25 Setembro 2026
O aumento da inflação aparece como uma das causas principais. Críticos da medição do Indec sustentam que o flagelo afeta 45% da população. Eis a reportagem.
A reportagem é de Mara Pedrazzoli, publicada por Página|12, 25-09-2026.
Durante o primeiro semestre, a pobreza alcançou 32,3% da população, segundo o Indec. São 15 milhões de pessoas, cerca de 2 milhões a mais do que no fim de 2025. Em termos percentuais, o indicador aumentou 4,1 pontos em relação ao fechamento do ano passado, revertendo a tendência de queda dos períodos anteriores. A aceleração da inflação, particularmente durante o período analisado, aparece como um dos fatores por trás desse retrocesso. A indigência, por sua vez, alcançou 7,5% da população. No entanto, a medição oficial é questionada por especialistas que apontam limitações metodológicas e estimam que, com as correções propostas, a pobreza teria alcançado 45% da população no primeiro semestre de 2026.
🔍 Adicione o Instituto Humanitas Unisinos – IHU às suas fontes favoritas do Google
Desde o Observatório da Dívida Social Argentina da UCA vêm assinalando que as estatísticas oficiais superestimam a magnitude da redução da pobreza registrada até 2025. Nesse quadro, "que a pobreza volte a aumentar mesmo sob a medição sem correções constitui um sinal especialmente relevante", advertem.
Segundo as estatísticas oficiais, a pobreza e a indigência aumentaram na primeira metade deste ano. O percentual de pessoas abaixo da linha de pobreza foi de 32,3% ante 28,2% no final de 2025, o que representa um incremento de 4,1 pontos percentuais. No caso da indigência, 7,5% das pessoas não conseguiram cobrir com sua renda uma cesta básica alimentar; são ao todo 3,5 milhões de pessoas. O índice contrasta com os 6,3% registrados na medição do segundo semestre de 2025, marcando um incremento de 1,8 ponto percentual. Em relação ao fim do ano anterior, somaram-se meio milhão de pessoas à população indigente.
O relatório também revelou que 44,5% das crianças menores de 14 anos vivem em lares que se encontram abaixo da linha de pobreza. O dado evidencia um sensível aumento em relação aos 41,3% medidos no fim de 2025, confirmando que a infância continua sendo a faixa etária mais atingida pela vulnerabilidade socioeconômica.
A aceleração da inflação durante o primeiro trimestre do ano, que teve média de 3% mensal, elevou o patamar necessário para não cair na pobreza. Segundo o relatório do Indec, uma família-tipo precisou de 1.440.395 pesos durante o primeiro semestre para superar a linha de pobreza e 669.098 pesos para não cair na indigência. A esse efeito soma-se o retrocesso dos rendimentos que atinge boa parte dos lares, em um contexto de dificuldades para conseguir uma inserção laboral adequada e de persistente destruição de postos de trabalho, associada ao fechamento de empresas. A combinação de ambos os fatores explica a piora dos indicadores sociais.
Em relação a essa trajetória, a UCA advertiu que o registro de pobreza de 32,3% se situa em níveis semelhantes aos do primeiro semestre de 2025, embora a dinâmica seja agora inversa. Aquele registro fazia parte de uma fase de queda da pobreza a partir dos altos níveis alcançados em 2024; o número do primeiro semestre deste ano, por outro lado, configura uma sequência ascendente que começou no terceiro trimestre de 2025. Portanto, o dado central não é apenas o nível, mas a mudança de tendência.
Uma pobreza maior do que a oficial
A consultoria Equilibra, assim como o Observatório da Dívida Social, deu uma contribuição fundamental ao debate sobre a medição do indicador e, desde o ano passado, elabora uma série alternativa. A partir das correções que aplicam, estimaram que a pobreza teria alcançado 44,9% da população durante o primeiro semestre deste ano. Em contraste, a taxa de pobreza não mudou substancialmente em relação à do primeiro semestre do governo de Alberto Fernández, quando marcou 40,1%.
Segundo aponta Gonzalo Carrera, economista sênior da consultoria, os problemas metodológicos da medição oficial da pobreza são dois. O primeiro reside na definição oficial do patamar que determina quem é considerado pobre. Esse patamar — a Cesta Básica Total — é construído a partir dos padrões de consumo levantados em 2004/2005 e, portanto, ficou desatualizado, especialmente pela menor ponderação dos serviços. Se o Indec aplicasse os padrões de consumo de 2017/2018, que já tem levantados mas ainda não utiliza, a renda mínima necessária para superar a linha de pobreza seria maior e, em consequência, também aumentaria a quantidade de pessoas (pobres) que ficariam abaixo desse patamar.
Um segundo problema é como são tomados os rendimentos na Pesquisa Permanente de Domicílios (EPH), sobre a qual se constrói o indicador de pobreza. Esse problema tende a se acentuar em períodos de alta inflação, quando fica mais difícil para os lares dimensionar e declarar seus rendimentos, especialmente entre os setores médios e altos. Com a desaceleração da inflação, essa diferença diminuiu. Por sua vez, a incorporação de novas perguntas na EPH permitiu captar com maior precisão rendimentos dos lares de menores recursos, como pensões e benefícios sociais. Essas mudanças tornam necessário revisar a série histórica de pobreza para garantir a comparabilidade.
Um terceiro problema é mencionado pelo Centro de Economia Política Argentina (CEPA) e se refere à evolução dos rendimentos dos trabalhadores não registrados, que se desvincularam de forma chamativa da evolução do salário mínimo, com o qual mantiveram uma estreita correlação durante anos e até 2024. Aplicando essa correção, o CEPA projeta um nível de pobreza de 40% da população no primeiro semestre do ano, e uma taxa de indigência de 12,3%. Se além disso for considerada a atualização da cesta de consumo, o indicador poderia alcançar 43%.
Ao corrigir por subdeclaração de rendimentos e pela cesta que mede o patamar de renda, a Universidade Nacional de Moreno estimou que o flagelo alcançou 44,1% da população no primeiro trimestre de 2026. O dado é inclusive superior ao do terceiro trimestre de 2023 — o primeiro imediatamente anterior contra o qual é comparável — quando a pobreza se situou em 40,3%.
Em conclusão, e mesmo considerando as ressalvas metodológicas, as diferentes estimativas coincidem em um ponto central: a pobreza voltou a aumentar e a tendência de queda que havia começado após o pico de 2024 foi interrompida. O dado oficial já dá conta de uma deterioração que atinge milhões de pessoas, enquanto as medições alternativas advertem que a dimensão do problema pode ser consideravelmente maior. Em um cenário marcado pela perda de rendimentos, a precarização laboral e o encarecimento de bens e serviços, a melhora social que o governo reivindicou durante 2025 não apenas perdeu impulso, como começou a se reverter.
Défice estrutural
Além das oscilações conjunturais, os dados mostram a persistência de um núcleo estrutural de pobreza que ronda 30% da população e de pobreza extrema próxima a 7%, aponta a UCA. Trata-se de um fenômeno que não pode ser atribuído unicamente à inflação, mas a "déficits acumulados" em matéria de emprego, salários, produtividade, educação, moradia, acesso a serviços e proteção social.
A desaceleração dos preços pode melhorar rapidamente a pobreza monetária quando favorece os rendimentos reais, mas não basta por si só para modificar essas condições estruturais.
Ao mesmo tempo, as transferências sociais continuam funcionando como um sustentáculo fundamental para os lares mais vulneráveis. Segundo as simulações do Observatório, se fossem descontados da renda familiar a AUH (Assinatura Universal por Filho), outros programas de transferência e as pensões não contributivas, a indigência praticamente duplicaria e alcançaria, no cenário atual, entre 14% e 15%. O desafio passa então por preservar e fortalecer essa proteção, mas também por atacar as causas que reproduzem a pobreza: a informalidade laboral, os baixos salários, a baixa produtividade, os déficits educacionais e habitacionais e o desigual acesso a serviços básicos. Sem avanços nessas dimensões, a estabilização econômica poderá gerar alívios transitórios, mas dificilmente permitirá reduzir de maneira sustentada esse núcleo de pobreza que atinge cerca de um terço da população.
Enquanto na faixa de 15 a 29 anos a pobreza foi de 36,9% e entre os adultos de 30 a 64 anos, de 28,8%, na infância o percentual quase dobra a média nacional.
Ao corrigir a metodologia do Indec, medições alternativas de consultorias e universidades estimam que a pobreza real oscila entre 40% e 44,9%, evidenciando um impacto superior ao oficial.
Leia mais
- Argentina vê seu maior nível de pobreza em 20 anos com Milei como presidente
- Metade da população é pobre na Argentina de Milei
- Argentina. Quase 40% da população é pobre
- Argentina. 72% dos trabalhadores ganham abaixo da linha da pobreza
- Argentina. O efeito do desemprego, da precarização do trabalho e dos baixos salários
- A economia ultraliberal de Milei: ajuste, pobreza, estagflação
- Argentina. Salto acentuado da pobreza (52,9%) e da miséria (8.1%)
- Milei declara guerra à Agenda 2030 e isola Argentina na ONU
- Javier Milei conseguiu: elevou a pobreza para 55%
- A pobreza infantil na Argentina aumentará de 57% para 70% se “as condições não mudarem”, segundo Unicef
- A Argentina de Javier Milei: um novo estado de exceção que pode virar regra
- A pobreza na Argentina aumenta 8 pontos em janeiro e atinge quase 60% da população
- A situação social na Argentina provoca os primeiros atritos de Milei com o Papa e a Igreja
- A pobreza na Argentina aumenta 8 pontos em janeiro e atinge quase 60% da população
- A Argentina encara o fascismo-blitzkrieg
- “O que Francisco pediu a Milei? Mais diálogo, consensos e não esquecer dos pobres”
- “Milei é a aplicação extrema da doutrina do choque”. Entrevista com Claudio Katz
- A inversão de Milei, um abraço no Papa que definiu como “imbecil”
- Tentativas de acordo: as razões pelas quais o argentino Milei precisa do papa
- Papa Francisco quer visitar a Argentina no segundo semestre
- As prioridades de Javier Milei. Artigo de Claudio Katz
- Argentina. Milei assinou um decreto para eliminar milhares de direitos
- Milei: os banqueiros preferem a motosserra
- “Com Milei, Buenos Aires se tornará uma meca para a direita radical”. Entrevista com Pablo Stefanoni
- O triunfo de Javier Milei ou o fim da “anomalia” argentina. Artigo de Juan Manuel Abal Medina
- Como Milei capturou a fúria antissistema
- Os enigmas da Argentina. Artigo de Claúdio Katz
- O que é a ultradireita de Milei?
- Notas sobre a vitória de Javier Milei
- Javier Milei conversou com o Papa e o convidou para vir à Argentina: Francisco disse-lhe que deveria ter “coragem e sabedoria”
- Furacão Milei. Sete chaves para as eleições argentinas. Artigo de Mariano Schuster e Pablo Stefanoni