
  • Sínodo: qual gestão do poder deve haver na Igreja? Parte 1. Artigo de Gilberto Borghi
  • Sínodo: qual gestão do poder deve haver na Igreja? Parte 2. Artigo de Gilberto Borghi

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados