30 Junho 2026
Economista e sociólogo americano sobre as mudanças climáticas: Estamos em um ponto de virada. A vida de nossos netos depende disso: soluções técnicas. Elas existem, precisamos implementá-las o mais rápido possível. Com uma nova classe dominante.
Precisamos aposentar a geração mais velha que nos governa. Direita, centro e esquerda. Os jovens de 30 anos que estavam nas ruas há alguns anos e agora estão se tornando prefeitos, economistas e industriais entenderam o que está em jogo. Serão eles que liderarão a terceira revolução industrial para enfrentar a crise ambiental.
Jeremy Rifkin, economista e sociólogo americano, tem 81 anos, mas aparenta a mesma energia de um jovem de 30 anos para enfrentar o problema climático. No início da onda de calor, há alguns dias, ele esteve em Perugia para compartilhar seu manifesto para a conservação da água, o Pacto Azul, com diversos prefeitos italianos.
Seu novo livro, Resgatando o futuro: reimaginar a Inteligência Artificial em um mundo à beira do abismo, será publicado em setembro.
Eis a entrevista.
Por que você apresentou o Pacto Azul na Itália, um país que não está na vanguarda das políticas ambientais?
A Itália deu o pontapé inicial na União Europeia com o Manifesto de Altiero Spinelli. Agora, está pronta para vivenciar seu "momento Spinelli" também na área ambiental. Assim como o resto da Europa, é uma das regiões do planeta mais afetadas pelas mudanças climáticas. Poderá, portanto, levar suas preocupações ambientais a Bruxelas.
Essa onda de calor mergulhou um continente inteiro em crise.
A situação é crítica. Os seres humanos já não conseguem sobreviver a 50 graus Celsius. Estamos entrando na era da sexta extinção em massa, a primeira em 65 milhões de anos. Alguém percebeu: os jovens. A Geração Z será a que enfrentará um problema que afeta a sua própria sobrevivência.
Como eles podem fazer isso?
Existem soluções técnicas; é apenas uma questão de alcançar economias de escala. A terceira revolução industrial já está a despontar no mundo. Ela inaugurará uma nova era e finalmente enfrentará o problema climático de frente. Mas isso exige uma nova liderança. Precisamos agir rapidamente.
O que quer dizer com a terceira revolução industrial?
As duas primeiras ocorreram na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, graças ao carvão e ao petróleo, respectivamente. A terceira será baseada em energia solar e eólica e não será mais centralizada. Os novos recursos estão, na verdade, em toda parte e disponíveis para todos.
Eles estão encontrando muita resistência. Vocês, nos Estados Unidos, e nós, na Itália, sabemos bem disso.
São de longe as mais baratas, as que permitem um retorno do investimento mais rápido. É absurdo pensar em energia nuclear como alternativa. Uma nova usina não recuperará o dinheiro gasto em sua construção, nem mesmo em trinta anos. E, recentemente, vimos vários reatores serem desligados justamente por causa do calor. Os políticos ficam no cargo por apenas alguns anos; eles não estão interessados no período de retorno de um investimento enorme como uma nova usina nuclear. Mas aqueles que têm os interesses da geração atual em mente deveriam ser capazes de olhar mais para o futuro.
Quem pode fazer isso?
A Geração Z. Há alguns anos, milhões deles começaram a ir às ruas em diversos países ao redor do mundo. Eles conseguiram superar barreiras nacionais. Enviaram uma mensagem que não é apenas ambiental, mas também política, econômica e social. O que eles estão fazendo é incrivelmente empolgante.
Mas eles não têm muita representação política. Os protestos de rua acabaram. Muitos países, incluindo a Itália, se apressaram em conter os protestos ambientais com novas leis.
Eles não precisam de representação política. Eles são os novos políticos. Nova York tem um prefeito de 34 anos. A Itália está se enchendo de administradores locais de trinta anos. Técnicos e engenheiros nos dizem que a terceira revolução industrial é possível. Só precisamos substituir as regras antigas por novas.
Qual é o antigo livro de regras?
Aquela que, desde a Revolução Industrial, nos levou a abastecer nosso sistema de produção com combustíveis fósseis e uma extração constante de recursos que está exaurindo o planeta. Foi isso que nos levou à crise climática. Não nos ajudará a sair dela. Precisamos de uma nova.
Qual?
Aquela que usa a internet e celulares para se comunicar. Sol e vento como fontes de energia. Carros elétricos ou movidos a células de combustível para transporte. Que coleta água da chuva dos telhados e a purifica casa por casa, de forma distribuída. Na Califórnia, já existe uma lei para isso. A água não é um recurso; é o meio em que a vida se desenvolve. Deixe-me contar uma pequena história. Dois peixinhos estão nadando tranquilamente. Eles encontram um peixe mais velho que lhes pergunta: Como está a água hoje? Eles se entreolham perplexos e perguntam: Que diabos é água? Vivemos em um planeta azul. As moléculas de água que bebemos em um copo são mais antigas que o nosso sol. Mesmo assim, hoje estamos presos em um clima que oscila entre secas e inundações.
Você se considera mais otimista ou pessimista?
Nenhuma das duas. Estou cautelosamente esperançoso. Percebo que estamos em um ponto de virada. A vida de nossos netos depende disso.
Leia mais
- "Estamos testemunhando o início do fim de uma velha visão de mundo". Entrevista com Jeremy Rifkin
- Jeremy Rifkin quer mudar o nome da Terra e reescrever a história da humanidade
- "Estamos vivendo a maior mudança na história do planeta". Entrevista com Jeremy Rifkin
- "Estamos diante da ameaça de uma extinção e as pessoas nem sequer sabem". Entrevista com Jeremy Rifkin
- Quem são os jovens da Geração Z que estão tomando as ruas?
- Geração Z: estas são as crianças que estão mudando o mundo. Artigo de Stefania Parmeggiani
- Guerra no Irã é mostra que combustíveis fósseis não têm nada de seguro
- “O ciclo da água se tornou imprevisível”. Entrevista com Jeremy Rifkin
- Jeremy Rifkin quer mudar o nome da Terra e reescrever a história da humanidade
- “Está na hora de parar de mercantilizar e explorar os recursos do planeta”. Entrevista com Jeremy Rifkin
- “Crescer sem limites não é natural, mas um desvio da ganância”. Entrevista com Jeremy Rifkin
- “Estamos vivendo a maior mudança na história do planeta”. Entrevista com Jeremy Rifkin
- “A era do progresso acabou e a da resiliência já está aí”. Entrevista com Jeremy Rifkin
- “É preciso passar da era do progresso à era da resiliência.” Entrevista com Jeremy Rifkin
- “A resiliência nos salvará”. Entrevista com Jeremy Rifkin
- Jeremy Rifkin: “É errado apostar nos recursos fósseis”
- Clima, as previsões de Rifkin: “A virada verde também será um desafio vencedor para a economia”
- “Estamos diante da ameaça de uma extinção e as pessoas nem sequer sabem”. Entrevista com Jeremy Rifkin
- Rifkin: “A globalização está morta e enterrada: a distância social será a regra”
- “Se a bolha do carbono não desinflar, poderá causar uma perda da riqueza mundial de até quatro trilhões de dólares”. Entrevista com Jeremy Rifkin
- “Vivemos a primeira revolta planetária da história”. Entrevista com Jeremy Rifkin
- “Estamos enfrentando o colapso da civilização das energias fósseis”, afirma Jeremy Rifkin
- Crise global da água pode deixar metade da produção mundial de alimentos em risco até 2050
- A Era da Água Escassa chegou. Artigo de Mariana Mazzucato, Ngozi Okonjo-Iweala, Johan Rockström, e Tharman Shanmugaratnam
- David Attenborough: “Só os seres humanos podem criar mundos para depois destruí-los”
- Contra a guerra injusta e injustificada com o Irã. Editorial da revista jesuíta America
- "Inflamar o Golfo é um bumerangue. Agora Putin e Xi terão carta branca". Entrevista com Andrea Riccardi
- EUA e Israel lançam ataque pesado contra o Irã, que reage com mísseis e promete vingança
- EUA-Irã: horas decisivas. Artigo de Riccardo Cristiano
- O Irã no olho do furacão: que tipo de acordo pode impedir um ataque dos EUA?
- Centenas de aeronaves americanas prontas para atacar. Forças russas e chinesas estão realizando exercícios com Teerã