Chile. A Conferência Episcopal não descarta a possibilidade de Scicluna prolongar sua visita

Foto: Reprodução Youtube

Mais Lidos

  • Esquizofrenia criativa: o clericalismo perigoso. Artigo de Marcos Aurélio Trindade

    LER MAIS
  • O primeiro turno das eleições presidenciais resolveu a disputa interna da direita em favor de José Antonio Kast, que, com o apoio das facções radical e moderada (Johannes Kaiser e Evelyn Matthei), inicia com vantagem a corrida para La Moneda, onde enfrentará a candidata de esquerda, Jeannete Jara.

    Significados da curva à direita chilena. Entrevista com Tomás Leighton

    LER MAIS
  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

24 Fevereiro 2018

A Conferência Episcopal não descarta a possibilidade de o arcebispo de Malta, Charles Scicluna, prolongar sua visita ao Chile para além da sexta-feira, após passar por uma cirurgia laparoscópica para remover a vesícula, da qual está se recuperando bem. (1).

A reportagem é de Freddy Retamal, publicada por Biobiochile, 23-02-2108. A tradução é de André Langer.

Além disso, também se estuda a possibilidade de acolher outros casos relacionados aos abusos sexuais na Igreja chilena, e não apenas os casos circunscritos pelo Papa Francisco ao caso do bispo de Osorno, Juan Barros.

Scicluna, que chefia a missão papal para verificar a relação entre o bispo de Osorno, Juan Barros, com o sacerdote pederasta, Fernando Karadima, teve um período pós-operatório bom e “está bem humorado”, disse o porta-voz da Conferência Episcopal, Jaime Coiro.

O estado de saúde de Charles Scicluna não impediu a continuação das entrevistas com aqueles que foram convocados ou pediram para participar do processo, que agora está sendo liderado pelo padre espanhol Jordi Bertomeu, também membro da Congregação para a Doutrina da Fé.

Neste terceiro dia de declarações, deu seu testemunho Juan Luís Ysern, ex-porta-voz da Conferência Episcopal e bispo emérito de Ancud, que em 2015 tinha recomendado ao bispo Juan Barros que renunciasse.

Após sua conversa com Bertomeu, o sacerdote elogiou o papel desempenhado pelos Leigos de Osorno neste caso.

Um grupo de ex-alunos de escolas católicas, vítimas de abusos sexuais, foi até a Nunciatura para entregar uma carta dirigida ao arcebispo de Malta, Charles Scicluna, por meio da qual solicitam uma reunião e a possibilidade de criar uma instância que reúna todos os casos denunciados no Chile, disse Isaac Givovich, vítima e aluno marista.

Diante disso, o porta-voz da Conferência Episcopal não descartou a possibilidade de que as informações fornecidas anteriormente por essas vítimas pudessem ser incluídas.

O padre Eugenio de la Fuente, um dos membros da União Sacerdotal do Sagrado Coração de Jesus, foi encontrar-se com Bertomeu e afirmou que este tipo de caso, que abalou a Igreja, deve ser resolvido para depois acelerar o processo punitivo.

Até agora, não se sabe se o bispo Barros prestou declaração antes da missão de notários, informação que também não foi confirmada pelo porta-voz da Conferência Episcopal, que afirmou que “é possível que tanto dom Scicluna tenha convocado o bispo de Osorno, como ele tenha pedido um encontro”.

Jaime Coiro explicou que, independentemente de quem liderar as entrevistas, o relatório emitido será assinado por Charles Scicluna e entregue ao Papa, para determinar a pertinência ou não do início de um processo canônico contra Juan Barros Madrid.

Nota de IHU On-Line:

1.- Segundo informou a imprensa chilena na tarde de ontem, sexta-feira, Scicluna teve alta do hospital e ficará no Chile até a próxima quarta-feira.

Leia mais