Chile. Dos 32 bispos no cargo, 30 entregaram ao Papa suas renúncias 

Mais Lidos

  • O celibato de Jesus: “O que o Papa disse me deixou com um enorme desacordo”. Artigo de Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • Os ataques aéreos permitidos contra alvos não militares e o uso de um sistema de inteligência artificial permitido ao exército israelense levam a cabo sua guerra mais mortífera em Gaza, revela uma investigação de +972 e Local Call

    Uma fábrica de assassinatos em massa

    LER MAIS
  • A nova extrema-direita e sua atração pela Bíblia e pelas religiões

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

21 Mai 2018

Os bispos chilenos atualmente no cargo são 32. Desse importante Episcopado, que há dias frequenta as primeiras páginas da imprensa internacional, estiveram ao Vaticano para se reunir com o Papa, entre 15 e 17 de maio, apenas 31 bispos. Um deles, o auxiliar de Santiago, Mons. A. Arteaga não compareceu por graves motivos de saúde.

A informação é publicada por Il Sismografo, 19-05-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.

De qualquer forma, a sua renúncia foi entregue, juntamente com as outras 29. Não apresentaram a própria carta de demissão o Presidente do episcopado, Dom. Santiago Silva, bispo castrense, que optou por suspender temporariamente a decisão - por motivos de cortesia institucional - levando em conta que atua nas Forças Armadas do Chile. O outro bispo que não apresentou as demissões foi Mons. Luis Infanti, lotado em Aysén, que tem relações de dependência com a Propaganda Fide. No grupo havia três eméritos, incluindo o cardeal Francisco Javier Errázuriz, que, obviamente, não renunciaram uma vez que estão "aposentados", ou seja, sem um cargo diocesano.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chile. Dos 32 bispos no cargo, 30 entregaram ao Papa suas renúncias  - Instituto Humanitas Unisinos - IHU