Cardeal Kasper sobre a França: "O batismo não basta"

Foto: Unsplash

Mais Lidos

  • Ganância mata, cuidado vivifica! Breve reflexão para crentes ou não. Comentário de Chico Alencar

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

01 Outubro 2026

A Igreja na França está vivenciando um aumento nos batismos de adultos – e o Cardeal Walter Kasper, da Cúria Romana, vê isso como um desafio e uma oportunidade. Ele também acredita que a visita do Papa deu um novo impulso à Igreja na Europa.

Matéria publicada por katholisch.de, 01-10-2026.

Para o cardeal alemão Walter Kasper, a situação dos batismos de adultos na França representa um desafio para a Igreja. "O batismo por si só não basta", disse ele ao portal teológico "communio.de" na quinta-feira. É preciso haver formas de iniciação na fé e apoio à integração dos recém-chegados ou daqueles que retornam à fé. Ao mesmo tempo, a Igreja deve ouvir o que os recém-batizados têm a dizer e a pedir. "Tudo isso pode revitalizar e fortalecer a vida da Igreja", afirmou o cardeal.

Nesse contexto, ele considera surpreendente e espantoso o aumento de batismos de adultos observado nos últimos anos, incluindo muitos jovens. No entanto, prosseguiu o cardeal, ainda não existem "análises confiáveis e detalhadas dos motivos que levam pessoas não batizadas a se batizarem". Uma resposta bem fundamentada a essa questão, portanto, só é possível, no momento, com cautela.

Um ponto de virada para a Igreja

Em relação à viagem do Papa Leão XIV à França, Kasper afirmou que a Igreja na Europa não está em seu fim. Ela se encontra em um momento de virada e enfrenta os novos desafios "de maneira compreensiva e empática". Ao mesmo tempo, a visita papal fortaleceu a imagem pessoal do Pontífice e deu à Igreja "uma voz no mundo, sendo ouvida", prosseguiu o cardeal da Cúria.

Segundo o prelado, ainda não se pode afirmar se os acontecimentos na França levarão a mudanças fundamentais. "Mas podemos ter esperança e desejar isso para nós mesmos." Ele acredita que a secularização moderna não deve ser julgada apenas de forma negativa, pois também demonstra que "transformou a crença socialmente aceita em Deus em uma opção. Dessa forma, a igreja do povo pode se tornar uma igreja de escolha.

Leia mais