Chile. Scicluna recebe vítimas dos irmãos maristas

Foto: Reprodução/Youtube

Mais Lidos

  • “Dados indicam que a Amazônia se aproxima cada vez mais de um ponto de não retorno, principalmente como resultado da combinação entre o desmatamento acumulado no sistema, as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global e os vários fatores de degradação florestal”, afirma o pesquisador

    Capacidade de recuperação da Amazônia é limitada: centro do mundo encontra-se ameaçado por práticas predatórias e ilegais. Entrevista especial com Bernardo Flores

    LER MAIS
  • Em um discurso à nação, Trump reviveu o mito da fraude eleitoral de 2020 e exagerou a influência da China em sua derrota

    LER MAIS
  • "Se Trump perder as eleições de meio de mandato, ele invalidará a votação, arriscando um golpe”. Entrevista com Robert Kagan

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

28 Fevereiro 2018

O arcebispo Charles Scicluna, que está no Chile para investigar acusações contra um bispo de acobertar abusos sexuais, recebeu na terça-feira denúncias de mais casos que envolveriam membros de congregações religiosas e que poderiam dar lugar a novas investigações do Vaticano.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 27-02-2018. A tradução é de André Langer.

Scicluna, que chegou há mais de uma semana a Santiago, mas teve que suspender suas atividades após uma cirurgia de emergência, retomou reuniões que apontam para além das acusações contra o bispo Juan Barros por ocultar informações de abusos de menores de seu mentor, o padre Fernando Karadima.

Neste contexto, um grupo de vítimas de abusos sexuais cometidos supostamente por membros da Congregação dos Irmãos Maristas no Chile reuniu-se com o experiente investigador enviado pelo Papa Francisco.

“Queremos a criação de uma comissão especial vaticana, que analise, estude, investigue e puna todas as ações cometidas por irmãos e religiosos (...) maristas”, disse a jornalistas Isaac Givovich, porta-voz de um grupo de ex-alunos e vítimas de um colégio dessa congregação.

Além disso, Givovich pediu que “as sentenças, no caso das investigações realizadas por um sacerdote (da congregação), não sejam determinadas pelos Irmãos Maristas. Achamos que é injusto (...) que sejam juiz e réu ao mesmo tempo”.

Ex-alunos do Instituto Alonso de Ercilla denunciaram supostos abusos cometidos por maristas no Chile e emitiram declarações em uma recente investigação canônica da congregação, embora admitam que o processo carece de garantias de transparência.

Durante este dia, Scicluna também planeja encontrar-se com vítimas que denunciam abusos sexuais supostamente cometidos por membros da congregação salesiana no país.

Scicluna, que é arcebispo de Malta, tem previsão de permanecer na Nunciatura Apostólica de Santiago até quinta-feira, depois do que deve deixar o país.

Leia mais