08 Janeiro 2026
"Megaeventos, grandes ou pequenos — da festa da virada ao carnaval, de shows a feiras — precisam, obrigatoriamente, contratar cooperativas de catadoras e catadores. Onde elas e eles estão, a limpeza se organiza, a reciclagem acontece e a sustentabilidade deixa de ser discurso vazio. Basta de crimes ambientais, basta de racismo, desvalorização e invisibilização. Queremos justiça. A natureza somos nós — e seguimos lutando para defendê-la", escreve Alexandre Cardoso.
Alexandre Cardoso é doutorando em Antropologia Social pela UFRGS, autor de vários livros e membro do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.
Eis o artigo.
Neste ano, como em tantas viradas anteriores, uma enxurrada de imagens escancarou os resíduos deixados à beira-mar após as festividades. Nada de novo: é algo corriqueiro, que se repete ano após ano e, se nada for feito, seguirá acontecendo no próximo. O que muda são apenas as fotos e a indignação passageira, enquanto a lógica da produção excessiva e do descarte irresponsável segue intacta, naturalizada e tolerada pelo poder público.
Foto: Ricardo Gomes/Instituto Mar Urbano
Quero saber quantos prefeitos, secretárias e secretários de meio ambiente, empresas promotoras de eventos, grandes geradoras de resíduos, poluidoras e outros criminosos ambientais serão efetivamente responsabilizados. Quantos serão processados e condenados? O Ministério Público vai agir com firmeza ou seguirá sendo conivente com esse modelo de devastação anunciada, que transforma festas em cenas de crime ambiental sem consequência alguma?
A Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, mostrou que outro caminho é possível. Não foi marcada apenas por estádios limpos, mas pela reciclagem de quase 100% dos resíduos gerados. A grande ação de impacto foi simples e concreta: a contratação das cooperativas de catadoras e catadores para o gerenciamento dos resíduos. Horas antes da abertura dos portões, elas e eles já estavam lá, organizando, orientando torcedores em várias línguas, distribuindo lixeiras e operando um sistema eficiente que chegava a quase dez toneladas recicladas por jogo.
Foto: Reprodução
Megaeventos, grandes ou pequenos — da festa da virada ao carnaval, de shows a feiras — precisam, obrigatoriamente, contratar cooperativas de catadoras e catadores. Onde elas e eles estão, a limpeza se organiza, a reciclagem acontece e a sustentabilidade deixa de ser discurso vazio. Basta de crimes ambientais, basta de racismo, desvalorização e invisibilização. Queremos justiça. A natureza somos nós — e seguimos lutando para defendê-la.
Leia mais
- Quase metade dos ambientes aquáticos do planeta está gravemente contaminada por lixo
- A silenciosa e constante contaminação dos oceanos fragiliza sua capacidade de absorver calor atmosférico. Entrevista especial com Alexander Turra
- "As ações do atual governo relacionadas ao meio ambiente são desastrosas". Entrevista especial com Alexander Turra
- Impactos dos plásticos nos oceanos. Artigo de Filippo Mario Nazareno Gomes Fogaccia
- Poluição por plástico mata 1 em cada 10 animais marinhos no Brasil
- Os polímeros (plásticos) e a reciclagem
- Bioplásticos circulares reduzem o consumo de recursos
- Cidades brasileiras que mais descartam resíduos plásticos e os rios que os transportam
- Promessas corporativas de redução não se traduzem em menos uso de plástico
- Aumento do lixo no mar é sintoma de um problema social. Entrevista especial com Alexander Turra
- Conferência das Nações Unidas prioriza o oceano nas decisões políticas sobre mudanças climáticas. Artigo de Germana Barata
- Mais uma ameaça: a acidificação dos oceanos. Artigo de Vivaldo José Breternitz
- Apesar de resultado modesto, Conferência de Nice impulsiona tratados internacionais sobre oceanos
- Brasileiros estão mais cientes da importância dos oceanos, mas agem pouco
- Na Cúpula dos Oceanos, países pedem tratado “ambicioso” para restringir produção de plásticos
- Cientistas pedem ações urgentes para salvar os oceanos
- Oceanos absorveram energia de 1,7 bilhão de bombas atômicas em 10 anos
- A principal corrente oceânica que regula o clima mostra sinais de colapso
- Era da Fervura 2: oceanos também batem recorde de temperatura em fevereiro
- Oceanos mais ácidos: sétimo limite do planeta está prestes a ser ultrapassado
- Antidepressivos na água do oceano é uma possível ameaça para a vida marinha, revela estudo