A fome

Foto: FAO of the UN | Flickr CC

Mais Lidos

  • “O capitalismo do século XXI é incapaz de atender às necessidades sociais da maioria da população mundial”. Entrevista com Michael Roberts

    LER MAIS
  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • Guiné-Bissau junta-se aos países do "cinturão de golpes militares" do Sahel e da África Ocidental

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

16 Julho 2021

 

Na classificação macabra e dolorosa da morte, a fome vence o Coronavírus de 11 a 7. De acordo com o último relatório da Oxfam, 11 pessoas correm o risco de morrer de fome a cada minuto e 7 de morrer de Covid-19.

O comentário é de Tonio Dell'Olio, padre, jornalista e presidente da associação Pro Civitate Christiana, publicado por Mosaico di Pace, 15-07-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

Acontece que 20 milhões de pessoas a mais que no ano anterior estão à beira da morte porque não têm alimentação suficiente: 155 milhões no mundo. Por causa da guerra, acima de tudo, mas também as crises climáticas e econômicas contribuem para obscurecer essa estatística composta de pessoas e sofrimentos atrozes. É guerra e fome no Afeganistão, Etiópia, Sudão do Sul, Síria e Iêmen. A Somália é uma situação extrema. Há um aumento no Brasil, na Índia, na região do Sahel.

“A emergência é global e afeta principalmente as camadas mais vulneráveis da população, começando pelas mulheres, que em muitos casos abrem mão da comida para alimentar seus filhos”, afirma Paolo Pezzati, da Oxfam Itália. Em que mundo vivemos se esta emergência não está no topo das agendas políticas comuns? Pensando em uma solução geral, o sistema de ambulâncias globais que ajudam essas pessoas em carne e osso deveria ser melhorado. Quando nos pegamos perguntando: "Em que mundo vivemos?". Precisamos pensar sobre isso.

 

Leia mais