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Por que os bispos estão rezando sobre a crise dos abusos em vez de fazer algo a respeito?

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09 Janeiro 2019

"Com a crise ainda se desdobrando, e agora quase 20 anos desde que entrou na consciência pública, é razoável perguntar: se os bispos vão passar uma semana juntos, eles não deveriam estar fazendo algo em vez de passar o tempo todo em oração?", pergunta Zac Davis, em artigo publicado por America, 04-01-2018. A tradução é de IHU On-Line.

Eis o artigo.

Os católicos estão com raiva. Eles têm todo o direito de estar: Eles foram enganados por seus sacerdotes, seus bispos e até mesmo seus papas. A crise de abuso sexual do clero que muitos desejavam que estivesse atrás de nós voltou a rugir.

Embora as reformas instituídas em 2002 pareçam ter sido eficazes na prevenção de novos casos de abuso, as revelações em andamento sobre casos de abuso sexual que remontam a décadas e encobertas por líderes de igrejas ressaltam que a igreja nunca expiou propriamente, para dizer o mínimo. E a ferida é mais profunda a cada nova história de uma investigação do governo, a cada lista previamente oculta de padres acusados que é divulgada, a história de trauma de cada sobrevivente.

A raiva rapidamente se torna tóxica quando é composta pelo sentimento de que nenhum líder está fazendo nada para corrigir a situação. No caso da crise dos abusos sexuais, é uma receita para o niilismo eclesial.

Os bispos dos EUA estão reunidos esta semana para um retiro perto de Chicago para orar e refletir sobre a crise dos abusos sexuais. A retirada acontece antes de uma cúpula de fevereiro sobre a crise dos abusos sexuais no Vaticano, com bispos líderes de todo o mundo. Apesar dos gritos de mudança, os organizadores do retiro insistiram que se tratará de oração e não de mudança de política.

A raiva rapidamente se torna tóxica quando é composta pelo sentimento de que nenhum líder está fazendo nada para corrigir a situação.

Mas os americanos, em particular, estão preparados para desconfiar dos anúncios de oração em face da tragédia. Por exemplo, “pensamentos e orações” são rotineiramente apresentados por políticos e especialistas diante de tiroteios em massa e seguidos com pouca ou nenhuma ação para reduzir a violência armada.

Com a crise ainda se desdobrando, e agora quase 20 anos desde que entrou na consciência pública, é razoável perguntar: se os bispos vão passar uma semana juntos, eles não deveriam estar fazendo algo em vez de passar o tempo todo em oração?

Não exatamente.

Há uma longa tradição na Igreja Católica a respeito da necessária relação entre oração e ação, e a importância da oração que precede a ação. Na formulação “ver, julgar, agir” no ensino social católico, o julgamento é posicionado depois de observar uma injustiça e antes de agir sobre ela. Na espiritualidade inaciana, há uma grande ênfase no discernimento e na oração antes de tomar decisões. Isso remonta ao próprio Jesus, que é regularmente retratado nos Evangelhos, afastando-se das multidões e afastando-se do ministério direto para o silêncio e a oração.

Na espiritualidade inaciana, há uma grande ênfase no discernimento e na oração antes de tomar decisões.

Isso remonta ao próprio Jesus.

Mesmo quando a oração não é o foco, a necessidade de fazer uma pausa antes de aprovar reformas e respostas é bem reconhecida. Os melhores gerentes do mundo corporativo reservam tempo e espaço dos negócios do dia a dia para o pensamento estratégico. Isso se torna ainda mais importante quando as empresas estão enfrentando uma crise. Tim Johnson, autor de “Crisis Leadership”, escreve: “Resista ao desejo de fazer qualquer coisa imediatamente”. Liderar em uma crise exige, como Daniel McGinn resume o trabalho de Johnson na Harvard Business Review, “evitar esses impulsos [exagerar ou evitara responsabilidade] e, em vez disso, descobrir o que realmente está acontecendo, pensando seriamente nas necessidades das partes interessadas e criando uma missão propositiva para orientar a resposta”.

David Allen, o consultor que criou o método de gerenciamento do tempo “Getting Things Done” (Fazer as coisas), disse “Você não precisa de tempo para ter uma boa ideia, precisa de espaço… Não leva tempo para ter uma ideia inovadora ou para tomar uma decisão, mas se você não tem espaço psíquico, essas coisas não são necessariamente impossíveis, mas são sub-ótimas ”.

Uma conversão duradoura para a igreja, o que Francisco, em sua carta, chama de “novo período eclesial”, não virá sem oração - Zac Davis

A igreja não é uma empresa da Fortune 500. O Papa Francisco reconheceu em sua carta aos bispos dos EUA em retiro, escrevendo: “A perda de credibilidade demanda uma abordagem específica, uma vez que não pode ser recuperada pela publicação de severos decretos ou simplesmente criando novos comitês ou melhorando fluxogramas, como se estavam encarregados de um departamento de recursos humanos”. O Evangelho exige mais disso. Requer de nossos bispos (como requer de todos nós) uma mudança de coração, uma metanoia. Por mais que necessitem do “espaço psíquico” para empreender as reformas necessárias, precisam ainda mais da graça, coragem e liberdade para reformar a si mesmos e a igreja. Isso só vem de Deus, e é por isso que o tempo para o silêncio, a oração e a penitência é tão necessário.

Uma conversão duradoura para a igreja, o que Francisco, em sua carta, chama de “novo período eclesial”, não virá sem oração. Francisco convidando os bispos a fazer este retiro antes da cúpula do Vaticano, e também oferecendo os serviços do pregador oficial à casa papal para o retiro, mostra que ele quer espaço e tempo para os bispos “julgarem” antes de “agirem”. "Julgar", neste caso, significa não apenas chegar a uma decisão, mas "julgar corretamente", de acordo com a vontade de Deus.

Tentar instituir reformas sem ter tempo suficiente para compreender e discernir um caminho em frente já falhou uma vez. Uma carta do Vaticano que a Associated Press informou no início desta semana mostrou que os bispos dos EUA enviaram a Roma as reformas propostas para enfrentar a crise dos abusos sexuais apenas quatro dias antes de serem programados para votá-los em sua reunião anual de novembro. O Vaticano se opôs ao voto apressado, e foi cancelado.

O retiro desta semana não pode ser o fim. Qualquer pessoa que tenha passado um tempo transformador em um retiro sabe o quanto é difícil traduzir as graças recebidas durante a vida cotidiana. Os católicos devem orar para que seus bispos tenham a graça de entender onde Deus está guiando a igreja, mas também que eles terão a coragem de promulgar mudanças quando deixarem o centro de retiros e retornarem às suas dioceses.

São João XXIII escreveu em “Mater et Magistra” que o conhecimento adquirido pelo método “ver, julgar, agir” da doutrina social católica “não permanece meramente abstrato, mas é visto como algo que deve ser traduzido em ação”. (n° 237, ênfase minha).

Em outras palavras, como Jesus disse, toda árvore é conhecida por seus frutos . E as pessoas vão exigir bons frutos. Em breve.

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